sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Proteja seu amiguinho: leve seu gato ou cachorro para vacinar!

Dia D de vacinação antirrábica acontece neste sábado na cidade de Juru; campanha teve início na última terça-feira (20) e segue até o dia 30

Sansão

A Prefeitura de Juru, no Sertão da Paraíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 24 de setembro, o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A partir das 07h30, as equipes de saúde estarão em quatro pontos da cidade para vacinar contra a raiva os animais domésticos a partir dos três meses de vida. 

Veja os pontos de vacinação:

Hospital e Maternidade Isaura Pires do Carmo, Clube Municipal, Escola Antônio Alves da Silva e UBS do bairro do Açude.

Para a imunização, é necessário que o cuidador leve o cartão de vacinação do bichinho, mas aqueles que não tiverem também receberão o comprovante.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta para esta campanha é vacinar 70% desses animais. Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o responsável deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias. Animais com menos de três meses não devem ser vacinados. Além disso, se o animal estiver debilitado ou a fêmea estiver gestante também não deverá receber a vacina. 

Raiva animal

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

A Campanha de Vacinação Antirrábica teve início, em Juru, na última terça-feira, 20,  e seguirá até 30 de outubro deste ano. Quem não conseguir ir a um dos pontos de vacinação disponíveis neste ‘Dia D’ poderá levar seu animal para imunizar ao longo da semana nos postos indicados no cronograma de vacinação abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário