sábado, 27 de junho de 2026

Brasil x Japão

DEFINIDO: Seleção Brasileira encara o Japão no mata-mata da Copa do Mundo 2026, na próxima segunda-feira (29/06)

A Seleção Brasileira já conhece seu adversário na segunda fase da Copa do Mundo de 2026. O Brasil enfrentará o Japão na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), no Estádio de Houston, no Texas, Estados Unidos, valendo vaga nas oitavas de final do Mundial.

Os japoneses garantiram a classificação após empatarem por 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira (25), terminando na segunda colocação do Grupo F. A liderança da chave ficou com a Holanda, que enfrentará o Marrocos na próxima fase. A Suécia também avançou como uma das melhores terceiras colocadas.

O confronto coloca frente a frente duas seleções de tradições distintas. Enquanto o Brasil busca o hexacampeonato mundial, o Japão tenta fazer história em mais uma participação no torneio. Além da rivalidade esportiva, as duas equipes possuem uma relação histórica, marcada pela influência do futebol brasileiro no desenvolvimento do futebol japonês, que ao longo das últimas décadas contou com treinadores, jogadores e métodos de treinamento brasileiros em seu processo de evolução.

No ranking mais recente da Fifa, atualizado nesta quinta-feira (25), o Brasil ocupa a quinta colocação, enquanto o Japão aparece na 17ª posição.

O retrospecto do confronto também favorece amplamente a Seleção Brasileira. As equipes se enfrentaram 14 vezes ao longo da história, com 11 vitórias do Brasil, dois empates e apenas um triunfo japonês.

A única vitória do Japão aconteceu em outubro de 2025, quando derrotou a equipe comandada por Carlo Ancelotti por 3 a 2, em amistoso.

Em Copas do Mundo, Brasil e Japão se enfrentaram apenas uma vez. O duelo aconteceu na fase de grupos da Copa de 2006, na Alemanha, quando a Seleção Brasileira venceu por 4 a 1, terminou na liderança do grupo e avançou às oitavas de final. O Japão acabou eliminado ainda na primeira fase.

Agora, quase duas décadas depois, as seleções voltam a medir forças em um Mundial. Quem vencer o confronto em Houston seguirá na briga pelo título da Copa do Mundo de 2026.

Blog JURU EM DESTAQUE com Fonte 83

Lula x Trump

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cita Donald Trump e defende investimento nas Forças Armadas para proteger o Brasil

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nessa sexta-feira (26) que o Brasil não deseja entrar em conflitos com outros países, mas defendeu que o país esteja preparado para proteger seu território e sua soberania. A declaração foi feita durante a cerimônia de entrega da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí, Santa Catarina.

“Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu tenho que me cuidar”, disse o presidente ao destacar a importância de fortalecer a estrutura de defesa nacional.

Lula destaca instabilidade global e necessidade de defesa

Durante o discurso, Lula afirmou que o cenário internacional é de crescente instabilidade e citou episódios históricos e atuais para justificar a necessidade de investimentos estratégicos. Ao mencionar a invasão do Brasil pelo então presidente paraguaio Solano López, em 1864, durante a Guerra do Paraguai, o petista também fez referência ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Está cheio de maluco no mundo. Agora mesmo o presidente americano quer tomar a Groenlândia, quer tomar o Canal do Panamá. Onde é que nós estamos?”, declarou.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Gerlane Neto

Conta Inteligente

NOVIDADE: Grupo Energisa testa o Plano Pré-pago para conta de energia elétrica na Paraíba

Foto: Divulgação/Energisa

Controlar a conta de energia e ter mais flexibilidade para pagar. Esse é o objetivo do Plano Pré-pago, quarto e último modelo de Conta Inteligente testado pelo Grupo Energisa como um projeto de experimentação de novas modalidades tarifárias, conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Disponível em países como Alemanha, Reino Unido, Argentina e Colômbia, esse formato de compra de créditos – que são convertidos em kWh – chega à Paraíba, trazendo, incialmente como teste, um modelo semelhante ao usado em outros serviços, como telefonia e streaming.

“O Pré-pago é um modelo amplamente conhecido pelo consumidor brasileiro, que possibilita controlar a conta de energia, acompanhando o consumo em tempo real e adicionando créditos conforme a necessidade. Além disso, em vez de pagar a conta de luz em um único dia no mês, oferece flexibilidade ao cliente, que pode escolher quando e quanto crédito quer colocar a cada recarga”, explica Rodrigo Santana, diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia da Energisa.

Para ser aplicado, o novo modelo precisa de um medidor de energia especial. Por isso, vai ser testado por até 12 meses com consumidores de 36 cidades de São Paulo, Paraíba e Tocantins. A adesão de voluntários já está aberta, com inscrições disponíveis até maio pelo aplicativo Energisa ON ou pela agência digital (energisa.com.br).

Na Paraíba, até mil pessoal podem se cadastrar na modalidade de pagamento nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Conde, Patos, Lagoa Seca, Santa Luzia, Bayeux, Sousa, Cajazeiras, Cabedelo, Queimadas, Bananeiras, Solanea, Esperança, Guarabira, Sape, Mamanguape, Capim, Sobrado, Cruz do Espírito Santo, Marizopolis, Aparecida e São Mamede.

Não há qualquer custo para integrar o teste e os participantes podem optar por regressar à cobrança convencional a qualquer momento. Podem participar consumidores residenciais que não estejam incluídos na Tarifa Social, não possuam cobranças adicionais na fatura (como seguros e doações) e não sejam atendidos por geração distribuída, como energia solar compartilhada. Os participantes podem retornar ao modelo convencional a qualquer momento.

“Com esse teste nas distribuidoras Energisa Sul-Sudeste, Energisa Paraíba e Energisa Tocantins, vamos avaliar a receptividade a um novo modelo tarifário. Com o Plano Pré-pago, queremos medir o potencial de mudança no comportamento de consumo e o relacionamento do cliente com a distribuidora. Também queremos promover engajamento e satisfação do cliente com maior controle de gastos com energia elétrica, além de avaliar o modelo como solução para diminuição de inadimplência”, afirma o executivo.

Valor mínimo de recarga: R$ 30

Com recarga mínima de R$ 30 e máxima de R$ 500, além de outros múltiplos de R$ 10, o Plano Pré-pago oferece ao consumidor flexibilidade para adicionar créditos a qualquer momento com valores diferentes. O consumo pode ser acompanhado pelo próprio medidor especial ou pelos canais digitais.

“A possibilidade de acompanhar o consumo praticamente em tempo real permite que o consumidor decida o volume de créditos e novas recargas conforme sua demanda de energia. O cliente é avisado até três vezes quando seus créditos estiverem acabando, além de contar com a possibilidade de ativar um crédito emergencial para não ter o serviço interrompido. No Plano Pré-pago, a conta de luz não precisa mais ser uma despesa mensal, pode ser semanal, o que pode ser interessante para um profissional autônomo por exemplo”, diz Santana.

Ao flexibilizar o pagamento da conta de luz, possibilitando a troca de um gasto único e mais alto por mês pela compra de créditos conforme a necessidade de consumo, o novo modelo também se torna interessante para clientes que têm dificuldade de manter o pagamento em dia. Por isso, mais à frente, clientes com o serviço interrompido poderão aderir a esse modelo. Ao comprar créditos, o consumidor com fatura em aberto poderá utilizar 10% do valor adquirido para quitar débitos anteriores, o que funcionará como uma forma de amortizar a dívida e manter o serviço.

Blog JURU EM DESTAQUE com MaisPB

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Alerta de perigo potencial de chuvas para toda a Paraíba

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora para todos os 223 municípios paraibanos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo de perigo potencial para chuvas em todos os 223 municípios da Paraíba. O aviso permanece válido até as 23h59 desta sexta-feira (26/06).

Segundo o órgão, a previsão é de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados que podem chegar a 50 milímetros ao longo do dia. O alerta também prevê ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h.

Apesar da classificação de perigo potencial, o Inmet informa que o risco de transtornos como queda de energia elétrica, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.

Diante da previsão, o instituto orienta que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Blog JURU EM DESTAQUE com Paraíba Já

Frio e baixa imunidade aumentam risco de infecções respiratórias

Veja alguma indicações do infectologista Frederico Zago, do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU)

Frio e baixa imunidade aumentam risco de infecções respiratórias
© Shutterstock

Com a chegada do inverno, cresce a circulação de vírus e bactérias responsáveis por infecções respiratórias, o que resulta no aumento dos atendimentos por síndromes respiratórias, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. 

Entre os principais agentes infecciosos desta época estão o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), associado à bronquiolite em bebês, e o pneumococo (Streptococcus pneumoniae), bactéria responsável por doenças como pneumonia, meningite, sinusite e otite média, que podem evoluir para quadros graves.

Dados de vigilância em saúde no Brasil indicam aumento sazonal das síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) durante os meses mais frios, reforçando a necessidade de atenção à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado.

A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias e contato com superfícies contaminadas, o que reforça a importância de medidas simples e eficazes, como higiene frequente das mãos, ambientes ventilados e uso de máscara em caso de sintomas gripais.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção, especialmente contra influenza, COVID-19 e pneumococo, sobretudo em grupos de risco, contribuindo para a redução de complicações, internações e óbitos relacionados às doenças respiratórias.

Segundo o infectologista do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Frederico Zago, é fundamental que a população fique atenta aos sinais de agravamento.

“Febre persistente, dificuldade para respirar, prostração importante, dor no peito, chiado no peito e piora progressiva dos sintomas são sinais de alerta que exigem avaliação médica imediata, principalmente em crianças, idosos e pacientes com comorbidades”, destaca.

O especialista reforça que muitas complicações podem ser evitadas com diagnóstico precoce e acompanhamento adequado, especialmente quando os sintomas inicialmente se confundem com gripes comuns.

Blog JURU EM DESTAQUE com Notícias ao Minuto

Capital paraibana amanhece sob chuvas, com alerta amarelo emitido pelo Inmet

João Pessoa, capital da Paraíba, registra forte volume de chuva nesta sexta-feira (26/06); CONFIRA ACUMULADOS

João Pessoa registra forte volume de chuva nesta sexta-feira; confira os acumulados

A capital paraibana amanheceu sob chuvas hoje (26), com alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o litoral da Paraíba. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) aponta que as condições de tempo permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas sobre o setor leste do estado, principalmente sobre a faixa litorânea e nas regiões do Brejo e Agreste.

O alerta amarelo classifica situação de perigo potencial, com chuvas que podem chegar entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos de até 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica e queda de árvores durante o período é considerado baixo, mas o Inmet recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada

Até o dia 25, João Pessoa já havia acumulado 90 mm de chuva em junho, o equivalente a 55% da média normal para o mês, que é de 165 mm. O volume reforça o caráter chuvoso típico deste período do ano para a capital paraibana.

A população deve redobrar a atenção em áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a alagamentos. Veja os dados da AESA: https://www.aesa.pb.gov.br/previsao-do-tempo/

 Polêmica Paraíba com PB Agora - Adriany Santos

Previsão do tempo no Brasil

Instabilidades provocam chuva em grande parte do país, com destaque para o litoral do nordeste, Amapá, Centro-Oeste e Sudeste, prevê o Inmet

São Paulo (SP), 18/02/2025 - Calor de 35ºC e chuva forte a tarde no centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Versão em áudio

A chuva ganha força em parte do país entre esta sexta-feira (26) e sábado (27), com destaque para o litoral do Nordeste, o Amapá e áreas do Centro-Oeste e Sudeste, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Sul, o tempo firme predomina até hoje, mas instabilidades voltam a atuar sobre o Paraná no sábado. Enquanto uma massa de ar polar mantém o frio na Região Sul, temperaturas acima de 30°C continuam sendo registradas em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Sudeste 

Segundo o Inmet, nesta sexta-feira, a circulação atmosférica em médios e altos níveis continuará sendo o principal fator responsável pela condição favorável à ocorrência de chuva, sobretudo no estado de São Paulo. Além disso, o sistema frontal estacionário ainda deverá favorecer condições de instabilidade, principalmente no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.

Devido ao afastamento do sistema frontal para o oceano, no sábado (27), a tendência é diminuição da instabilidade sobre a região. Ainda assim, esse sistema continuará favorecendo a ocorrência de chuvas mais pontuais e isoladas.

As temperaturas mínimas, no sábado, deverão ficar em torno de 11°C no oeste paulista e de 12°C no sul de Minas Gerais. Já as temperaturas máximas poderão alcançar valores próximos de 30°C em Januária, no norte de Minas Gerais.

Sul   

Hoje, a Região Sul permanecerá sob o predomínio de tempo estável ao longo do dia, sem previsão de chuva.

Entretanto, amanhã, a circulação atmosférica em médios níveis favorecerá a formação de instabilidades sobre o Paraná. Com isso, há previsão de chuva em todo o estado, podendo ocorrer na forma de pancadas localmente intensas, acompanhadas de trovoadas e eventual queda de granizo.

A massa de ar polar continuará mantendo as temperaturas baixas na região. As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de -1°C, com destaque para áreas da serra catarinense. Por outro lado, as temperaturas máximas apresentarão elevação gradual ao longo do período, podendo atingir cerca de 21°C hoje, em Umuarama, no noroeste do Paraná e 23° C no norte e no noroeste do Paraná.

Norte

Nesta sexta-feira, a previsão indica a atuação de áreas de instabilidade sobre parte da Região Norte, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva, principalmente no centro-norte do Amazonas, incluindo Manaus, e em Roraima.

No Pará, a chuva deverá se concentrar no oeste do estado, na região de Santarém, bem como na região de Belém e ao longo do litoral. As exceções ficam por conta de Tocantins, Rondônia e Acre, onde não há previsão de chuva significativa.

No sábado, há previsão de chuva intensa, que poderá vir acompanhada de trovoadas isoladas, especialmente no estado do Amapá. Nas demais áreas da região, predominará a condição de maior nebulosidade.

As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 19°C, nesta sexta. Já as máximas mais elevadas da região são previstas para o Tocantins, podendo atingir 34°C em Araguaína (TO). No sábado (27), as temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 16°C, em Rio Branco, enquanto as máximas poderão alcançar cerca de 33°C em Araguaína (TO).

Centro-Oeste 

Segundo o Inmet, nesta sexta-feira, um sistema frontal estacionário atuará sobre regiões do Centro-Oeste do Brasil. Esse fenômeno traz instabilidades para a região e favorece a ocorrência de pancadas de chuva em áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, além de contribuir para o aumento da nebulosidade ao longo do dia. Nas demais áreas o tempo deve continuar estável.

No sábado, a circulação atmosférica em médios e altos níveis continuará influenciando as condições do tempo, favorecendo a ocorrência de instabilidade, principalmente na porção sul de Mato Grosso do Sul.

As temperaturas mínimas deverão variar entre 9°C e 14°C, no sul de Mato Grosso do Sul. Já as temperaturas máximas poderão atingir valores próximos de 33°C na região.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Após vitória, Matheus Cunha destaca o São João de Campina Grande

Atacante paraibano Matheus Cunha celebra classificação do Brasil e exalta Campina Grande: “É realmente o maior São João do mundo”

O paraibano Matheus Cunha "surfa" ao comemorar um dos dois gols contra o Haiti - Foto: REUTERS/Dylan Martinez)

O atacante paraibano Matheus Cunha voltou a demonstrar o orgulho de suas raízes após a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, resultado que garantiu a liderança do grupo e a classificação da Seleção para a próxima fase da Copa do Mundo. Na entrevista após a partida, disputada justamente no Dia de São João, o camisa 9 fez questão de enaltecer a cultura nordestina e afirmou que Campina Grande “tem realmente o maior São João do mundo”.

Natural de João Pessoa, Matheus Cunha foi questionado sobre o que não poderia faltar na comemoração da vitória brasileira. Em resposta, indicou aos torcedores uma trilha sonora especial e aproveitou para defender a tradição paraibana.

“Vou indicar para vocês toda a playlist de Dominguinhos, do meu amigo João Gomes. Acho que tá todo mundo lá, acredito que em Campina Grande, é o maior São João do mundo. Desculpa todos os outros aí, mas eu sou paraibano, tenho que puxar pro meu lado”, afirmou.

A declaração repercutiu rapidamente nas redes sociais, especialmente entre os admiradores da cultura nordestina. Além de destacar o São João de Campina Grande, o atacante também falou da saudade que sente das festas juninas, citando comidas típicas como pamonha e canjica, além de recomendar músicas de Dominguinhos e do cantor João Gomes.

Dentro de campo, Matheus Cunha também foi decisivo. O atacante marcou um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, resultado que manteve o Brasil invicto na Copa do Mundo e garantiu a equipe na liderança do grupo.

Blog JURU EM DESTAQUE com Fonte 83

Brasil vence a Escócia por 3 a 0

Seleção Brasileira vence a Escócia por 3 a 0 e garante liderança do Grupo C na Copa do Mundo de 2026

 AFP via Getty Images/Via Fifa
AFP via Getty Images/Via Fifa

A Seleção Brasileira confirmou sua força na Copa do Mundo de 2026 ao vencer a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami. A partida foi válida pela terceira e última rodada da fase de grupos e definiu a liderança do Grupo C para a equipe brasileira.

Sob o comando de Carlo Ancelotti, o Brasil entrou em campo com Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Vinícius Júnior e Matheus Cunha.

O grande nome da partida foi Vinícius Júnior, que marcou os dois primeiros gols da Seleção Brasileira, sendo decisivo no setor ofensivo com velocidade, dribles e participação direta nas principais jogadas de ataque.

Na sequência, o paraibano Matheus Cunha fechou o placar ao marcar o terceiro gol do Brasil, ampliando a vantagem e consolidando sua boa atuação no confronto. O atacante aproveitou a oportunidade e deixou sua marca em um momento importante da competição.

Com a vitória por 3 a 0, o Brasil encerra a fase inicial na liderança do Grupo C e segue confiante para a próxima fase da Copa do Mundo de 2026, mantendo alto desempenho e forte consistência coletiva.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Adriany Santos

Briga na família Bolsonaro

Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro posta vídeo e diz ter sido maltratada e humilhada pelo senador Flávio, pré candidato à Presidência da República

Michelle e Flávio Bolsonaro — Foto: Reprodução

Michelle e Flávio Bolsonaro — Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou um depoimento nas redes sociais em que diz ter sido maltratada e humilhada por Flávio Bolsonaro, escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como candidato à Presidência nas eleições de outubro.

Em dois vídeos, Michelle expõe uma briga com Flávio e diz que eles não se falam desde o fim de 2025.

“Voltando ao Flávio. Telefonei para ele, tentei algumas vezes, mas ele não atendeu. Algumas horas depois da postagem, ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado. Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou o telefone. E eu não tinha feito nada contra ele”, afirmou a ex-primeira-dama.

“Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço”, continuou.

Ao longo do depoimento, Michelle se refere a Flávio pelo nome, como “meu enteado” e “pré-candidato”, sem usar o sobrenome “Bolsonaro” em nenhum momento.

Michelle publicou vídeo em suas redes sociais — Foto: Reprodução

Michelle publicou vídeo em suas redes sociais — Foto: Reprodução

Após Michelle expor a briga dos dois, Flávio Bolsonaro fez uma live em suas redes sociais antes do jogo do Brasil contra a Escócia, pela Copa do Mundo 2026. Nas imagens, ele apareceu com a mulher e usou uma máscara do atacante Neymar.

“Hoje é dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece. Vamos tratar de coisa boa, vamos tratar de futebol”, disse.

Flávio relatou ter visitado Jair Bolsonaro na prisão domiciliar nesta quarta-feira (24), que o ex-presidente mandou abraço a todo mundo. “Ele está forte, é uma pessoa que tem a cabeça muito no lugar, está antenado no que está acontecendo, sabe o que é melhor para o Brasil, me deu essa missão”, afirmou.

Críticas à aproximação do PL com Ciro Gomes

O episódio aconteceu, segundo Michelle, após um comício em que participou no Ceará, no fim do ano passado. À época, Michelle criticou a negociação de palanque no Ceará em que o PL estava em busca do apoio de Ciro Gomes (PSDB), que havia criticado Jair Bolsonaro à época em que ele era presidente.

À época, Michelle estava no palco do evento em Fortaleza e apontou para o deputado André Fernandes (PL-CE), um dos articuladores da aproximação com Ciro, e afirmou que a aliança havia sido “precipitada”.

“É sobre isso. É sobre essa aliança que vocês se precipitaram a fazer. Eu tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com o homem que é contra o maior líder da direita, assim não dá”, disse Michelle, olhando para Fernandes, na oportunidade.

Gomes é pré-candidato ao governo do Ceará. Pesquisa Quaest divulgada em abril sobre as eleições locais indicam Ciro Gomes na liderança das intenções de voto, com 41%, e Elmano de Freitas (PT) com 32%. Eduardo Girão (Novo) é o terceiro, com 4%. A aliança do PL previa o apoio de Gomes à candidatura presidencial de Flávio com palanque no estado.

Michelle e Flávio Bolsonaro — Foto: Reprodução

Michelle e Flávio Bolsonaro — Foto: Reprodução

“Vi as postagens do Flávio contra mim nas redes sociais. Palavras duras, tom agressivo defendendo o André Fernandes (articulador do PL no estado) e, em consequência, apoiando o homem que chamou a ele, a mãe e a seus irmãos de corruptos e de ovos de serpentes nazistóides”, disse Michelle.

Segundo Michelle, Ciro Gomes foi o principal responsável “pelo processo que levou à inelegibilidade do meu marido”, e citou que o ex-governador do Ceará havia chamado Bolsonaro e seus filhos, incluindo Flávio, de corruptos e bandidos.

Michelle cita publicações com ataques ‘premeditados’

A ex-primeira-dama afirmou no vídeo que, depois de Flávio, os outros filhos de Jair Bolsonaro fizeram postagens similares em resposta ao seu posicionamento no Ceará. Para ela, a reação pareceu algo “premeditado”.

“Para ele e alguns que o cercam, eu não entendo de política. Tudo bem, eu me recolhi. E desde esse dia, ele não me procurou mais. Eu também não procurei, porque estou respeitando o que ele falou e é só isso”, disse Michelle, ao dizer que o vídeo serve para “desmentir as narrativas e notícias que circulam na imprensa”

“Eu sei quem as planta. Eu sei quem são as fontes. Eles me tratam como se eu fosse idiota, como se eu fosse alguém que chegou ontem, mas eu não sou. Eu sei mais do que eles pensam”, afirmou Michelle em trecho do seu pronunciamento.

Atuação na pré-campanha de Flávio

Parte dos aliados de Bolsonaro pressionam que a ex-primeira-dama contribua para a pré-campanha de Flávio e alegam que ela não tem se esforçado nessa missão. No vídeo, a ex-primeira-dama nega que tenha exigido um pedido de desculpas de Flávio para anunciar apoio à candidatura.

“Eu nunca pedi, cobrei ou condicionei desculpas públicas de ninguém. Não preciso disso. Eu já liberei o perdão faz muito tempo”, afirmou.

Em outro momento dos vídeos, sem citar nomes, Michelle afirma que sofre ataques diários de um grupo que está no exterior, que “alguns deles” aparecem em fotos com Flávio e que a filha adolescente, Laura, sofre com isso, porque “acompanha tudo”. Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o ano passado.

“Fazem postagens e vídeos retirando do meu nome o sobrenome Bolsonaro, na tentativa de me atingir. Não me atingem, eu sei quem eu e o meu marido somos. Mas será que eles pensam no que estão provocando na vida da minha filha? Ela é uma adolescente que acompanha tudo, que lê tudo e que sente tudo”, diz.

“Eles não se importam. Para eles tudo é política, e uma política que não existe em função do ser humano. Esse tipo de política não serve para nada além de egoísmo”, afirma.

Ex-primeira-dama relata que não se fala com Flávio

No vídeo, Michelle contou que ela e Flávio não se falam, embora o senador vá à sua casa com frequência. “Flávio vai à minha casa toda semana, mais de uma vez. Se ele realmente quisesse falar comigo, já teria falado.”

PB Agora com G1

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Vidente prevê invasão alienígena durante jogo entre Brasil e Escócia

Vó Bahiana, conhecida como “Vidente da Copa”, viraliza ao prever suposta invasão alienígena em jogo do Brasil contra a Escócia

“Vidente da Copa” viraliza ao prever invasão alienígena em jogo do Brasil contra a Escócia

A vidente conhecida como Vó Bahiana voltou a chamar atenção nas redes sociais após prever uma suposta invasão alienígena durante o jogo entre Brasil e Escócia na Copa do Mundo 2026, que acontece nesta quarta-feira (24).

Em vídeos publicados na internet, ela aparece emocionada e afirma ter sonhado mais de uma vez com o episódio.

A previsão rapidamente viralizou e gerou uma onda de comentários, memes e montagens entre os torcedores.

Previsão envolve Neymar e aparição de ETse

Segundo Vó Bahiana, uma nave extraterrestre apareceria durante a partida disputada em Miami. Ainda de acordo com a vidente, o principal alvo dos alienígenas seria o atacante Neymar.

Ela também afirmou que “algo muito ruim” aconteceria no estádio e que a suposta nave teria a missão de proteger os jogadores da Seleção Brasileira.

A vidente divulgou previsões semelhantes em vídeos publicados nos dias 2 e 12 de junho.

Redes sociais reagem com humor

A previsão ganhou grande repercussão na internet. Muitos usuários entraram na brincadeira e compartilharam vídeos produzidos com inteligência artificial simulando a suposta invasão alienígena.

Entre os comentários, internautas imaginaram cenas inusitadas envolvendo jogadores da Seleção Brasileira e os extraterrestres durante a partida.

“Mais uma desculpa pra explicar porque ele (Neymar) foi pra Copa e não pode jogar”, brincou uma internauta.

Veja o vídeo

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Pedro Nery

Estado do Brasil que mais aprovou estudantes na chamada regular do Sisu+ 2026

Paraíba lidera lista de estados do país com mais aprovados no Sisu+ 2026; 0 resultado da edição do programa, disponível no Portal Único de Acesso, foi divulgado nesta quarta-feira (24)

A Paraíba foi o estado do Brasil que mais aprovou estudantes na chamada regular do Sisu+ 2026, etapa complementar inédita ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado, disponível no Portal Único de Acesso, foi divulgado nesta quarta-feira (24).

Ao todo, a Paraíba aprovou 1.775 alunos, seguida pelo Rio de Janeiro (1.636), Minas Gerais (1.462), Ceará (996) e Rio Grande do Sul (909).

Entre as instituições, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se destacaram como as maiores ofertantes de vagas.

No cenário nacional, o estado da Paraíba liderou o acesso (1.775 aprovados), seguida pelo Rio de Janeiro (1.636), Minas Gerais (1.462), Ceará (996) e Rio Grande do Sul (909). Entre as instituições, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se destacaram como as maiores ofertantes.

Cenário nacional

Participaram do processo 132.488 candidatos, com volume de 236.804 inscrições, já que cada estudante pôde optar por até dois cursos e, com as alterações da Lei de Cotas, quem concorre sob ações afirmativas também participa da seleção via ampla concorrência. A oferta global contemplou 532 cursos de graduação distribuídos em 34 instituições públicas de educação superior de todas as regiões do país.

Do total, 3.822 candidatos foram aprovados na modalidade de ampla concorrência, enquanto categorias de cotas, como estudantes de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas, somaram quase 3 mil candidatos aprovados.

As graduações com maior volume de inscrições foram direito (14.221 interessados), administração (13.653) e engenharia civil (10.844), seguidas por fisioterapia (10.580) e enfermagem (9.153). O acesso permitiu a utilização de desempenhos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 a 2025, assim como o Sisu 2026.

O que é o Sisu +?

O programa  integra um ciclo mais amplo de aprimoramento do Sisu, como as alterações recentes da Lei de Cotas, aprimoramentos importantes no sistema de inscrição e melhorias  na organização de vagas. A seleção é uma etapa complementar ao Sisu que tem o objetivo de ampliar o acesso à educação superior — contribuindo para a ocupação de vagas disponíveis — e de aperfeiçoar os processos da ferramenta de seleção. A etapa fortalece as instituições públicas de educação superior ao permitir que utilizem a estrutura do Sisu para ofertar vagas que, de outra forma, poderiam depender de processos seletivos próprios, com maior dispersão de regras, calendários e canais de divulgação.

A participação é  voltada às instituições públicas e gratuitas que tenham participado da etapa regular do Sisu 2026 e formalizado a adesão por meio de termo. A tendência é que o  Sisu+ seja utilizado especialmente para: cursos que, tradicionalmente, dependem de chamadas sucessivas para preenchimento de vagas; instituições que realizariam processos seletivos próprios para vagas com ingresso no segundo semestre; cursos de licenciatura, engenharias e demais áreas estratégicas em que a ampliação do acesso esteja associada a políticas públicas complementares; e instituições que desejem utilizar a infraestrutura do Sisu  para reduzir custos administrativos, ampliar a divulgação das vagas e padronizar procedimentos de seleção.

O objetivo é reduzir a necessidade de processos seletivos próprios paralelos e apoiar a organização das ofertas acadêmicas em ambiente já conhecido pelas instituições e pelos estudantes,  incluindo instituições localizadas em regiões interiorizadas do país e ampliando a visibilidade de vagas eventualmente disponíveis fora dos grandes centros urbanos.

Confira o conograma do Sisu +

cronograma

Davi Albuquerque (jornalista em formação pela Universidade Federal da Paraíba

Blog JURU EM DESTAQUE com Paraíba Já

Brasil x Escócia

Com Neymar de volta, Brasil encara Escócia, velha conhecida em Copas do Mundo; o atacante é escalado pela 1ª vez para jogo que vale a ponta do Grupo C

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Brazil Training - Columbia Park Training Facility, Morristown, New Jersey, U.S. - June 23, 2026  Brazil's Vinicius Junior and Neymar Jr. during training IMAGN IMAGES via Reuters/Vincent Carchietta
© Reuters/Vincent Carchietta/proibida reprodução
Versão em áudio

A caminhada do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo chega ao fim nesta quarta-feira (24). A partir das 19h (horário de Brasília), a seleção canarinho encara a Escócia em Miami (Estados Unidos), pelo Grupo C.

Os brasileiros lideram a chave com os mesmos quatro pontos de Marrocos, mas ficam a frente pelo saldo de gols (três a um). Os escoceses, com três pontos, estão em terceiro, seguidos pelo Haiti, zerado.

O Brasil tem somente um desfalque. Com uma lesão no músculo posterior da coxa direita, Raphinha está fora. Por outro lado, o também atacante Neymar, recuperado de uma contusão grau dois na panturrilha direita, poderá, enfim, estrear na Copa do Mundo.

Sem atuar há mais de um mês, o camisa 10 treinou sem restrições com o restante do grupo ao longo da semana.

Grupo indefinido

No mesmo horário do jogo em Miami, marroquinos e haitianos medem forças em Atlanta (Estados Unidos). Se os caribenhos já estão eliminados, os Leões do Atlas (apelido do time africano) ainda brigam pela liderança do grupo.

O primeiro critério de desempate seria o confronto direto, mas como Brasil e Marrocos ficaram no 1 a 1 em Nova Jersey (Estados Unidos), no último dia 13 de junho, a disputa será no saldo de gols.

Manter a primeira colocação do grupo é considerado essencial pela comissão técnica. Desta forma, o Brasil poderá seguir baseado em Nova Jersey, onde o grupo já está adaptado, pois os jogos até uma eventual final seriam todos nos Estados Unidos.

Se ficar em segundo, a seleção verde e amarela terá de fazer o confronto dos 16 avos de final em Monterrey (México), retornando ao território norte-americano apenas a partir das oitavas de final. Em ambos os casos, o adversário do mata-mata sai do Grupo F, que tem Holanda, Suécia, Japão e Tunísia.

Existe, ainda, a possibilidade de classificação como um dos oito melhores terceiros colocados da fase de grupos. Isso pode ocorrer se o Brasil perder da Escócia e Marrocos empatar ou vencer o Haiti. Neste cenário, os brasileiros podem ter pela frente Alemanha, México ou a seleção que ficar em primeiro lugar no Grupo I (França ou Noruega).

De olho no rival

Na Escócia, a expectativa é buscar uma classificação histórica. Nas oito participações anteriores, a seleção do Reino Unido, apesar de tradicional, sequer passou de fase.

O país está de volta a um Mundial após 28 anos e não vencia um jogo de Copa desde 1990. O jejum acabou com o triunfo sobre o Haiti, por 1 a 0, em Boston (Estados Unidos), no último dia 13, com gol do meia John McGinn, campeão da Liga Europa pelo Aston Villa (Inglaterra).

Além dele, outros destaques do time escocês são o lateral Andy Roberson, companheiro do goleiro brasileiro Alisson no Liverpool (Inglaterra), e o volante Scott McTominay, destaque do Napoli (Itália). O lateral Kieran Tierney, hoje no Celtic (Escócia), foi elogiado, em entrevista coletiva, pelo atacante Gabriel Martinelli, com quem atuou no Arsenal (Inglaterra).

Freguês histórico

Na história das Copas, esta será a quinta vez que Brasil e Escócia medirão forças na competição. A seleção escosesa se tornará a segunda que os brasileiros mais enfrentaram nos Mundiais, igualando-se a Itália, Holanda, México e à antiga Tchecoslováquia - a Suécia lidera a estatística, com sete jogos.

Diante da Escócia na edição de 1998, César Sampaio marcou o gol mais rápido do Brasil em estreias de Copa do Mundo. Foto: Fifaworldcup/Divulgação
Diante da Escócia na edição de 1998, César Sampaio marcou o gol mais rápido do Brasil em estreias de Copa do Mundo - Foto:Fifaworldcup/Divulgação

Em 1974, na Copa sediada na Alemanha, as seleções ficaram no zero. Oito anos depois, no Mundial da Espanha, o Brasil goleou por 4 a 1, de virada, com gols do meia Zico, do zagueiro Oscar, do atacante Éder e do volante Falcão.

Em 1990, na Itália, novo triunfo canarinho, com o atacante Müller definindo o placar em 1 a 0. Por fim, em 1998, na abertura do Mundial da França, o volante César Sampaio e o lateral Tom Boyd (contra) balançaram as redes na vitória por 2 a 1.

A última vez que Brasil e Escócia se enfrentaram foi em um amistoso no Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra). A seleção canarinho venceu por 2 a 0, com dois gols de Neymar. A equipe, à época dirigida por Mano Menezes, teve Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva, André Santos; Lucas Leiva (Sandro), Ramires, Elano (Elias) e Jádson (Lucas Moura); Neymar e Leandro Damião (Jonas).

terça-feira, 23 de junho de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança em fazenda do cantor

Cantor Amado Batista é condenado após afogamento de criança de três anos em fazenda do artista em Goianópolis, na região Metropolitana de Goiânia

O cantor Amado Batista foi condenado a pagar R$ 453 mil de indenização para os pais da criança de três anos que morreu afogada em uma fazenda do artista em Goianápolis, na Região Metropolitana de Goiânia. A sentença proferida pelo juiz Leonardo de Camargos Martins, da Vara Cível da comarca de Goianápolis. O valor da indenização é de R$ 226.940,00 para cada um dos pais.

A criança morreu em maio de 2022 afogada em uma piscina desprotegida. Em nota, a defesa do cantor manifestou pesar pelo ocorrido e pela gravidade da tragédia, mas informou que, por discordar de fundamentos da decisão, vai recorrer às instâncias superiores da Justiça.

“As considerações possuem caráter exclusivamente técnico-jurídico e não pretendem, de qualquer modo, diminuir o sofrimento decorrente da perda de uma criança”, informou em nota a defesa do cantor, representado pelo Ildebrando Loures de Mendonça confira a nota completa ao final da reportagem).

A decisão também definiu que os danos morais serão corrigidos monetariamente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir da data da sentença, e acrescidos de juros de mora, pela SELIC, deduzindo o IPCA), a partir da data em que o fato ocorreu em 2022. Além disso, foi determinado o pagamento de pensão mensal aos pais, a partir da data em que a criança completaria 14 anos até a data em que completaria 25 anos.

Após os 25 anos, o valor da pensão teria uma redução até quando a vítima completaria a expectativa de vida, conforme a tabela de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou até a morte dos pais.

“A morte de um filho representa a mais profunda dor que um ser humano pode suportar, configurando dano moral na sua forma mais pura, que prescinde de comprovação. A indenização, neste caso, possui um duplo caráter: compensatório, para tentar mitigar o sofrimento dos pais, e pedagógico-punitivo, para coibir o ofensor de reiterar condutas negligentes”, argumentou o magistrado na sentença.

Em contrapartida, a defesa de Amado Batista afirmou que houve culpa concorrente, reconhecida pelo juíz, por haver falha no dever de cuidar e vigiar a criança no momento do acidente. Os pais da vítima relataram que houve pedido para que fosse instalada uma proteção na piscina, no início do contrato para trabalharem como caseiros na fazenda, mas a defesa nega que o pedido tenha sido feito.

A defesa do artista relatou ainda que houve cerceamento da defesa, pois foi negado o pedido de prova pericial técnica para demonstrar as condições de segurança da fazenda. “O pedido de prova pericial técnica meio de prova indispensável para demonstrar as reais condições de segurança da propriedade, dentre elas o fato de a sede ser integralmente delimitada por cercamento. A produção dessa prova mostrava-se essencial ao pleno exercício do contraditório e da ampla defesa”, defendeu o advogado.

Criança morre afogada em fazenda de Amado Batista

De acordo com o relato dos pais da criança para a Justiça, eles foram contratados, em abril de 2022, como caseiros da fazenda, onde passaram a morar com os dois filhos, um de 11 anos e outro, de 3 anos. Eles relataram que, desde o início da contratação, solicitaram ao gerente da fazenda a instalação de uma proteção na piscina, mas que foram ignorados.

Em maio do mesmo ano, o filho mais novo do casal morreu afogado na referida piscina. Os pais alegam que o socorro foi negligente, pois o gerente da fazenda levou a criança a um hospital em Terezópolis que, segundo eles, seria uma cidade mais distante do que Goiânia e com menos recursos. Eles entraram com processo contra o cantor por danos materiais, por meio de pensão mensal, e solicitaram uma indenização por danos morais no valor de R$ 500 mil, atribuindo à causa o valor de R$ 950 mil.

NOTA DA DEFESA DE AMADO BATISTA

A defesa de AMADO RODRIGUES BATISTA manifesta-se a respeito da sentença proferida nos autos do Processo nº 5266726-11.2023.8.09.0047, em trâmite perante o Juízo da Vara Cível da Comarca de Goianápolis/GO.

Inicialmente, a defesa registra seu mais profundo respeito à dor da família e reconhece a gravidade da tragédia envolvida. As considerações a seguir possuem caráter exclusivamente técnico-jurídico e não pretendem, de qualquer modo, diminuir o sofrimento decorrente da perda de uma criança.

Quanto à decisão, cumpre esclarecer os seguintes pontos:

1. Culpa concorrente reconhecida pelo Juízo. A sentença reconheceu expressamente a existência de culpa concorrente, assentando que houve falha no dever de cuidado e de vigilância em relação à criança no momento do acidente. O próprio Juízo consignou que o menor se encontrava sob supervisão direta imediatamente antes do ocorrido e que essa circunstância integrou a cadeia causal do evento.

2. Ausência de prova de prévio aviso ou pedido de proteção. A decisão consignou que não restou comprovado qualquer aviso, alerta ou pedido prévio para que a piscina fosse trancada, gradeada ou de qualquer forma protegida. O Juízo concluiu, à luz da prova produzida, inexistir elemento seguro de que tal solicitação tenha sido feita.

3. Cerceamento de defesa. A defesa entende ter havido cerceamento de defesa, uma vez que foi indeferido o pedido de prova pericial técnica meio de prova indispensável para demonstrar as reais condições de segurança da propriedade, dentre elas o fato de a sede ser integralmente delimitada por cercamento. A produção dessa prova mostrava-se essencial ao pleno exercício do contraditório e da ampla defesa.

4. Interposição de recurso. Por discordar de diversos fundamentos da decisão em especial do reconhecimento de omissão ou negligência atribuída ao artista, a defesa informa que interporá o recurso cabível, confiante na revisão da sentença pelas instâncias superiores, por entender que não houve omissão ou conduta negligente de sua parte.

A defesa permanece à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários e reafirma sua confiança no Poder Judiciário.

Blog JURU EM DESTAQUE com G1