terça-feira, 23 de junho de 2026

Amado Batista é condenado por morte de criança em fazenda do cantor

Cantor Amado Batista é condenado após afogamento de criança de três anos em fazenda do artista em Goianópolis, na região Metropolitana de Goiânia

O cantor Amado Batista foi condenado a pagar R$ 453 mil de indenização para os pais da criança de três anos que morreu afogada em uma fazenda do artista em Goianápolis, na Região Metropolitana de Goiânia. A sentença proferida pelo juiz Leonardo de Camargos Martins, da Vara Cível da comarca de Goianápolis. O valor da indenização é de R$ 226.940,00 para cada um dos pais.

A criança morreu em maio de 2022 afogada em uma piscina desprotegida. Em nota, a defesa do cantor manifestou pesar pelo ocorrido e pela gravidade da tragédia, mas informou que, por discordar de fundamentos da decisão, vai recorrer às instâncias superiores da Justiça.

“As considerações possuem caráter exclusivamente técnico-jurídico e não pretendem, de qualquer modo, diminuir o sofrimento decorrente da perda de uma criança”, informou em nota a defesa do cantor, representado pelo Ildebrando Loures de Mendonça confira a nota completa ao final da reportagem).

A decisão também definiu que os danos morais serão corrigidos monetariamente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir da data da sentença, e acrescidos de juros de mora, pela SELIC, deduzindo o IPCA), a partir da data em que o fato ocorreu em 2022. Além disso, foi determinado o pagamento de pensão mensal aos pais, a partir da data em que a criança completaria 14 anos até a data em que completaria 25 anos.

Após os 25 anos, o valor da pensão teria uma redução até quando a vítima completaria a expectativa de vida, conforme a tabela de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou até a morte dos pais.

“A morte de um filho representa a mais profunda dor que um ser humano pode suportar, configurando dano moral na sua forma mais pura, que prescinde de comprovação. A indenização, neste caso, possui um duplo caráter: compensatório, para tentar mitigar o sofrimento dos pais, e pedagógico-punitivo, para coibir o ofensor de reiterar condutas negligentes”, argumentou o magistrado na sentença.

Em contrapartida, a defesa de Amado Batista afirmou que houve culpa concorrente, reconhecida pelo juíz, por haver falha no dever de cuidar e vigiar a criança no momento do acidente. Os pais da vítima relataram que houve pedido para que fosse instalada uma proteção na piscina, no início do contrato para trabalharem como caseiros na fazenda, mas a defesa nega que o pedido tenha sido feito.

A defesa do artista relatou ainda que houve cerceamento da defesa, pois foi negado o pedido de prova pericial técnica para demonstrar as condições de segurança da fazenda. “O pedido de prova pericial técnica meio de prova indispensável para demonstrar as reais condições de segurança da propriedade, dentre elas o fato de a sede ser integralmente delimitada por cercamento. A produção dessa prova mostrava-se essencial ao pleno exercício do contraditório e da ampla defesa”, defendeu o advogado.

Criança morre afogada em fazenda de Amado Batista

De acordo com o relato dos pais da criança para a Justiça, eles foram contratados, em abril de 2022, como caseiros da fazenda, onde passaram a morar com os dois filhos, um de 11 anos e outro, de 3 anos. Eles relataram que, desde o início da contratação, solicitaram ao gerente da fazenda a instalação de uma proteção na piscina, mas que foram ignorados.

Em maio do mesmo ano, o filho mais novo do casal morreu afogado na referida piscina. Os pais alegam que o socorro foi negligente, pois o gerente da fazenda levou a criança a um hospital em Terezópolis que, segundo eles, seria uma cidade mais distante do que Goiânia e com menos recursos. Eles entraram com processo contra o cantor por danos materiais, por meio de pensão mensal, e solicitaram uma indenização por danos morais no valor de R$ 500 mil, atribuindo à causa o valor de R$ 950 mil.

NOTA DA DEFESA DE AMADO BATISTA

A defesa de AMADO RODRIGUES BATISTA manifesta-se a respeito da sentença proferida nos autos do Processo nº 5266726-11.2023.8.09.0047, em trâmite perante o Juízo da Vara Cível da Comarca de Goianápolis/GO.

Inicialmente, a defesa registra seu mais profundo respeito à dor da família e reconhece a gravidade da tragédia envolvida. As considerações a seguir possuem caráter exclusivamente técnico-jurídico e não pretendem, de qualquer modo, diminuir o sofrimento decorrente da perda de uma criança.

Quanto à decisão, cumpre esclarecer os seguintes pontos:

1. Culpa concorrente reconhecida pelo Juízo. A sentença reconheceu expressamente a existência de culpa concorrente, assentando que houve falha no dever de cuidado e de vigilância em relação à criança no momento do acidente. O próprio Juízo consignou que o menor se encontrava sob supervisão direta imediatamente antes do ocorrido e que essa circunstância integrou a cadeia causal do evento.

2. Ausência de prova de prévio aviso ou pedido de proteção. A decisão consignou que não restou comprovado qualquer aviso, alerta ou pedido prévio para que a piscina fosse trancada, gradeada ou de qualquer forma protegida. O Juízo concluiu, à luz da prova produzida, inexistir elemento seguro de que tal solicitação tenha sido feita.

3. Cerceamento de defesa. A defesa entende ter havido cerceamento de defesa, uma vez que foi indeferido o pedido de prova pericial técnica meio de prova indispensável para demonstrar as reais condições de segurança da propriedade, dentre elas o fato de a sede ser integralmente delimitada por cercamento. A produção dessa prova mostrava-se essencial ao pleno exercício do contraditório e da ampla defesa.

4. Interposição de recurso. Por discordar de diversos fundamentos da decisão em especial do reconhecimento de omissão ou negligência atribuída ao artista, a defesa informa que interporá o recurso cabível, confiante na revisão da sentença pelas instâncias superiores, por entender que não houve omissão ou conduta negligente de sua parte.

A defesa permanece à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários e reafirma sua confiança no Poder Judiciário.

Blog JURU EM DESTAQUE com G1

Frio sobrecarrega o coração e aumenta o risco de infarto e AVC

Especialistas alertam que as baixas temperaturas aumentam o esforço do coração e podem elevar o risco de infarto e AVC, principalmente entre idosos e pessoas com doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes ou outros fatores de risco

Frio sobrecarrega o coração e aumenta o risco de infarto e AVC; saiba como se proteger
© iStock

(FOLHAPRESS) - Controlar a temperatura do corpo no inverno exige mais do coração. A afirmação vale para todos, mas aqueles com comorbidades cardiovasculares são mais suscetíveis a infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral) nos dias frios. 

O Instituto Nacional de Cardiologia estima que as ocorrências de infarto podem aumentar em até 30%, principalmente em temperaturas abaixo de 14°C. Pessoas de 75 a 84 anos e aquelas que já apresentam doenças relacionadas ao coração são as mais vulneráveis. Os índices de AVC crescem até 20% no período. A temperatura não é a causa direta, mas pode potencializar esses problemas.

Segundo Fernando Ribas, médico cardiologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, esses episódios se tornam mais frequentes no inverno porque o organismo responde à queda brusca de temperatura. Ocorre a vasoconstrição -quando o corpo contrai os vasos sanguíneos para reter calor- e sobrecarrega o coração.

"O frio libera um pouco mais de mediadores para controlar melhor a temperatura do corpo. Liberamos mais adrenalina no sangue, hormônios relacionados ao estresse, até para aumentarmos a taxa de metabolismo e compensar essa redução, explica Ribas.

"Se o paciente tem risco cardiovascular, o estresse que vem da adrenalina pode desencadear uma instabilização de uma placa de aterosclerose (acúmulo de gordura nas paredes das artérias), por exemplo, e provocar um infarto ou AVC".

A microempresária Rosângela Gusmão, 65, estava com entupimento em uma veia do coração causado por um coágulo e desconhecia o problema.

Sem sintomas, optava pela alimentação saudável, acompanhada por nutricionista, e fazia exercícios físicos cinco vezes na semana (pilates e musculação). Não era hipertensa e nem possuía outra comorbidade que pudesse provocar um infarto.

Na manhã de 10 de junho de 2025, Rosângela sentiu uma dor súbita do lado esquerdo do peito, seguida por falta de ar e enjoo. Neste dia, a temperatura mínima na cidade de São Paulo ficou em cerca de 14°C e a máxima não chegou a 20°C. O mês foi marcado por massas de ar polar fortes e recordes de frio.

"Em menos de 10 minutos, eu já sentia uma forte queimação na região do coração. A dor irradiou para o braço e a escápula do lado esquerdo", relata a microempresária.

A mulher foi levada ao hospital por um vizinho. Na emergência, soube que se tratava de um infarto. "Fiquei mais vulnerável e mais atenta aos sinais que o corpo dá", diz. Após a angioplastia com o implante de dois stents e dois meses de reabilitação cardiopulmonar, a vida voltou ao normal.

O frio também pode descompensar a hipertensão e o diabetes. A liberação de adrenalina interfere em níveis pressóricos e de glicose.

"A adrenalina é um hormônio contrarregulador no metabolismo do diabetes. A liberação de mais glicose acontece para oferecer mais energia para as células. Se o paciente tem um controle ruim pode descompensar", explica o cardiologista Fernando Ribas.

O Brasil registrou aproximadamente 398 mil mortes por doenças do aparelho circulatório, como hipertensão, arritmias e infarto, ao longo de 2024. A taxa foi de 187,5 óbitos por 100 mil habitantes, a segunda maior dos últimos 23 anos, atrás apenas de 2021, quando o índice chegou a 189,8 durante a pandemia de Covid.

Os dados são do Datasus e estão disponíveis no Observatório da Saúde Pública da Umane, organização que fomenta iniciativas no âmbito da saúde pública no Brasil.

O cardiologista reforça os pilares de um estilo de vida saudável para preservar a saúde do coração:

- Respeitar o tempo de sono ideal. O importante é dormir o suficiente para ficar descansado

- Tentar controlar o estresse

- Manter alimentação saudável e equilibrada. Fuja de alimentos condimentados e gordurosos. "O ideal é ter pelo menos 70%, 80% das refeições semanais baseadas em legumes, saladas, carnes magras e carboidratos integrais. Nos lanches, prefira frutas, alimentos naturais, não condimentados e industrializados", diz o médico

- Praticar atividade física de três a cinco vezes por semana

- Checar a pressão arterial, os níveis de colesterol, de açúcar no sangue, a função renal e o hemograma. "Em pacientes muito jovens, sem comorbidades, não vejo necessidade de fazer exame todo ano. Aqueles que passam dos 40 anos é interessante, sim, porque nosso organismo começa a ter uma maior facilidade de descompensação de colesterol, de glicose", orienta.

Blog JURU EM DESTAQUE com Notícias ao Minuto

Trump volta a citar o cenário político brasileiro

Brasil entra no foco de Donald Trump após compartilhar postagem sobre disputa presidencial de 2026 no país

Foto: REUTERS
Foto: REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a citar o cenário político brasileiro ao compartilhar, em sua rede social Truth Social, uma publicação que aponta as eleições presidenciais de 2026 no Brasil como um dos próximos temas de interesse do líder republicano.

No texto divulgado, o Brasil é descrito como “a potência política da região”, indicando que o país estaria entre os focos de atenção de Trump no contexto político internacional.

A publicação repercutiu entre apoiadores e críticos do presidente norte-americano por mencionar diretamente o ambiente político brasileiro. O conteúdo sugere que Trump acompanha os desdobramentos da política nacional e considera o tema relevante para o debate entre seus aliados.

Embora não tenha feito comentários detalhados sobre o processo eleitoral brasileiro, o compartilhamento foi interpretado por analistas e observadores como mais um gesto de aproximação discursiva com setores conservadores do Brasil.

Esta não é a primeira vez que Trump se manifesta sobre questões envolvendo a América Latina. Ao longo de sua trajetória política, o republicano já comentou cenários e lideranças de diversos países da região.

A publicação ocorre em um momento de intensificação das articulações políticas tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, onde grupos e lideranças começam a se movimentar visando as disputas presidenciais dos próximos anos.

Até o momento, não houve manifestação oficial de autoridades brasileiras sobre o compartilhamento realizado por Donald Trump.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Gerlane Neto 

Governador da Paraíba anuncia calendário de pagamento dos servidores estaduais

Servidores públicos estaduais da Paraíba recebem salários referentes ao mês de junho nos próximos dias 29 e 30; CONFIRA O CALENDÁRIO

O governador Lucas Ribeiro anunciou nesta terça-feira (23) o calendário de pagamento dos servidores estaduais referente ao mês de junho. Os aposentados e pensionistas receberão seus vencimentos no dia 29, enquanto os servidores da ativa terão os salários creditados em conta no dia 30.

Com a medida, o Governo da Paraíba mantém a política de pagamento dentro do mês trabalhado, assegurando regularidade aos servidores e previsibilidade financeira para milhares de famílias em todas as regiões do estado.

A folha salarial deste mês representa uma movimentação superior a R$ 1,2 bilhão na economia paraibana. O montante inclui os salários de junho e a primeira parcela do 13º salário, paga no último dia 10, que somou R$ 303,7 milhões.

Além de garantir o cumprimento dos compromissos com o funcionalismo público, os recursos contribuem para fortalecer o comércio e os setores de serviços, especialmente em um período marcado pelas festividades juninas e pelo aumento da circulação de renda em diversas cidades paraibanas.

Calendário de pagamento

29 de junho – aposentados e pensionistas;

30 de junho – servidores da ativa.

Blog JURU EM DESTAQUE com Fonte 83

Analfabetismo no Brasil

Pesquisa sobre pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever mostra que Pernambuco é o terceiro estado do país com maior número de analfabetos 

Pernambuco é o 3º estado do país com maior número de analfabetos, segundo o IBGE - Corujão do Pepeu

Pernambuco encerrou 2025 com 763 mil pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (19). O número corresponde a cerca de 9% dos 8,38 milhões de analfabetos registrados no Brasil.

Entre os estados brasileiros, apenas Bahia, com 1,145 milhão de pessoas analfabetas, e Ceará, com 823 mil, registraram contingentes maiores que o pernambucano. Minas Gerais aparece logo atrás, com 652 mil.

Os dados mostram pouca variação em Pernambuco nos últimos três anos. Em 2023, o estado contabilizava 762 mil analfabetos. Em 2024, foram 760 mil. Em 2025, o total voltou a subir para 763 mil.

O levantamento indica que o analfabetismo está concentrado principalmente entre os mais velhos. Dos 763 mil pernambucanos que não sabem ler nem escrever, 414 mil têm 60 anos ou mais.

O grupo representa mais da metade dos casos registrados no estado. Entre os idosos, as mulheres são maioria, com 233 mil, contra 182 mil homens.

Nordeste reúne os maiores contingentesOs maiores volumes de analfabetos do país continuam concentrados no Nordeste. Além da Bahia, Ceará e Pernambuco, o Maranhão registrou 580 mil pessoas nessa condição em 2025.

Na outra ponta, estados vizinhos apresentaram contingentes menores. A Paraíba contabilizou 375 mil analfabetos, Alagoas 326 mil, Rio Grande do Norte 265 mil e Sergipe 181 mil.

Somados, os nove estados nordestinos concentravam cerca de 4,8 milhões de analfabetos em 2025, mais da metade do total nacional.

Queda no BrasilEm todo o país, o número de pessoas analfabetas caiu de 9,17 milhões em 2023 para 8,38 milhões em 2025. A redução foi de aproximadamente 789 mil pessoas em dois anos.

Mesmo com a queda nacional, Pernambuco permaneceu praticamente no mesmo patamar ao longo do período analisado. O estado fechou 2025 com um contingente superior ao registrado em unidades da federação como Paraná (221 mil), Santa Catarina (144 mil) e Rio Grande do Sul (285 mil).

Os dados do IBGE também mostram que a população idosa concentra a maior parte dos casos no Brasil. Em 2025, dos 8,38 milhões de analfabetos do país, 4,86 milhões tinham 60 anos ou mais.

Inverno e imunidade: guia para evitar armadilhas e nutrir o corpo

Com a queda das temperaturas, o organismo demanda ajustes metabólicos específicos

Especialista orienta sobre como fortalecer o sistema imunológico através do consumo inteligente de alimentos da estação e esclarece o uso de suplementos vitamínicos.

Inverno e imunidade: guia para evitar armadilhas e nutrir o corpo
© iStock

Com a chegada dos dias mais frios, o organismo passa por uma série de adaptações para manter seu funcionamento adequado. Além da mudança na rotina e nos hábitos diários, o inverno também exige uma atenção especial à alimentação, que desempenha papel fundamental na manutenção da imunidade, da disposição e da saúde como um todo. Já a escolha de alimentares inadequadas durante esse período podem favorecer deficiências nutricionais e aumentar a vulnerabilidade do organismo a infecções respiratórias e outras doenças típicas da estação. 

A chegada do inverno traz consigo não apenas o frio, mas também mudanças importantes no comportamento alimentar. É comum que as pessoas sintam mais fome e busquem refeições mais calóricas, reconfortantes e quentes. Paralelamente, a menor exposição ao sol reduz a produção de vitamina D pelo organismo, nutriente essencial para a saúde óssea, muscular e imunológica. Somados, esses fatores podem impactar diretamente o bem-estar e a capacidade do corpo de responder a agentes infecciosos.

Para a Dra. Fabiana Roloff, médica nutróloga e docente do curso de Medicina da Afya Centro Universitário de Pato Branco, o sistema imunológico depende de uma combinação de fatores para funcionar adequadamente, sendo a alimentação um dos pilares mais importantes.

“Existe uma busca desenfreada por suplementos de vitamina C e D, por exemplo, como se fossem capazes de resolver tudo sozinhos. No entanto, a imunidade é um sistema complexo que depende de um ambiente metabólico equilibrado. Não adianta suplementar se a base da alimentação é pobre em nutrientes essenciais”, explica a Dra. Fabiana.

O poder dos alimentos de estação

Durante o inverno, frutas, verduras e legumes típicos da estação oferecem uma combinação valiosa de vitaminas, minerais e compostos bioativos capazes de fortalecer as defesas naturais do organismo. A recomendação da Dra. Fabiana é priorizar alimentos frescos e variados, garantindo o consumo de diferentes nutrientes ao longo do dia.

“O destaque vai para alimentos ricos em vitamina C, como laranja, mexerica, kiwi, acerola e goiaba, que auxiliam na proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres e contribuem para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Também merecem atenção os alimentos fontes de vitamina A, presentes em vegetais de coloração alaranjada e verde-escura, como cenoura, abóbora, espinafre e couve”, comenta a médica nutróloga.

Outro grupo indispensável é o das proteínas de qualidade, encontradas em carnes magras, ovos, leite e derivados, além das leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico. “Esses alimentos participam da formação e renovação de células de defesa, sendo fundamentais para a resposta imunológica”, acrescenta a Dra.

A importância da saúde intestinal

Cada vez mais estudos apontam a estreita relação entre o intestino e o sistema imunológico. Estima-se que uma parcela significativa das células de defesa esteja associada ao trato gastrointestinal, tornando a saúde intestinal um fator decisivo para a imunidade.

Nesse contexto, os alimentos ricos em fibras ganham destaque. Frutas, verduras, legumes, cereais integrais e sementes ajudam a alimentar as bactérias benéficas que compõem a microbiota intestinal. Quando equilibrada, essa microbiota contribui para reduzir processos inflamatórios, melhorar a absorção de nutrientes e fortalecer os mecanismos naturais de proteção do organismo.

“Quando consumimos alimentos in natura, fornecemos ao corpo muito mais do que nutrientes isolados. Oferecemos uma combinação de compostos que atuam em conjunto para manter o equilíbrio do organismo. É essa interação que favorece a saúde e a imunidade”, ressalta a médica nutróloga e docente de Medicina da Afya de Pato Branco.

Estratégias simples que fazem diferença

Além da escolha dos alimentos, a forma de preparo também influencia diretamente a qualidade nutricional das refeições. Sopas, caldos e ensopados preparados com legumes, verduras e fontes de proteína são excelentes opções para os dias frios, pois ajudam a manter a hidratação e fornecem nutrientes importantes de maneira prática e saborosa.

Outro cuidado importante é evitar o excesso de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sódio e gorduras de baixa qualidade. Embora possam parecer opções convenientes e reconfortantes durante o inverno, seu consumo frequente está associado ao aumento de processos inflamatórios e à piora da qualidade da alimentação.

“A hidratação também não deve ser negligenciada. Com a redução da sensação de sede nos dias frios, muitas pessoas passam a ingerir menos líquidos. No entanto, a água continua sendo essencial para o transporte de nutrientes, eliminação de toxinas e funcionamento adequado de todos os sistemas do organismo”, pontua a Dra. Fabiana.

Manter uma alimentação equilibrada, associada à prática regular de atividade física, sono de qualidade e acompanhamento médico quando necessário, é a melhor estratégia para atravessar o inverno com mais saúde, energia e resistência às doenças típicas da estação.

Blog JURU EM DESTAQUE com Notícias ao Minuto

Festejos juninos

Innovatis desenvolve assistente com Inteligência Artificial para ampliar experiência do São João da Paraíba

Innovatis desenvolve assistente com Inteligência Artificial para ampliar experiência do São João da Paraíba

A tecnologia passou a fazer parte da experiência de quem vive os festejos juninos na Paraíba. A Innovatis desenvolveu, em parceria com a startup paraibana Spectree, o Forrozito , um assistente com Inteligência Artificial integrado ao WhatsApp que permite a ao público acessar, de forma rápida e prática, informações sobre a programação do São João em diferentes cidades paraibanas, com dicas de hospedagem, gastronomia, pontos turísticos e diversos outros serviços.

Disponível 24 horas por dia pelo número (83) 99867-5357, a ferramenta foi criada para facilitar o acesso à informação por meio de um dos canais de comunicação mais utilizados pelos brasileiros. A partir de uma conversa natural pelo WhatsApp, os usuários podem esclarecer dúvidas, receber orientações e encontrar informações úteis para aproveitar melhor os festejos juninos.

A iniciativa faz parte da atuação da Innovatis no desenvolvimento de soluções de inovação e transformação digital voltadas para aproximar pessoas, serviços e informações por meio da tecnologia. O projeto utiliza a plataforma IACity, desenvolvida pela Spectree, que combina Inteligência Artificial, canais conversacionais e dashboards inteligentes.

“O Forrozito mostra que é possível utilizar a Inteligência Artificial para aproximar pessoas, democratizar o acesso à informação e enriquecer a experiência de quem participa de uma das maiores manifestações culturais do país. Esse é apenas o primeiro passo de uma parceria que reúne tecnologia, inovação e propósito para desenvolver soluções capazes de gerar impacto real na vida das pessoas”, afirma o CEO da Innovatis, Epitacio Brito.

Além de oferecer suporte aos visitantes durante o período junino, a iniciativa evidencia o potencial da tecnologia para criar novas formas de interação entre instituições e cidadãos, tornando o acesso à informação mais simples, eficiente e acessível.

A iniciativa também destaca a força do ecossistema de inovação da Paraíba, mostrando como empresas locais podem desenvolver soluções tecnológicas capazes de gerar valor para a sociedade e contribuir para experiências mais completas e conectadas.

Sobre a Innovatis

A Innovatis atua na estruturação de projetos, inovação e transformação digital, desenvolvendo soluções que conectam tecnologia, gestão e impacto social para organizações públicas e privadas. A empresa trabalha na criação de iniciativas capazes de transformar oportunidades em projetos estruturados e resultados concretos para a sociedade.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Juliana Cavalcanti

Brasil x Escócia

Saiba quando será o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo; a terceira rodada será realizada em Miami na quarta-feira (24)

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group C - Brazil v Haiti - Philadelphia Stadium, Philadelphia, Pennsylvania, U.S. - June 19, 2026 Brazil's Matheus Cunha celebrates scoring their second goal with Vinicius Junior and Lucas Paqueta REUTERS/Dylan Martinez
© REUTERS/Dylan Martinez/Proibida reprodução
Versão em áudio

Depois de vencer o Haiti por 3 a 0 na última sexta-feira (19) com uma atuação convincente no primeiro tempo, a Seleção Brasileira já se prepara para o seu próximo desafio no Mundial. O Brasil voltará a campo nesta quarta-feira, dia 24 de junho, para enfrentar a Escócia.

O confronto, válido pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, será realizado no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. A partida está marcada para as 19h (horário de Brasília).

O duelo contra os escoceses será decisivo para definir o futuro do Brasil no torneio. Atualmente, a equipe comandada por Carlo Ancelotti lidera o Grupo C com 4 pontos, empatada com o Marrocos, mas em vantagem no saldo de gols.

Uma vitória garante a classificação da Seleção Brasileira para as oitavas de final e consolida a liderança da chave, evitando cruzamentos teoricamente mais difíceis na primeira etapa de mata-mata.

sábado, 20 de junho de 2026

Zema prevê união entre Novo e PL no segundo turno contra Lula

Ex-governador Romeu Zema prevê união entre Novo e PL no segundo turno e diz que direita estará junta contra Lula

O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), afirmou que a direita estará unida em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026. A declaração foi dada na última quarta-feira (17), durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio FM.

“Eu tenho restrições muito maiores com relação ao Lula do que com o Flávio Bolsonaro. No segundo turno, a direita vai estar toda unida contra a esquerda. Isso aconteceu no Chile recentemente e eu encaro isso com naturalidade”, declarou Zema.

A fala ocorre em meio às discussões sobre uma possível aproximação entre o Novo e o PL, tanto no cenário nacional quanto em estados como a Paraíba, onde lideranças das duas legendas vêm demonstrando sintonia política.

No mesmo dia, o ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga (PL), reafirmou que seu segundo voto para o Senado Federal será destinado ao pré-candidato do Novo, Major Fábio.

A declaração foi feita durante entrevista ao programa Ô Paraíba Boa, da Rádio 100.5 FM. Questionado sobre a ausência de uma aliança formal entre PL e Novo no estado, Queiroga destacou que sua posição independe de acordos partidários. “Independente de aliança com o Novo ou não, o segundo voto para o Senado é no Major Fábio”, afirmou.

Segundo o ex-ministro, a decisão é motivada pela relação política construída nos últimos anos. “Sempre foi. O Major Fábio esteve ao meu lado em diversos momentos, inclusive durante a campanha para a Prefeitura de João Pessoa. Ele fez campanha para mim abertamente. Por isso, independente da aliança nacional ou partidária, meu segundo voto para o Senado é Major Fábio”, reforçou.

As declarações de Zema e Queiroga são vistas nos bastidores como mais um indicativo de aproximação entre as principais forças da direita brasileira para as eleições de 2026. Embora ainda não exista uma composição oficial entre PL e Novo na Paraíba, os discursos das lideranças apontam para uma convergência política tanto no cenário nacional quanto na disputa estadual.

Para reforçar sua pré-campanha presidencial e ampliar o diálogo com lideranças locais, Romeu Zema cumprirá agenda na Paraíba no próximo dia 21. O ex-governador de Minas Gerais passará por Campina Grande e João Pessoa, onde participará de compromissos ligados à cultura, economia criativa, setor produtivo e imprensa. A visita faz parte da estratégia de Zema para ampliar sua presença no Nordeste e consolidar alianças políticas de olho na disputa presidencial.

Blog JURU EM DESTAQUE com Fonte 83

Caso Wagner/Master

Palácio do Planalto desaprova estratégia usada pelo senador Jaques Wagner de tentar usar o presidente Lula como escudo na crise

Foto: Cristiano Mariz/O Globo e Ana Paula Paiva/Valor

O Palácio do Planalto desaprovou a estratégia usada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA) de usar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como escudo para se defender das acusações que pesam contra ele. Ao dizer em entrevista à BandNews que Lula não vai tirá-lo da liderança do governo no Senado, na última quinta-feira, 18/06, Wagner procurou demonstrar a total confiança do amigo-presidente.

Auxiliares diretos de Lula afirmaram, porém, que a situação de Jaques Wagner caminha para ficar insustentável. O argumento é que não dá para o presidente colar no senador Flávio Bolsonaro (PL), seu principal rival, a pecha de “Bolsomaster”, por causa das ligações dele com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Lula calcula desgaste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) calcula o desgaste ao governo federal gerado pela operação da PF (Polícia Federal) contra o senador Jaques Wagner (PT-BA) e buscou ministros palacianos ao longo de quinta-feira (18) para tratar do tema. Os encontros aconteceram no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Uma ala do Palácio do Planalto avalia que a operação prejudica a imagem e a articulação política da gestão federal e defende que Jaques seja substituído na liderança do governo no Senado. Mas prevalece a avaliação de que Lula só deve tomar uma decisão após uma conversa pessoal com o parlamentar e outros aliados.

Lula teve uma primeira conversa por telefone com Jaques Wagner ainda na quinta-feira, mas prefere esperar uma reunião presidencial para deliberar o assunto, segundo auxiliares.

PB Agora com O Globo

Brasil vence Haiti por 3 a 0

Com dois gols do atacante paraibano Matheus Cunha, Seleção Brasileira vence Haiti por 3 a 0 na Copa do Mundo de 2026

Créditos: UOL
Créditos: UOL

A Seleção Brasileira venceu o Haiti por 3 a 0, nesta sexta-feira (19), pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.

O grande destaque da partida foi o paraibano Matheus Cunha, que marcou os dois primeiros gols do Brasil e comandou a ofensiva da equipe. O atacante abriu o placar logo nos minutos iniciais e voltou a balançar as redes pouco depois.

O terceiro gol da Seleção foi anotado por Vinícius Júnior, que aproveitou uma boa jogada ofensiva para ampliar a vantagem.

Com o placar de 3 a 0, o Brasil conquistou uma importante vitória e assumiu o controle da partida diante dos haitianos.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Gerlane Neto

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Regras de etiqueta corporativa na Copa do Mundo

Pode usar camisa da Seleção Brasileira no trabalho? Veja regras de etiqueta corporativa na Copa do Mundo 2026

Empresas podem ter dress code e aplicar advertências em caso de descumprimento de regras. Especialistas explicam limites legais e de etiqueta para funcionários durante o torneio mundial


Pode usar camisa da seleção no trabalho? Veja regras de etiqueta corporativa na Copa
© Divulgação

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Copa do Mundo costuma transformar o ambiente de trabalho. Camisas da seleção tomam conta do escritório e amigos combinam confraternizações para assistir aos jogos. Mas até onde vai a torcida durante o expediente? É permitido usar roupas temáticas ou gritar após um gol? 

As respostas dependem, em grande parte, das regras internas de cada empresa. Não existe uma lei que obrigue empregadores a liberar funcionários para assistir aos jogos ou flexibilizar a vestimenta, e as companhias têm autonomia para definir normas sobre roupas e comportamento, desde que as regras sejam razoáveis e comunicadas previamente aos trabalhadores.

De acordo com a advogada trabalhista Evelyn Ribeiro, é possível restringir o uso da camisa da seleção brasileira durante o expediente, sobretudo quando houver uniforme obrigatório ou política interna já divulgada aos empregados (o chamado dress code).

Além das roupas, atitudes tomadas no calor da partida também exigem bom senso. Especialistas afirmam que a emoção faz parte da experiência coletiva, desde que não prejudique colegas nem comprometa as atividades da empresa.

Em empresas mais flexíveis, porém, a Copa pode ser positiva. "Datas como a Copa do Mundo costumam ser oportunidades para flexibilizar a vestimenta e promover integração", diz Natalia Pires Berce, gerente de experiência do colaborador da Foundever. Ela ressalta, no entanto, que é importante respeitar as regras da empresa e considerar o contexto da atividade exercida.

PODE USAR A CAMISA DA SELEÇÃO NO TRABALHO?

Depende das regras da empresa. Se houver uniforme obrigatório ou um dress code previamente estabelecido, o empregador pode restringir o uso da camisa.

Segundo a advogada Evelyn Ribeiro, a empresa tem poder para definir regras de vestimenta e comportamento, desde que elas sejam razoáveis e aplicadas de forma uniforme. A advogada afirma que empresas com regulamentos internos e códigos de conduta claros têm mais segurança para exigir o cumprimento dessas normas.

Já a gerente Natalia Pires Berce afirma que organizações com cultura mais flexível costumam aproveitar eventos como a Copa para permitir roupas temáticas e incentivar a integração entre os funcionários.

CHEFE PODE DAR ADVERTÊNCIA POR DESRESPEITO AO DRESS CODE?

Sim. O descumprimento de normas internas pode resultar em advertência verbal ou escrita e, em casos mais graves ou de reincidência, suspensão disciplinar.

Evelyn Ribeiro afirma que o simples uso da camisa da seleção em desacordo com uma regra interna não leva à justa causa. Porém, a recusa reiterada em cumprir determinações da empresa, especialmente após advertências e suspensões, pode configurar ato de indisciplina e causar demissão por justa causa.

PODE COMEMORAR GOL OU GRITAR DURANTE O EXPEDIENTE?

Sim, desde que a comemoração não atrapalhe o trabalho ou desrespeite outras pessoas.

"Comemorações breves e respeitosas costumam ser bem recebidas. O que deve ser evitado são excessos que prejudiquem colegas que estejam em atendimento, em reuniões ou realizando atividades críticas", afirma a gerente Natalia.

Para a psicanalista e doutoranda em psicologia Elizandra Souza, a comemoração funciona como uma forma de compartilhar emoções e fortalecer o sentimento de pertencimento, mas precisa ser moderada. "É importante observar o ambiente e as pessoas ao redor, visto que nem todas as pessoas estão na mesma energia e vibração."

E XINGAR O JUIZ COM PALAVRÕES?

Segundo a advogada Evelyn Ribeiro, falar palavrão ao xingar o juiz dificilmente justificará uma justa causa, mas a situação muda se a conduta envolver ofensas a colegas, superiores ou clientes, ou provocar tumulto no ambiente.

A psicanalista Elizandra Souza afirma que a emoção do esporte pode levar a reações mais intensas, mas lembra que "o ambiente de trabalho não pode se transformar num estádio de futebol". Para ela, é preciso equilibrar espontaneidade e respeito aos colegas.

O QUE ACONTECE SE PARAR DE TRABALHAR PARA ASSISTIR AO JOGO?

Não existe obrigação legal para que as empresas liberem funcionários ou alterem a jornada durante os jogos da Copa.

Na prática, algumas empresas fazem acordos internos, e ajustam horários ou criam espaços para transmissão das partidas. Quando isso não acontece, o trabalhador deve manter suas atividades.

"A redução deliberada da produtividade ou o abandono das atividades pode caracterizar desídia no desempenho das funções", afirma a advogada Evelyn Ribeiro. Segundo ela, em situações repetidas e após medidas disciplinares, a justa causa pode ser discutida.

A gerente Natalia Pires Berce diz que o equilíbrio é a melhor saída. "Muitas empresas criam ações específicas, ajustam horários, organizam espaços de transmissão ou flexibilizam pausas para que as pessoas possam acompanhar os jogos. O segredo está no equilíbrio."

VEJA HORÁRIOS DOS PRÓXIMOS JOGOS DO BRASIL

SEXTA-FEIRA (19)
21h30 - Brasil x Haiti

QUARTA-FEIRA (24)
19h - Escócia x Brasil

Após o empate na estreia diante da seleção marroquina, o segundo duelo pode ser a chance para alguns reservas saírem do banco para brigar pela artilharia, como Endrick ou Rayan.

Jogos passam nos canais Cazé TV, Globo, SBT, Nsports, Sportv, geTV e Globoplay.

Blog JURU EM DESTAQUE com Notícias ao Minuto

Bola rolando!

Brasil enfrenta Haiti na segunda rodada da Copa do Mundo; vitória pode colocar seleção na disputa pela liderança do Grupo C

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group C - Brazil v Morocco - New York/New Jersey Stadium, East Rutherford, New Jersey, U.S. - June 13, 2026 Brazil's Vinicius Junior celebrates scoring their first goal with Bruno Guimaraes IMAGN IMAGES via Reuters/Vincent Carchietta
© Reuters/Vincent Carchietta/proibida reprodução
Versão em áudio

O Brasil enfrenta nesta sexta-feira (19) o Haiti, a partir das 21h30, na Filadélfia, em partida válida pelo Grupo C da Copa do Mundo Fifa 2026.

A liderança do Grupo C, após a primeira rodada, é da Escócia, que soma 3 pontos após a vitória sobre o Haiti, por 1 a 0. Brasil e Marrocos têm 1 ponto cada, depois do empate de 1 a 1.

Uma vitória brasileira sobre o Haiti pode colocar o Brasil na disputa pela liderança do grupo, já que enfrentará a Escócia, atual líder, na última rodada.

Com isso, a expectativa para a partida de hoje é de que o Brasil apresente uma postura ofensiva desde o início, posicionando sua linha de marcação mais alta, na busca por manter domínio territorial.

Com uma equipe menos experiente e de menor nível técnico do que a brasileira, o Haiti provavelmente adotará um estilo de jogo defensivo, que buscará, em algumas jogadas isoladas, fazer transições rápidas com bolas longas visando contra-ataques.

* Colaborou Pedro Peduzzi

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Deputado estadual Dr. Aledson entrega tratores em Princesa Isabel

Com apoio do senador Efraim Filho e articulação do vereador Arley Moura, deputado Dr. Aledson entrega tratores e fortalece agricultura familiar em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba

Com apoio de Efraim Filho e articulação de Arley Moura, deputado Dr. Aledson entrega tratores e fortalece agricultura familiar em Princesa Isabel

O deputado estadual Dr.Aledson Moura fez a entrega de dois tratores para agricultura familiar de Princesa Isabel. O parlamentar esteve ao lado do vereador Arley Moura e do senador Efraim Filho, responsável por viabilizar os equipamentos por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Os tratores representam um investimento de aproximadamente R$ 700 mil e irão beneficiar diretamente mais de 120 famílias da zona rural, fortalecendo a produção agrícola e oferecendo melhores condições de trabalho aos agricultores do município.

A conquista nasceu a partir de uma demanda identificada pelo vereador Arley Moura, que apresentou a necessidade ao senador Efraim Filho. A partir da articulação, os equipamentos foram assegurados e destinados às associações Trincheira e Esperança, Areias e Pica-Pau, comunidades que há anos aguardavam investimentos capazes de impulsionar a mecanização do campo.

Os tratores são voltados para o fortalecimento da agricultura familiar e contam com tecnologia adequada para atender as necessidades dos produtores rurais. Equipados com motores a diesel de aproximadamente 75 cavalos de potência, tração 4×4 e sistema hidráulico de alta eficiência, os veículos garantem maior desempenho em terrenos irregulares e ampliam a capacidade produtiva das comunidades beneficiadas.

A representante da Associação Sítio Esperança, Hosana Lopes, destacou a importância da conquista para os agricultores da região. Emocionada, ela afirmou que a entrega representa a realização de um sonho aguardado há mais de 27 anos.

“Esse equipamento vai melhorar muito o trabalho dos agricultores, trazendo mais eficiência no preparo da terra antes do plantio e aumentando nossa capacidade de produção. É uma conquista histórica para todas as famílias que dependem da agricultura”, ressaltou.

Outra fala marcada pela emoção foi a de Natália Marques, representante da Associação Esperança. Ao lembrar das dificuldades enfrentadas diariamente pelas famílias que vivem da agricultura, ela destacou o impacto social da iniciativa.

“Quem vive da roça sabe o quanto cada conquista é importante. Esses tratores chegam para fortalecer o homem e a mulher do campo, garantindo melhores condições de trabalho e mais esperança para quem tira da terra o sustento da família”, afirmou.

O deputado Dr. Aledson Moura destacou que o fortalecimento da agricultura familiar é uma das prioridades de seu mandato e ressaltou a importância da parceria com o senador Efraim Filho e com o vereador Arley Moura para transformar demandas da população em ações concretas.

“A agricultura é uma das bases da economia de Princesa Isabel. Esses tratores vão proporcionar mais produtividade, reduzir custos para os agricultores e melhorar a qualidade de vida de dezenas de famílias. É uma conquista construída com diálogo, trabalho e compromisso com quem mais precisa”, declarou.

Já o senador Efraim Filho ressaltou que investir no campo é investir no desenvolvimento dos municípios e na geração de oportunidades para as famílias rurais.

Polêmica Paraíba com Assessoria - Adriany Santos