quinta-feira, 28 de julho de 2022

Imaculada e São José de Princesa estão mal na área de saúde

PESQUISA DOS MUNICÍPIOS: confira o ranking das 10 cidades paraibanas com a pior nota em gestão de saúde pública

AJUDAR AS FAMÍLIAS CARENTES DE IMACULADA-PB

Foto: Reprodução

No último dia 24, o site Polêmica Paraíba trouxe aos leitores o ranking dos 10 municípios paraibanos mais bem avaliados no Índice de Gestão Municipal, que são classificados, avaliados e analisados pelo Instituto Áquila. Os dados foram colhidos na terça-feira, 19 de julho, e permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa.

É importante deixar claro que os dados são atualizados em tempo real, podendo haver modificações a qualquer momento. Na matéria de hoje, vamos apresentar aos leitores as 10 cidades com pior avaliação em gestão de saúde, de acordo com os dados colhidos nesta quinta-feira (28).

Os números do Instituto Áquila permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. De acordo com o instituto, as Cidades Excelentes são aquelas que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. Uma cidade excelente deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA.

A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Aquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população. Com essas informações, é possível ao gestor público aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar do município, identificando assim quais são as restrições e onde ele deve atuar para promover excelência.

Além disso, o grupo Bandeirantes criou o Prêmio “Band Cidades Inteligentes”, em parceria com o Instituto Aquila, com o objetivo de premiar as cidades que obtêm os melhores resultados a partir da avaliação realizada pelo IGMA.

Os indicadores foram construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Em saúde e Bem-estar, são analisados os seguintes fatores:

Cobertura da Atenção Primária;
Expectativa de vida ao nascer (Anos);
Número de leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes (Número por mil habitantes);
Número de profissionais da saúde (SUS) (Número por mil habitantes);
Proporção de internações sensíveis à atenção básica – ISAB (%);
Taxa de mortalidade infantil (Número por mil habitantes);
Casos de Covid-19 (Número por 100 mil habitantes);
Mortes por Covid-19 (Número por 100 mil habitantes) e
Aplicação do mínimo constitucional em Saúde

WhatsApp Image 2022 07 28 at 16.28.17 1 - PESQUISA DOS MUNICÍPIOS: confira o ranking das 10 cidades paraibanas com a pior nota em gestão de saúde

Confira a lista dos 10 municípios com a pior avaliação: 

MUNICÍPIO POSIÇÃO SAÚDE
Bayeux 1 28,59
Pirpirituba 2 29,60
Arara 3 33,71
Araruna 4 35,42
São José de Princesa 5 37,13
Barra de Santa Rosa 6 37,52
Cabedelo 7 38,31
Imaculada 8 38,90
Cacimba de Dentro 9 39,18
Mãe d’Água 10 39,89

Fonte: Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Publicado por: Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário