sábado, 27 de junho de 2026

Governo convoca aprovados em concursos do estado da Paraíba

Diário Oficial traz convocação dos aprovados nos concursos públicos do Estado da Paraíba; VEJA LISTA DOS CONVOCADOS

Diário Oficial do Estado da Paraíba

O Diário Oficial do Estado deste sábado (27) trouxe a convocação dos candidatos aprovados nos concursos públicos do Governo do Estado para as áreas de educação, segurança e saúde da Paraíba. Ao todo, foram convocados 1.176 professores para a rede estadual de ensino, 491 aprovados para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de 162 profissionais para atuação na PB Saúde.

A maior convocação é para a educação, com o chamamento de mais mil professores aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Educação, além de 176 remanescentes da primeira chamada, quando foram convocados os primeiros mil professores. A medida representa um impacto financeiro anual de R$ 181,2 milhões na folha salarial do funcionalismo público e reforça a política de valorização dos profissionais da educação, além de contribuir para a melhoria da aprendizagem e dos indicadores educacionais.

Na segurança pública, foram convocados 418 candidatos do concurso da Polícia Militar e 73 do Corpo de Bombeiros, totalizando 491 candidatos para participação no Curso de Formação de Soldados. O impacto anual estimulado para a folha salarial é de R$ 16,3 milhões. A iniciativa amplia o efetivo das forças de segurança e fortalece as ações de prevenção e combate à criminalidade em todas as regiões do estado.

Já na saúde, o Governo da Paraíba convocou 162 profissionais para atuação na PB Saúde. Os novos servidores irão reforçar o atendimento prestado pela rede hospitalar estadual, contribuindo para ampliar a capacidade assistencial e garantir mais qualidade nos serviços oferecidos à população. O impacto financeiro anual estimado para as convocações da PB Saúde é de R$ 2,1 milhões.

Veja a lista dos convocados no link abaixo

https://auniao.pb.gov.br/servicos/doe/2026/junho/diario-oficial-27-06-2026-portal.pdf

Blog JURU EM DESTAQUE com MaisPB

Proibição de tratamentos e avaliações de saúde personalizados para obesidade

Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento; a empresa Voy oferece tratamento para obesidade com canetas emagrecedoras

Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Versão em áudio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nessa sexta-feira (26) o funcionamento da plataforma Voy, que oferece tratamentos e avaliações de saúde personalizados para obesidade, mas que não está registrada como dispositivo médico.

“Plataformas que realizam a indicação de medicamentos e de suas dosagens se enquadram na categoria de software médico. Além disso, a empresa não está regularizada como farmácia ou drogaria e por isso não pode comercializar medicamentos de qualquer natureza”, informou a Anvisa.

De acordo com comunicado da agência, a empresa responsável pela plataforma, a Revia Gestão de Negócios Ltda., não tem autorização de funcionamento para esse tipo de atividade.

A proibição foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e proíbe a plataforma de oferecer e divulgar os serviços.

A agência alertou ainda que medicamentos adquiridos fora de farmácias e drogarias que funcionem de forma irregular não têm qualquer garantia de origem, composição e qualidade.

Outro lado

À Agência Brasil, a Voy informou que recebeu "com surpresa" a notificação da Anvisa e destacou que a discussão se refere "exclusivamente ao enquadramento regulatório de um questionário digital e à sua eventual necessidade de registro como software". 

"Trata-se de uma questão estritamente administrativa, sem relação direta com a segurança dos pacientes, com a qualidade da assistência prestada ou com os medicamentos."

A empresa esclarece que já adotou as medidas administrativas cabíveis e que a empresa permanece autorizada a operar normalmente. A Voy também informou que não comercializa e nem distribui medicamentos. 

Lei a íntegra da nota: 

A Voy recebeu com surpresa a publicação da notificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma vez que a discussão em questão se refere exclusivamente ao enquadramento regulatório de um questionário digital e à sua eventual necessidade de registro como software. Trata-se de uma questão estritamente administrativa, sem relação direta com a segurança dos pacientes, com a qualidade da assistência prestada ou com os medicamentos.

É importante esclarecer que o processo está em andamento e ainda não há decisão definitiva da Agência sobre o tema. As medidas administrativas cabíveis já foram adotadas pela Voy e, nos termos da legislação, a empresa permanece autorizada a operar normalmente.

A Voy enfatiza que não comercializa medicamentos, não realiza atividades de distribuição ou dispensação e, por essa razão, não se enquadra nas hipóteses legais que exigem Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE). A empresa permanece comprometida com a inovação responsável, a segurança dos pacientes, a ética, a transparência e o pleno respeito às normas regulatórias, aguardando com confiança o pronunciamento definitivo da Anvisa sobre essa discussão regulatória. 

*Matéria ampliada às 18h14 para incluir nota da empresa Voy

“Não há briga, nem competição”, diz Michelle Bolsonaro sobre Flávio

Michelle recua após polêmica com Flávio Bolsonaro e fala em “união para derrotar o desgoverno”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro voltou às redes sociais para minimizar o conflito com o senador Flávio Bolsonaro e defender a unidade da direita. Ela negou ressentimentos e pediu cautela na divulgação de suas declarações.'

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após a repercussão de vídeos em que relatou ter sido alvo de tratamento considerado por ela como desrespeitoso por parte do senador Flávio Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) voltou às redes sociais na última quinta-feira (25) para minimizar o conflito e defender unidade no campo político da direita.

Michelle afirmou que não guarda mágoas e que sua intenção foi apenas esclarecer informações que, segundo ela, estavam sendo distorcidas.

“Para ficar claro: eu não tenho raiva de ninguém. Apenas esclareci uma situação que estava sendo deturpada. Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição”, escreveu.

Ela também pediu cautela na divulgação de trechos de suas declarações, alegando risco de interpretações fora de contexto.

“Uma nova história será escrita com verdade, clareza e respeito. Fiquem em paz”, concluiu.

O episódio ganhou repercussão após vídeos publicados por Michelle na quarta-feira (24), nos quais ela relata divergências com Flávio Bolsonaro envolvendo discussões internas sobre a aproximação do PL com o ex-ministro Ciro Gomes no Ceará.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Carlos Germano

Aniversariante do Dia

Os parabéns especiais do Blog JURU EM DESTAQUE deste sábado, 27 de junho, são para o debutante Welllington Ruan, filho de Juarez Feitosa

Parabéns, Ruan, e feliz aniversário!
Que os seus quinze anos sejam o início de uma jornada promissora, repleta de grandes conquistas e sonhos realizados. 
O valor da vida não está no tempo que ela dura, mas na intensidade com que acontece."

Novo Plano Safra da Agricultura Familiar

Lula anuncia novo Plano Safra da Agricultura Familiar com investimento recorde na próxima terça-feira (30)

O presidente Lula e a ministra Fernanda Machiaveli lançam o novo Plano Safra da Agricultura Familiar em Brasília, com a expectativa de um volume recorde de investimentos para o setor.


Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula e a ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, apresentam nesta terça-feira (30/06), em Brasília, o novo Plano Safra da Agricultura Familiar. A expectativa é de que o governo federal anuncie um volume recorde de investimentos para o setor.

A cerimônia contará ainda com a participação da ministra da Casa Civil, Míriam Belchior; da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; do ministro da Pesca, Rivetla Edipo Araujo Cruz, além de outras autoridades.

O Plano Safra da Agricultura Familiar reúne ações voltadas ao fortalecimento da produção no campo, à geração de renda para pequenos produtores e ao incentivo à produção de alimentos consumidos pelas famílias brasileiras. Entre as medidas previstas estão linhas de crédito, seguro agrícola, compras públicas, assistência técnica e extensão rural.

Nas três últimas safras, o Governo Federal destinou mais de R$ 225 bilhões em crédito para a agricultura familiar, com condições diferenciadas de financiamento. Durante o evento, será anunciado um novo patamar de recursos para o segmento, ampliando os investimentos destinados ao setor.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba

INSS revela idade mínima para sacar R$ 1.621 em 2026

Valor de R$ 1.621 corresponde ao piso previdenciário de 2026, sendo o menor benefício pago pelo INSS para aposentadorias vinculadas ao salário mínimo vigente

INSS revela idade mínima para sacar R$ 1.621 em 2026
© Shutterstock

As regras para aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam sendo motivo de dúvidas entre milhões de brasileiros. Em 2026, muitos segurados buscam entender qual é a idade mínima exigida para solicitar o benefício e receber valores a partir de R$ 1.621, equivalente ao piso previdenciário deste ano. A resposta varia conforme a regra em que cada trabalhador está enquadrado. 

Quem já contribuía para a Previdência Social antes da Reforma da Previdência, aprovada em 2019 por meio da Emenda Constitucional 103, está sujeito às chamadas regras de transição. Essas normas foram criadas para reduzir os impactos das mudanças sobre trabalhadores que estavam próximos de conquistar a aposentadoria, mas estabeleceram diferentes critérios envolvendo idade, tempo de contribuição e pontuação.

Em 2026, uma das principais alterações ocorre na regra da idade mínima progressiva. Nessa modalidade, o tempo mínimo de contribuição permanece inalterado, enquanto a idade exigida aumenta seis meses em relação ao ano anterior. Assim, as mulheres precisam ter 59 anos e seis meses de idade, além de pelo menos 30 anos de contribuição. Já os homens devem atingir 64 anos e seis meses, com no mínimo 35 anos de recolhimentos ao INSS.

Essas exigências valem para os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), sistema que reúne trabalhadores da iniciativa privada, empregados com carteira assinada, contribuintes individuais, autônomos, trabalhadores domésticos e outros segurados responsáveis por financiar o INSS. É esse regime que garante o pagamento de aposentadorias, pensões e benefícios previdenciários para grande parte da população.

Além da idade progressiva, outra alternativa disponível é a regra dos pontos. Nesse modelo, são somados a idade e o tempo de contribuição do segurado. Em 2026, as mulheres precisam alcançar 93 pontos e os homens, 103 pontos. Mesmo atingindo essa pontuação, continua sendo obrigatório cumprir o tempo mínimo de contribuição: 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. A pontuação exigida aumenta gradualmente, conforme o cronograma estabelecido pela reforma.

Outra possibilidade é o chamado pedágio. A modalidade de 50% atende quem, em novembro de 2019, estava a até dois anos de completar o tempo necessário para se aposentar. Nesse caso, é preciso trabalhar o período que faltava acrescido de metade desse tempo, sem exigência de idade mínima.

Já o pedágio de 100% determina que o segurado cumpra exatamente o dobro do tempo que restava em 2019 para atingir o direito à aposentadoria. Nessa regra, as idades mínimas permanecem fixas em 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, sem alterações anuais.

O valor de R$ 1.621 corresponde ao piso previdenciário de 2026, sendo o menor benefício pago pelo INSS para aposentadorias vinculadas ao salário mínimo vigente. Quem cumprir os requisitos previstos em alguma das regras poderá receber a partir desse valor, que pode ser superior conforme o histórico salarial e o tempo de contribuição.

Para quem ainda tem dúvidas sobre qual regra se aplica ao seu caso, o Meu INSS oferece um simulador oficial. A plataforma, disponível pela internet e por aplicativo, permite consultar o histórico de contribuições, emitir extratos, agendar atendimentos e realizar simulações da aposentadoria. O acesso é feito com CPF e senha da conta gov.br. Embora a ferramenta não conceda automaticamente o benefício, ela auxilia o segurado a identificar quanto falta para se aposentar e qual regra está mais próxima de sua realidade.

As mudanças previstas para 2026 fazem parte do cronograma criado pela Reforma da Previdência e reforçam a importância de acompanhar atentamente o extrato previdenciário. Conferir vínculos de trabalho, verificar o tempo de contribuição e entender corretamente as regras vigentes pode evitar erros que atrasem a concessão da aposentadoria.

Blog JURU EM DESTAQUE com Notícias ao Minuto

Liberação de novo lote de valores esquecidos

Caixa Econômica Federal libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; as consultas podem ser feitas no portal Repis Cidadão - VEJA COMO SACAR 

Real Moeda brasileira, dinheiro.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
© Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Versão em áudio

Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão na fila para sacar cotas do antigo fundo Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem reaver o valor. A Caixa Econômica Federal começou a pagar na última quinta-feira (25) um novo lote de valores esquecidos.

Nesta rodada, recebem aqueles que pediram o ressarcimento até 31 de maio. O valor médio pago varia de R$ 2,8 mil a R$ 2,9 mil, dependendo do tempo de trabalho e do salário da época.

Quem tem direito

Podem sacar os valores:

  • Trabalhadores com carteira assinada entre 1971 e 1988;
  • Servidores públicos do mesmo período;
  • Herdeiros ou dependentes legais, em caso de falecimento;
  • Quem pediu o dinheiro até 31 de março.

O benefício não tem relação com o abono salarial atual do PIS/Pasep, pago anualmente. Trata-se de cotas de um fundo antigo, extinto em 2020.

Como consultar 

A consulta é feita pelo portal Repis Cidadão, com login via conta Gov.br nos níveis prata e ouro.

Passo a passo:

  • Acesse o site e faça login com CPF e senha;
  • Informe o número do PIS/Pasep ou NIS (se solicitado);
  • Clique em “pesquisar”;
  • O sistema indicará se há valores e como proceder.

Também é possível consultar pelo aplicativo do FGTS.

Como pedir o pagamento

O pedido pode ser feito de duas formas:

Pelo aplicativo FGTS:

  • Acesse “Mais”;
  • Clique em “Ressarcimento PIS/Pasep”;
  • Envie os documentos e acompanhe o pedido.

Em uma agência da Caixa:

  • Leve documento oficial com foto.

O pagamento é feito por crédito em conta. Quem não tiver conta na Caixa receberá automaticamente uma poupança social digital, movimentada pelo app Caixa Tem.

Herdeiros

Herdeiros também podem solicitar o valor, desde que apresentem:

  • Documento de identificação;
  • Certidão de dependentes ou autorização judicial;
  • Documento que comprove vínculo com o titular.

Calendário 

O pagamento depende da data em que o pedido foi feito, de acordo com a Caixa. Próximos lotes:

  • Até 31/05/2026 → recebe em 25/06/2026 (lote atual);
  • Até 30/06/2026 → recebe em 27/07/2026;
  • Até 31/07/2026 → recebe em 25/08/2026;
  • Até 31/08/2026 → recebe em 25/09/2026;
  • Até 30/09/2026 → recebe em 26/10/2026;
  • Até 31/10/2026 → recebe em 25/11/2026;
  • Até 30/11/2026 → recebe em 28/12/2026;
  • Até 31/12/2026 → recebe em janeiro de 2027.
     

Fundo PIS/Pasep

Criado na década de 1970, o fundo reunia recursos para complementar a renda de trabalhadores e servidores. Em 1988, foi substituído pelo modelo atual de abono salarial.

Os valores não sacados foram transferidos em 2020 para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, depois, ao Tesouro Nacional. Agora, o governo permite o resgate mediante pedido.

Prazo para sacar

O pedido pode ser feito até setembro de 2028. Após esse prazo, os valores serão incorporados definitivamente ao Tesouro, sem possibilidade de saque.

Canais de dúvidas

A Caixa oferece atendimento pelos seguintes canais:

  • Telefone: 0800-726-0207;
  • SAC: 0800-726-0101;
  • Ouvidoria: 0800-725-7474;
  • Site: caixa.gov.br.

A orientação é verificar quanto antes se há valores disponíveis para evitar perder o prazo.

Brasil x Japão

DEFINIDO: Seleção Brasileira encara o Japão no mata-mata da Copa do Mundo 2026, na próxima segunda-feira (29/06)

A Seleção Brasileira já conhece seu adversário na segunda fase da Copa do Mundo de 2026. O Brasil enfrentará o Japão na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), no Estádio de Houston, no Texas, Estados Unidos, valendo vaga nas oitavas de final do Mundial.

Os japoneses garantiram a classificação após empatarem por 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira (25), terminando na segunda colocação do Grupo F. A liderança da chave ficou com a Holanda, que enfrentará o Marrocos na próxima fase. A Suécia também avançou como uma das melhores terceiras colocadas.

O confronto coloca frente a frente duas seleções de tradições distintas. Enquanto o Brasil busca o hexacampeonato mundial, o Japão tenta fazer história em mais uma participação no torneio. Além da rivalidade esportiva, as duas equipes possuem uma relação histórica, marcada pela influência do futebol brasileiro no desenvolvimento do futebol japonês, que ao longo das últimas décadas contou com treinadores, jogadores e métodos de treinamento brasileiros em seu processo de evolução.

No ranking mais recente da Fifa, atualizado nesta quinta-feira (25), o Brasil ocupa a quinta colocação, enquanto o Japão aparece na 17ª posição.

O retrospecto do confronto também favorece amplamente a Seleção Brasileira. As equipes se enfrentaram 14 vezes ao longo da história, com 11 vitórias do Brasil, dois empates e apenas um triunfo japonês.

A única vitória do Japão aconteceu em outubro de 2025, quando derrotou a equipe comandada por Carlo Ancelotti por 3 a 2, em amistoso.

Em Copas do Mundo, Brasil e Japão se enfrentaram apenas uma vez. O duelo aconteceu na fase de grupos da Copa de 2006, na Alemanha, quando a Seleção Brasileira venceu por 4 a 1, terminou na liderança do grupo e avançou às oitavas de final. O Japão acabou eliminado ainda na primeira fase.

Agora, quase duas décadas depois, as seleções voltam a medir forças em um Mundial. Quem vencer o confronto em Houston seguirá na briga pelo título da Copa do Mundo de 2026.

Blog JURU EM DESTAQUE com Fonte 83

Lula x Trump

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cita Donald Trump e defende investimento nas Forças Armadas para proteger o Brasil

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nessa sexta-feira (26) que o Brasil não deseja entrar em conflitos com outros países, mas defendeu que o país esteja preparado para proteger seu território e sua soberania. A declaração foi feita durante a cerimônia de entrega da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí, Santa Catarina.

“Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu tenho que me cuidar”, disse o presidente ao destacar a importância de fortalecer a estrutura de defesa nacional.

Lula destaca instabilidade global e necessidade de defesa

Durante o discurso, Lula afirmou que o cenário internacional é de crescente instabilidade e citou episódios históricos e atuais para justificar a necessidade de investimentos estratégicos. Ao mencionar a invasão do Brasil pelo então presidente paraguaio Solano López, em 1864, durante a Guerra do Paraguai, o petista também fez referência ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Está cheio de maluco no mundo. Agora mesmo o presidente americano quer tomar a Groenlândia, quer tomar o Canal do Panamá. Onde é que nós estamos?”, declarou.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Gerlane Neto

Conta Inteligente

NOVIDADE: Grupo Energisa testa o Plano Pré-pago para conta de energia elétrica na Paraíba

Foto: Divulgação/Energisa

Controlar a conta de energia e ter mais flexibilidade para pagar. Esse é o objetivo do Plano Pré-pago, quarto e último modelo de Conta Inteligente testado pelo Grupo Energisa como um projeto de experimentação de novas modalidades tarifárias, conduzido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Disponível em países como Alemanha, Reino Unido, Argentina e Colômbia, esse formato de compra de créditos – que são convertidos em kWh – chega à Paraíba, trazendo, incialmente como teste, um modelo semelhante ao usado em outros serviços, como telefonia e streaming.

“O Pré-pago é um modelo amplamente conhecido pelo consumidor brasileiro, que possibilita controlar a conta de energia, acompanhando o consumo em tempo real e adicionando créditos conforme a necessidade. Além disso, em vez de pagar a conta de luz em um único dia no mês, oferece flexibilidade ao cliente, que pode escolher quando e quanto crédito quer colocar a cada recarga”, explica Rodrigo Santana, diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia da Energisa.

Para ser aplicado, o novo modelo precisa de um medidor de energia especial. Por isso, vai ser testado por até 12 meses com consumidores de 36 cidades de São Paulo, Paraíba e Tocantins. A adesão de voluntários já está aberta, com inscrições disponíveis até maio pelo aplicativo Energisa ON ou pela agência digital (energisa.com.br).

Na Paraíba, até mil pessoal podem se cadastrar na modalidade de pagamento nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Conde, Patos, Lagoa Seca, Santa Luzia, Bayeux, Sousa, Cajazeiras, Cabedelo, Queimadas, Bananeiras, Solanea, Esperança, Guarabira, Sape, Mamanguape, Capim, Sobrado, Cruz do Espírito Santo, Marizopolis, Aparecida e São Mamede.

Não há qualquer custo para integrar o teste e os participantes podem optar por regressar à cobrança convencional a qualquer momento. Podem participar consumidores residenciais que não estejam incluídos na Tarifa Social, não possuam cobranças adicionais na fatura (como seguros e doações) e não sejam atendidos por geração distribuída, como energia solar compartilhada. Os participantes podem retornar ao modelo convencional a qualquer momento.

“Com esse teste nas distribuidoras Energisa Sul-Sudeste, Energisa Paraíba e Energisa Tocantins, vamos avaliar a receptividade a um novo modelo tarifário. Com o Plano Pré-pago, queremos medir o potencial de mudança no comportamento de consumo e o relacionamento do cliente com a distribuidora. Também queremos promover engajamento e satisfação do cliente com maior controle de gastos com energia elétrica, além de avaliar o modelo como solução para diminuição de inadimplência”, afirma o executivo.

Valor mínimo de recarga: R$ 30

Com recarga mínima de R$ 30 e máxima de R$ 500, além de outros múltiplos de R$ 10, o Plano Pré-pago oferece ao consumidor flexibilidade para adicionar créditos a qualquer momento com valores diferentes. O consumo pode ser acompanhado pelo próprio medidor especial ou pelos canais digitais.

“A possibilidade de acompanhar o consumo praticamente em tempo real permite que o consumidor decida o volume de créditos e novas recargas conforme sua demanda de energia. O cliente é avisado até três vezes quando seus créditos estiverem acabando, além de contar com a possibilidade de ativar um crédito emergencial para não ter o serviço interrompido. No Plano Pré-pago, a conta de luz não precisa mais ser uma despesa mensal, pode ser semanal, o que pode ser interessante para um profissional autônomo por exemplo”, diz Santana.

Ao flexibilizar o pagamento da conta de luz, possibilitando a troca de um gasto único e mais alto por mês pela compra de créditos conforme a necessidade de consumo, o novo modelo também se torna interessante para clientes que têm dificuldade de manter o pagamento em dia. Por isso, mais à frente, clientes com o serviço interrompido poderão aderir a esse modelo. Ao comprar créditos, o consumidor com fatura em aberto poderá utilizar 10% do valor adquirido para quitar débitos anteriores, o que funcionará como uma forma de amortizar a dívida e manter o serviço.

Blog JURU EM DESTAQUE com MaisPB

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Alerta de perigo potencial de chuvas para toda a Paraíba

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora para todos os 223 municípios paraibanos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo de perigo potencial para chuvas em todos os 223 municípios da Paraíba. O aviso permanece válido até as 23h59 desta sexta-feira (26/06).

Segundo o órgão, a previsão é de precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulados que podem chegar a 50 milímetros ao longo do dia. O alerta também prevê ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h.

Apesar da classificação de perigo potencial, o Inmet informa que o risco de transtornos como queda de energia elétrica, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.

Diante da previsão, o instituto orienta que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Blog JURU EM DESTAQUE com Paraíba Já

Frio e baixa imunidade aumentam risco de infecções respiratórias

Veja alguma indicações do infectologista Frederico Zago, do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU)

Frio e baixa imunidade aumentam risco de infecções respiratórias
© Shutterstock

Com a chegada do inverno, cresce a circulação de vírus e bactérias responsáveis por infecções respiratórias, o que resulta no aumento dos atendimentos por síndromes respiratórias, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. 

Entre os principais agentes infecciosos desta época estão o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), associado à bronquiolite em bebês, e o pneumococo (Streptococcus pneumoniae), bactéria responsável por doenças como pneumonia, meningite, sinusite e otite média, que podem evoluir para quadros graves.

Dados de vigilância em saúde no Brasil indicam aumento sazonal das síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) durante os meses mais frios, reforçando a necessidade de atenção à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado.

A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias e contato com superfícies contaminadas, o que reforça a importância de medidas simples e eficazes, como higiene frequente das mãos, ambientes ventilados e uso de máscara em caso de sintomas gripais.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção, especialmente contra influenza, COVID-19 e pneumococo, sobretudo em grupos de risco, contribuindo para a redução de complicações, internações e óbitos relacionados às doenças respiratórias.

Segundo o infectologista do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Frederico Zago, é fundamental que a população fique atenta aos sinais de agravamento.

“Febre persistente, dificuldade para respirar, prostração importante, dor no peito, chiado no peito e piora progressiva dos sintomas são sinais de alerta que exigem avaliação médica imediata, principalmente em crianças, idosos e pacientes com comorbidades”, destaca.

O especialista reforça que muitas complicações podem ser evitadas com diagnóstico precoce e acompanhamento adequado, especialmente quando os sintomas inicialmente se confundem com gripes comuns.

Blog JURU EM DESTAQUE com Notícias ao Minuto

Capital paraibana amanhece sob chuvas, com alerta amarelo emitido pelo Inmet

João Pessoa, capital da Paraíba, registra forte volume de chuva nesta sexta-feira (26/06); CONFIRA ACUMULADOS

João Pessoa registra forte volume de chuva nesta sexta-feira; confira os acumulados

A capital paraibana amanheceu sob chuvas hoje (26), com alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o litoral da Paraíba. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) aponta que as condições de tempo permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas sobre o setor leste do estado, principalmente sobre a faixa litorânea e nas regiões do Brejo e Agreste.

O alerta amarelo classifica situação de perigo potencial, com chuvas que podem chegar entre 20 e 30 milímetros por hora e ventos de até 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica e queda de árvores durante o período é considerado baixo, mas o Inmet recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada

Até o dia 25, João Pessoa já havia acumulado 90 mm de chuva em junho, o equivalente a 55% da média normal para o mês, que é de 165 mm. O volume reforça o caráter chuvoso típico deste período do ano para a capital paraibana.

A população deve redobrar a atenção em áreas de risco, como encostas e regiões sujeitas a alagamentos. Veja os dados da AESA: https://www.aesa.pb.gov.br/previsao-do-tempo/

 Polêmica Paraíba com PB Agora - Adriany Santos

Previsão do tempo no Brasil

Instabilidades provocam chuva em grande parte do país, com destaque para o litoral do nordeste, Amapá, Centro-Oeste e Sudeste, prevê o Inmet

São Paulo (SP), 18/02/2025 - Calor de 35ºC e chuva forte a tarde no centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Versão em áudio

A chuva ganha força em parte do país entre esta sexta-feira (26) e sábado (27), com destaque para o litoral do Nordeste, o Amapá e áreas do Centro-Oeste e Sudeste, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Sul, o tempo firme predomina até hoje, mas instabilidades voltam a atuar sobre o Paraná no sábado. Enquanto uma massa de ar polar mantém o frio na Região Sul, temperaturas acima de 30°C continuam sendo registradas em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Sudeste 

Segundo o Inmet, nesta sexta-feira, a circulação atmosférica em médios e altos níveis continuará sendo o principal fator responsável pela condição favorável à ocorrência de chuva, sobretudo no estado de São Paulo. Além disso, o sistema frontal estacionário ainda deverá favorecer condições de instabilidade, principalmente no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.

Devido ao afastamento do sistema frontal para o oceano, no sábado (27), a tendência é diminuição da instabilidade sobre a região. Ainda assim, esse sistema continuará favorecendo a ocorrência de chuvas mais pontuais e isoladas.

As temperaturas mínimas, no sábado, deverão ficar em torno de 11°C no oeste paulista e de 12°C no sul de Minas Gerais. Já as temperaturas máximas poderão alcançar valores próximos de 30°C em Januária, no norte de Minas Gerais.

Sul   

Hoje, a Região Sul permanecerá sob o predomínio de tempo estável ao longo do dia, sem previsão de chuva.

Entretanto, amanhã, a circulação atmosférica em médios níveis favorecerá a formação de instabilidades sobre o Paraná. Com isso, há previsão de chuva em todo o estado, podendo ocorrer na forma de pancadas localmente intensas, acompanhadas de trovoadas e eventual queda de granizo.

A massa de ar polar continuará mantendo as temperaturas baixas na região. As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de -1°C, com destaque para áreas da serra catarinense. Por outro lado, as temperaturas máximas apresentarão elevação gradual ao longo do período, podendo atingir cerca de 21°C hoje, em Umuarama, no noroeste do Paraná e 23° C no norte e no noroeste do Paraná.

Norte

Nesta sexta-feira, a previsão indica a atuação de áreas de instabilidade sobre parte da Região Norte, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva, principalmente no centro-norte do Amazonas, incluindo Manaus, e em Roraima.

No Pará, a chuva deverá se concentrar no oeste do estado, na região de Santarém, bem como na região de Belém e ao longo do litoral. As exceções ficam por conta de Tocantins, Rondônia e Acre, onde não há previsão de chuva significativa.

No sábado, há previsão de chuva intensa, que poderá vir acompanhada de trovoadas isoladas, especialmente no estado do Amapá. Nas demais áreas da região, predominará a condição de maior nebulosidade.

As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 19°C, nesta sexta. Já as máximas mais elevadas da região são previstas para o Tocantins, podendo atingir 34°C em Araguaína (TO). No sábado (27), as temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 16°C, em Rio Branco, enquanto as máximas poderão alcançar cerca de 33°C em Araguaína (TO).

Centro-Oeste 

Segundo o Inmet, nesta sexta-feira, um sistema frontal estacionário atuará sobre regiões do Centro-Oeste do Brasil. Esse fenômeno traz instabilidades para a região e favorece a ocorrência de pancadas de chuva em áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, além de contribuir para o aumento da nebulosidade ao longo do dia. Nas demais áreas o tempo deve continuar estável.

No sábado, a circulação atmosférica em médios e altos níveis continuará influenciando as condições do tempo, favorecendo a ocorrência de instabilidade, principalmente na porção sul de Mato Grosso do Sul.

As temperaturas mínimas deverão variar entre 9°C e 14°C, no sul de Mato Grosso do Sul. Já as temperaturas máximas poderão atingir valores próximos de 33°C na região.