segunda-feira, 14 de março de 2022

Se você é homem e já teve Covid, precisa ficar atento com algumas sequelas causadas pelo vírus

SEQUELAS: Covid-19 pode gerar danos no órgão genital e causar disfunção erétil, especialistas explicam

a0a8809b 260b 4da4 9207 44903d1c7f0c - SEQUELAS: Covid-19 pode gerar danos no órgão genital e causar disfunção erétil, especialistas explicam

Se você é homem e já teve Covid-19, precisa ficar atento com algumas sequelas causadas pelo vírus, de acordo com uma pesquisa médica, vários tecidos do trato genital masculino podem ser infectados com Sars-CoV-2.

Uma pesquisa   realizada pelo Tulane National Primate Research Center, nos Estados Unidos, mostrou que o vírus responsável pela Covid-19 afetou os testículos, pênis, próstata e vasos sanguíneos de alguns macacos.

O resultado pode comprovar que a disfunção erétil relatada por pacientes humanos que tiveram Covid-19 pode estar ligada diretamente ao SARS-CoV-2 e não sobre a inflamação e febre decorrentes da doença, como se pensava anteriormente.

Os pesquisadores realizaram exames completos nos primatas para verificar onde o vírus se apresentaria. “O sinal que saltou para nós foi a disseminação completa através do trato genital masculino”, disse o autor sênior da pesquisa, Thomas Hope.

O autor ainda disse que o estudo foi realizado com três macacos, mas os resultados foram consistentes apesar de não ser possível detectar se os primatas apresentavam sintomas correspondente à infecção viral do trato genital masculino, como baixos níveis de testosterona, baixa contagem de espermatozoides, dor ou disfunção sexual.

Outros estudos relatam que homens infectados com Covid-19 possuem entre três e seis vezes mais chances de desenvolver disfunção erétil. Entre 10% e 20% dos homens infectados pelo SARS-CoV-2 apresentam sintomas do problema.

Além disso, os pacientes também podem apresentar dor testicular, contagem reduzida de esperma, redução da qualidade do esperma, diminuição da fertilidade e hipogonadismo, um quadro que representa a diminuição da produção de testosterona, diminuindo o desejo sexual.

O médico aponta que, apesar de afetar uma pequena parcela dos homens, é possível que muitas pessoas apresentem a disfunção erétil levando em consideração o grande número de pessoas infectadas pela Covid-19 em toda a pandemia.

Descobertas anteriores

Antes deste estudo, no entanto, várias pesquisas, e até mesmo o depoimento de homens que foram infectados pelo Sars-CoV-2, apontavam que eles poderiam sofrer alterações na função dos testículos, notadamente uma diminuição em níveis hormonais como os de testosterona, além de sofrer prejuízos na função dos espermatozoides.

O urologista Jorge Hallak, professor livre-docente e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP),  já avisava, há um ano, que ao entrar no organismo, o vírus ataca múltiplos órgãos, o que inclui o trato reprodutivo masculino.

“O que temos observado é que o Sars-CoV-2 tem uma predileção pelos testículos. Isso porque, depois dos pulmões, os testículos são o órgão com maior número dos chamados receptores ACE2, utilizados pelo vírus para aderir às células”, declarou Hallak.

Ele também lembrou que os testículos contam com uma proteína, chamada TMPRSS2, que faz a ativação desses receptores ACE2 nas células. Em outros órgãos, ainda que o ACE2 esteja presente, esse receptor não está apto a deixar o vírus entrar na célula por não ter sido ativado. Os testículos, no entanto, são até mais propensos a serem órgão-alvo do vírus do que os rins, que aparecem em terceiro lugar em número de receptores.

O médico neurologista e neuro-oncologista Gabriel Novaes de Rezende Batistella, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (Snola), também mencionava o problema no ano passado: “A Covid-19 machuca a película interna das veias e artérias do corpo todo (isso inclui o pênis), podendo prejudicar a ereção. Mas não é somente esse mecanismo. Um estudo italiano investigou outros fatores como o estresse, redução dos hormônios masculinos pelos testículos (hipogonadismo) e função pulmonar diminuída. Vai ser necessário um foco grande nesses pacientes, em longo prazo, para que possamos entender e ajudar quem tiver um prejuízo da função sexual”.

Hallak afirma que é importante que médicos e pacientes tenham essas informações, até porque medidas como receitar injeções do hormônio podem ser um “tiro no pé”: “Receber o hormônio externamente inibe ainda mais a função testicular, bloqueia o eixo hormonal, e pode provocar uma lesão ainda maior do que a causada pelo novo coronavírus”, alerta.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário