quinta-feira, 10 de março de 2022

“Paraíba não quer ficar no vai e vem”, diz secretário sobre decisão do prefeito de Princesa Isabel

Liberação de máscaras em Princesa Isabel é “precipitada” e flexibilização vai acontecer no momento certo, diz secretário 

Geraldo Medeiros e1609188757319 - Secretário diz que liberação de máscaras em Princesa Isabel é "precipitada" e afirma que flexibilização vai acontecer no momento certo: "Paraíba não quer ficar no vai e vem"

Em entrevista ao Polêmica Paraíba nesta quarta-feira (09), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, taxou como “precipitada” a decisão do prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, de liberar o uso de máscaras em ambientes abertos no município. Geraldo disse ainda que qualquer decisão acerca da liberação do equipamento será feita levando em consideração análises técnicas.

“O Estado tem o decreto estadual que rege todos os critérios sanitários para a população. A maioria dos municípios segue o decreto estadual, e é importante que isso ocorra […]. É uma atitude precipitada [liberação em Princesa Isabel]. O Ministério Público Federal já arguiu o município no sentido que o mesmo justifique quais embasamentos científicos o levaram a tomar essa decisão”, revelou.

Geraldo relembrou que as medidas adotadas pela Paraíba durante a pandemia da Covid-19 levaram o estado a receber nota máxima na condução da mesma a nível nacional, “sempre baseada na opinião de especialistas, infectologistas, sanitaristas, epidemiologistas e com embasamento científico”.

O secretário também reconheceu que a Paraíba está em um declínio no número de casos e mortes causadas pela doença, mas que qualquer definição acerca da liberação do uso de máscaras, por exemplo, acontecerá apenas mediante análise técnica.

“Nós estamos realmente em um declínio no número de casos novos diários e de mortes, no entanto não é o fim da pandemia. Precisamos esperar mais algumas semanas para que sejam analisados os indicadores epidemiológicos, e aí sim, definir uma medida maior de flexibilização. A população hoje leva uma vida quase normal, mas não podemos antecipar nem adotar medidas intempestivas e precipitadas. Isso pode acarretar em uma maior contaminação das pessoas”, justificou.

Ao citar estados como São Paulo e Santa Catarina, também referência na condução da pandemia mas que já flexibilizam o uso de máscaras, Geraldo lembrou que, São Paulo, por exemplo, havia liberado o equipamento anteriormente e depois precisou voltar atrás. Na visão do secretário, a Paraíba não pode ficar nesse “vai e vem”.

“É isso que a Paraíba não quer fazer. A Paraíba quer seguir as orientações do Programa Nacional de Imunizações e da Organização Mundial de Saúde”, finalizou.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Bruno Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário