terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Morre vítima de Covid-19 prefeita eleita do interior do Rio Grande do Sul

NOVA ELEIÇÃO OU NÃO? Vice assume após candidata eleita prefeita em 15 de novembro morrer por Covid-19 – ENTENDA

betinho izalda santo antonio das missoes 07122020105559634 - NOVA ELEIÇÃO OU NÃO ? Vice assume após candidata eleita morrer por covid-19 - ENTENDA

A cidade de Santo Antônio das Missões, no Rio Grande do Sul, vive nos últimos dias o luto pela morte de Izalda Boccacio, então vice-prefeita e eleita em 15 de novembro para a prefeitura do município gaúcho, por complicações decorrentes da Covid-19.

Aos 72 anos, Izalda Boccacio havia vencido a eleição com 53,47% dos votos válidos, e foi diagnosticada com a doença do novo coronavírus logo depois do fim da campanha eleitoral. Junto do marido, que também contraiu o vírus, ela estava internada na cidade de São Borja (RS).

Com o falecimento da prefeita eleita, o município deverá ser administrado por Betinho, também do PP, candidato a vice de Izalda.

A advogada Paula Bernardelli, especialista em Justiça Eleitoral, explica que, se determinada chapa foi eleita, o falecimento antes da diplomação implicará na diplomação e posse apenas da outra pessoa da chapa, ou seja, o candidato a vice eleito.

“Não existe previsão legal expressa sobre isso, mas esse foi o entendimento que foi adotado pela Justiça Eleitoral já há algum tempo”, afirma Bernardelli.

Após a morte de Izalda Boccacio, o atual prefeito Puranci Barcelos, decretou luto oficial de três dias, e a gestão do município emitiu nota oficial: “Não existem palavras para descrever tamanha tristeza que assola a todos neste momento. Uma perda irreparável”.

Professora de formação e diretora de escolas locais, Izalda ocupava o cargo de vice-prefeita desde 2017. Anteriormente, também exerceu as funções de secretária municipal de Educação de Santo Antônio das Missões em 2001 a 2004 e dirigiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local.

Fonte: R7 - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário