segunda-feira, 17 de março de 2014

E tome moído!

Aguinaldo deixa Cidades e PMDB boicota cerimônia de posse de novos ministros

Com seu retorno à Câmara Federal, quem deixa o mandato e volta à suplência é Leonardo Gadelha (PSC)




O paraibano Aguinaldo Ribeiro deixou segunda-feira (17) o Ministério das Cidades e retomou o mandado de deputado federal. Em seu lugar, a presidente Dilma Rousseff (PT) nomeou o vice-presidente de governo da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. Com seu retorno, Ribeiro desaloja o suplente Leonardo Gadelha (PSC), que deixa a Câmara Federal.  Além do Ministério das Cidades, em outras cinco pastas ocorreram mudanças no comando.
Em meio à crise com o PMDB, a cerimônia de posse dos novos seis ministros aconteceu na manhã desta segunda, no Palácio do Planalto, mas sem a presença dos deputados peemedebistas. Acontece que o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha, comandou um boicote da bancada à solenidade.
Dos novos ministros, dois são ligados ao PMDB, mas a nomeação da presidente aconteceu sem que da bancada do partido na Câmara os tenha indicado. São eles: Neri Geller, para o Ministério Agricultura; e Vinicius Lages, para o Turismo. Apesar de não ser filiado ao partido, Lages foi indicado ao posto pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enquanto Geller se filiou ao PMDB recentemente. Geller é ligado à bancada do Mato Grosso no Congresso, tem o aval do senador Blairo Maggi (PR) e bom trânsito com o atual ministro da Agricultura deputado Antonio Andrade (PMDB-MG). 
Além de Aguinaldo Ribeiro, deixam os cargos o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas;da Pesca, senador Marcelo Crivella; da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp; da Agricultura, deputado Antônio Andrade; e do Turismo, deputado Gastão Vieira.
Além de Lages e Geller, assumiram seus cargos  o ex-presidente da Petrobras Biocombustível e ex-ministro, Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário); o vice-presidente de governo da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi (Cidades); o reitor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Clelio Campolina Diniz (Ciência e Tecnologia) e o senador Eduardo Lopes (Pesca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário