segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Médicos e cientistas confirmam um caso de infecção simultânea de Covid-19 e gripe

Conheça a ‘Flurona’, infecção por Covid-19 e gripe ao mesmo tempo, descoberta por médios e cientistas em Israel

vie - Conheça a ‘Flurona’, infecção por Covid-19 e gripe ao mesmo tempo descoberta em Israel

Médicos e cientistas israelenses confirmaram um caso de infecção simultânea de Covid-19 e gripe numa mulher de 30 anos, grávida e que deu à luz no Hospital Beilinson, em Petah Tikva. À ocorrência combinada de contaminação pelos dois vírus deu-se o nome de ‘Flurona’, um neologismo que une ‘Flu’, a partícula vocabular de ‘Influenza’, o vírus da gripe, com ‘rona’, de coronavírus.

Segundo as autoridades sanitárias do estado judeu, a paciente não estava vacinada contra o Sars-Cov-2 nem contra a gripe. Os informes dão conta de que ela passa bem e não apresenta sintomas graves, ainda que a haja uma preocupação de que a mulher não apresente uma evolução satisfatória para o problema.

“Ela foi diagnosticada com gripe e depois com o coronavírus. Ambos os testes deram positivo, inclusive depois que repetimos os exames”, explicou Arnon Viznitzer, diretor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Beilinson, que ainda disse que a puérpera foi medicada com drogas para as duas infecções.

Arnon Viznitzer contou que cada vez mais mulheres grávidas chegam ao local com sintomas respiratórios característicos tanto da gripe quanto da Covid-19 e que testam positivo para a presença de um dos dois vírus. Para os cientistas, embora o caso seja único, é muito provável que outras pessoas estejam contaminadas com a perigosa combinação de doenças.

O médico explicou que o grande desafio para a paciente grávida e que apresentou a contaminação pelo ‘Flurona’ foi realizar o parto nessas condições, sobretudo pelo fato dela apresentar febre. “É definitivamente um grande desafio lidar com uma mulher que chega com febre no parto. Isso é especialmente quando você não sabe se é coronavírus ou gripe, então você se refere a eles da mesma forma. A maior parte das doenças é respiratória”, relatou Viznitzer.

O governo de Israel passou a oferecer nos últimos dias de 2021 uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 para idosos internados em instituições de cuidados especializados. Profissionais de saúde do país já foram liberados para tomar esta segunda dose de reforço. Desde o início da pandemia, 8.243 pessoas morreram por conta da Síndrome Respiratória Aguda Grave provocada pelo Sars-Cov-2 em território israelense.

Fonte: Revista Fórum - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário