segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Caso suspeito de nova variante de Covid-19 no Brasil

Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo para Covid-19, mas ainda não se sabe com qual variante

swab - Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo para Covid-19, mas ainda não se sabe com qual variante

Um passageiro brasileiro vindo da África do Sul que desembarcou em Guarulhos, em São Paulo, no sábado, 27, em um voo da Ethiopian Airlines, testou positivo para Covid-19. Ainda não há informações sobre se ele estaria com a nova variante Ômicron, segundo a Anvisa.

A agência fiscaliza e exige que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo). O passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático. No entanto, após sua chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 do sábado sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

Diante do resultado, a Anvisa notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 01h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.

Após a identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso.

Por causa da nova variante Ômicron, O Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. No entanto, a medida só vale a partir de segunda-feira. A Anvisa também recomendou, no sábado, que Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia sejam incluídos na lista de países sujeitos a restrições.

Desde sexta-feira, muitos países em todo o mundo, incluindo os EUA, Canadá e as nações da União Europeia, anunciaram restrições ou proibições de viagem relativas ao Sul do continente africano. No sábado, o governo da África do Sul lamentou o fechamento de fronteiras aos seus cidadãos e viajantes, afirmando que o fato de o país ter descoberto a nova variante acabou por “castigá-lo”.

A nova variante também revela a disparidade entre os índices de vacinação em todo o mundo. Enquanto muitos países desenvolvidos administram doses de reforço, menos de 7% das populações nos países de baixa renda receberam a primeira dose, de acordo com grupos médicos e de direitos humanos.

Fonte: UOL - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário