terça-feira, 7 de julho de 2020

Pandemia da Covid-19 continua a acelerar pelo mundo

'Pandemia está acelerando e ainda não atingimos o pico', diz Organização Mundial de Saúde

Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou para o fato de que a pandemia da Covid-19 continua a acelerar pelo mundo


'Pandemia está acelerando e ainda não atingimos o pico', diz OMS
Ghebreyesus comentou que já houve até agora 11,4 milhões de casos reportados da doença, com mais de 535 mil mortes. Ele destacou que levou 12 semanas para que o mundo atingisse a marca de 400 mil casos no início do problema. Agora, apenas no último fim de semana foram registrados mais de 400 mil novos casos da Covid-19, comparou.
O diretor-geral comentou que o número de mortes parece ter perdido fôlego e dado sinais de estabilização global. Segundo ele, alguns países "têm feito progresso significativo em reduzir o número de mortes, enquanto em outras nações as mortes continuam a subir". Ele lembrou que houve progresso em nações que implementaram medidas direcionadas para os grupos mais vulneráveis.
Ghebreyesus disse, ainda, que preparativos têm sido finalizados e que especialistas da OMS estão viajando à China no próximo voo disponível para preparar os planos científicos junto com especialistas chineses para identificar a "fonte zoonótica" da doença.
Os especialistas desenvolverão o escopo e os termos da missão internacional liderada pela OMS, afirmou. "O objetivo da missão é avançar no entendimento de animais hospedeiros para a covid-19 e estabelecer como a doença saltou entre animais para humanos", detalhou, dizendo que a OMS informará os avanços sobre o tema assim que eles surgirem.
Na coletiva, o diretor-geral ainda insistiu na necessidade de que exista união nacional e solidariedade global na luta contra a doença.
Mundo ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário