quinta-feira, 18 de junho de 2020

Famup diz que nenhuma prefeitura da Paraíba teve FPM bloqueado

Federação das Associações dos Municípios da Paraíba esclarece que prefeituras paraibanas não tiveram recursos do FPM bloqueado


fpm 1 - Famup esclarece que prefeituras paraibanas não tiveram recursos do FPM bloqueado
A Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) esclarece que nenhum município da Paraíba teve o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto para a próxima sexta-feira (20), bloqueado. Conforme informações da Receita Federal, houve um erro no sistema do órgão e a mensagem de bloqueio foi acrescentada, embora não tenha havido a suspensão do repasse para nenhuma prefeitura do Estado.
O secretário executivo da Famup, Pedro Dantas, conversou com o delegado da Receita na Paraíba, Pedro Rios, que informou sobre o erro e disse que a correção já está sendo providenciada. “Não há nenhum tipo de problema com os municípios paraibanos que impeça o uso dos recursos do FPM. Apesar de constar como se estivessem bloqueados, os recursos podem ser movimentados normalmente. Rios nos informou sobre o erro no sistema da Receita, que já está providenciando a reparação”, explicou.
Conforme informações do Tesouro Nacional, 92 municípios da Paraíba teriam a segunda parcela do FPM do mês de junho retida por terem deixado de cumprir obrigações correntes – patronal e/ou segurado –, parcelamentos, inadimplência no pagamento do PIS/Pasep, entre outros. Contudo, segundo ressaltou Pedro Dantas, não houve nenhum tipo de irregularidade e os municípios não tiveram os recursos bloqueados.
FPM – O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é o valor repassado pela União aos estados, Distrito Federal e municípios brasileiros. O dinheiro transferido é arrecadado a partir do Imposto de Renda (22,5%) e do Imposto sobre Produtos Industrializados.
A Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, mostra que o FPM é uma transferência constitucional e a distribuição dos recursos aos municípios é feita de acordo com o número de habitantes. Desta forma, para cada faixa populacional, um coeficiente é estabelecido, variando de 0,6 a 4,0 para municípios com número de habitantes entre 10.188 e 156 mil. Para municípios com número maior de habitantes, o coeficiente continua fixo.
Fonte: Assessoria - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário