quarta-feira, 20 de maio de 2020

Alerta

Ainda há "um longo caminho pela frente", avisa Organização Mundial de Saúde

Tedros Adhanom Ghebreyesus disse que a OMS está especialmente preocupada com o aumento de casos em países de baixo ou médio rendimento.


Ainda há "um longo caminho pela frente", avisa OMS
Na coletiva, o responsável destacou também que a covid-19, doença provocada por um novo coronavírus, não é a única crise que o mundo enfrenta, sendo outra a das alterações climáticas, dando como exemplo o ciclone Amphan, "dos maiores das últimas décadas" e que está atingindo a Índia e Bangladesh.
E numa perspectiva mais otimista disse que uma das lições que trouxe a covid-19 foi a de que "a saúde não é um custo, é um investimento".
Numa coletiva de imprensa sobre a covid-19 um dia depois do final da Assembleia Mundial da Saúde, Adhanom se referiu ao evento, "produtivo" e "de uma solidariedade sem precedentes", mas não à carta que o Presidente dos Estados Unidos mandou também na terça-feira à OMS, dando um prazo de 30 dias para haver "melhorias significativas" na organização, caso contrário acaba definitivamente com a contribuição do país para a OMS.
Questionado diversas vezes pelos jornalistas sobre a carta o responsável máximo da OMS respondeu sempre o mesmo: "Recebemos a carta e estamos analisando".
O diretor-geral também foi pouco explícito sobre como suprir a lacuna caso os Estados Unidos deixem de contribuir para a organização, dizendo que hoje a OMS já não depende tanto das contribuições dos países. No entanto Michael Ryan, diretor para a área das emergências, disse que essa contribuição ia diretamente para programas emergenciais e a falta dela "terá uma implicação negativa".
Sobre a investigação independente à resposta da OMS à covid-19, decidida na Assembleia Mundial da Saúde, o diretor-geral disse que ela será feita o mais rapidamente possível e quando "as condições o permitirem".
E salientou depois que já foi feita uma avaliação independente que incide sobre os meses de janeiro a abril.
Na coletiva, em respostas aos jornalistas, Michael Ryan também avisou que medicamentos como cloroquina ou hidroxicloroquina não foram até agora identificados como eficazes, e Maria Van Kerkhove, que dirige a resposta à doença, disse que há atualmente mais de 120 vacinas sendo testadas, algumas delas já em pessoas.
Desde que o novo coronavírus foi detectado na China, em dezembro do ano passado, a pandemia da doença covid-19 já provocou mais de 323 mil mortos e infectou quase 4,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço da agência de notícias France Presse (AFP).
Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário