sábado, 25 de abril de 2020

Troca de mensagens de WhatsApp entre Bolsonaro e Sergio Moro

Jornal Nacional exibe troca de mensagens entre Moro e Bolsonaro onde presidente cobra mudança no comando da Polícia Federal


20200424190444 dd56064f 254f 46cc b0a6 a79f5c71bd66 - Jornal Nacional exibe troca de mensagens entre Moro e Bolsonaro onde presidente cobra mudança no comando da PF

O Jornal Nacional exibiu nesta sexta-feira (24) a reprodução de uma troca de mensagens de WhatsApp entre Jair Bolsonaro e Sergio Moro. O presidente cobra mudança no comando da Polícia Federal.
O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, exibiu nesta sexta-feira (24) à TV Globo uma troca de mensagens entre ele e o presidente Jair Bolsonaro, ocorrida nesta quinta (23), na qual Bolsonaro cobrou mudança no comando da Polícia Federal.
Mais cedo, nesta sexta, ao anunciar que havia decidido deixar o cargo, Moro afirmou que Bolsonaro tentou interferir politicamente na PF ao decidir demitir o agora ex-diretor-geral da corporação Maurício Valeixo.
Depois, também em pronunciamento, Bolsonaro afirmou que as declarações de Moro eram infundadas e que ele não havia tentado interferir na Polícia Federal.
Após o pronunciamento de Bolsonaro, a TV Globo cobrou dele provas de que as declarações tinham fundamento. Moro mostrou, então, a imagem de uma troca de mensagens entre ele e o presidente, ocorrida nesta quinta.
O contato é identificado por “presidente novíssimo”, indicando ser o número mais recente de Bolsonaro. A imagem mostra que o presidente enviou a Moro o link de uma reportagem do site “O Antagonista” segundo a qual a PF está “na cola” de dez a 12 deputados bolsonaristas.
O presidente, então, escreveu: “Mais um motivo para a troca”, se referindo à mudança na direção da Polícia Federal.
Sergio Moro respondeu ao presidente explicando que a investigação não tinha sido pedida pelo então diretor da PF, Maurício Valeixo. Moro enviou a mensagem: “Esse inquérito é conduzido pelo ministro Alexandre, no STF”, se referindo ao ministro Alexandre de Moraes.
Moro procede: “Diligências por ele determinadas, quebras por ele determinadas, buscas por ele determinadas”. E finaliza: “Conversamos em seguida, às 0900”, referindo-se ao encontro que os dois teriam.
O Jornal Nacional também cobrou de Sergio Moro provas de que ele não havia condicionado a troca no comando da Polícia Federal à sua indicação para o Supremo Tribunal Federal, uma acusação feita pelo presidente Bolsonaro no pronunciamento.
O ex-ministro mostrou ao JN a imagem de uma troca de mensagens com a deputada federal Carla Zambelli (PSL), aliada de primeira hora de Bolsonaro. Ela, inclusive, estava nesta sexta ao lado do presidente durante o pronunciamento.
A deputada Carla Zambelli afirmou que não vai comentar a troca de mensagens.
Na troca de mensagens, Carla Zambelli diz: “Por favor, ministro, aceite o Ramage”, numa referência a Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ramagem é um dos candidatos de Jair Bolsonaro para a Direção-Geral da Polícia Federal.
Parte da deputada a proposta para que Sergio Moro aceite a mudança na PF em troca da nomeação dele para o Supremo Tribunal Federal.
“E vá em setembro pro STF”, enviou a deputada. “Eu me comprometo a ajudar”, acrescentou. “A fazer JB prometer”, completou.
Sergio Moro, então, rechaça a proposta: “Prezada, não estou à venda”.
Carla Zambelli, então, continua a argumentar: “Ministro, por favor, milhões de brasileiros vão se desfazer”
Em seguida, ela responde à mensagem de Moro de que não estaria à venda. “Eu sei”, diz. “Por Deus, eu sei”, acrescenta.
SE EXISTE ALGUEM QUE NÃO ESTA A VERBA É O SENHOR./ VERBA AQUI PARECE SER VENDA, COM ERRO DE DIGITAÇAO./
MORO FINALIZA A CONVERSA DIZENDO: “VAMOS AGUARDAR, JÁ HÁ PESSOAS CONVERSANDO LA.”/ SEGUNDO O EX-MINISTRO, ERA UMA REFERENCIA A TENTATIVA DE ALIADOS DE CONVENCER O PRESIDENTE A MUDAR DE IDEIA./
WhatsApp Image 2020 04 24 at 21.15.33 768x432 1 - Jornal Nacional exibe troca de mensagens entre Moro e Bolsonaro onde presidente cobra mudança no comando da PF
WhatsApp Image 2020 04 24 at 21.16.24 768x431 1 - Jornal Nacional exibe troca de mensagens entre Moro e Bolsonaro onde presidente cobra mudança no comando da PF
Fonte: G1 - Créditos: Polêmica Paraíba com G1 - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário