Diante do descumprimento da população da medida de permanecer em casa como forma de evitar a propagação do novo coronavírus, o prefeito de Piancó, no Sertão paraibano, Daniel Galdino (PSD), adotou uma medida extrema.
Ele decretou toque de recolher na cidade para reforçar o isolamento social. Com a medida, as pessoas estão impedidas de circular pelas ruas do município das 19h30 às 4h. A regra começou a valer na última sexta-feira (3).
Quem for encontrado na rua no período proibido será abordado pela Polícia Militar, ordenando o retorno para casa.
O toque de recolher tem sido criticado por ferir o direito de ir e vir, garantido pela Constituição Federal. O prefeito afirma que atendeu a definição do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, que tem a participação de membros do Ministério Público, Defensoria Pública, Igreja e Polícias Militar e Civil.
“– Realizamos um reunião do Comitê em combate ao coronavírus que é composto por diversas instituições da sociedade. Nesta reunião, ficou decidido e acordado que deveríamos implementar o toque de recolher. Essa medida visa reforçar o isolamento social. Esse isolamento tem acontecido sem ser de forma brusca, tem sido muito orientativo.O isolamento social precisa ser mantido para ajudar no combate ao Coronavírus”, disse Daniel Galdino.
SL - PB Agora