quinta-feira, 19 de março de 2020

Morador da cidade de Tavares não está com coronavírus


A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Foto: Reprodução/Internet
O morador da cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba, que foi atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) na última segunda-feira (16) com suspeita do novo coronavírus, foi descartado pela Secretaria Estadual de Saúde de estar com a doença. Segundo a secretaria municipal de Saúde, ele teria procurado a UBS por conta própria.
O paciente, que não teve nome e idade revelados, é professor da rede municipal de ensino de Quixaba, no estado de Pernambuco, de acordo com informações da assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tavares. 
A divulgação da suspeita ocorreu após relato do médico que atendeu um paciente com alguns sintomas e que informou ter visitado a mãe em Afogados da Ingazeira - PE, onde a  mesma teria chegado de viagem dos Estados Unidos. Automaticamente o médico pediu para o paciente se manter em isolamento domiciliar e comunicou a secretaria municipal de saúde, que por sua vez repassou para gerência estadual.
De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Pablo Morais, após realização de entrevista com o paciente, este informou que a mãe havia chegado há nove dias e não havia apresentado até o momento nenhum sintoma e que o mesmo estava apenas com uma síndrome gripal. Ao repassar para a secretaria estadual de Saúde o coordenador foi informado que esse caso está descartado e não necessitaria de exames específicos. Veja abaixo a nota na íntegra.  
Em entrevista ao Programa Tavares Informa, da Rádio Comunitária São Miguel FM, na tarde da última terça-feira (17), o prefeito Aílton Suassuna disse que embora o paciente estivesse em quarentena e que seria submetido a exames para confirmação do coronavírus ou não, a hora não era de pânico e sim de cautela. 
Já a secretaria municipal de Saúde fez todo o monitoramento, inclusive o mapeamento do percurso que o paciente tinha feito nos últimos dias. 
Na entrevista, Dr. Aílton ainda anunciou medidas contra o Covid-19, a fim de evitar aglomerações, dentre elas a suspensão das aulas nas escolas da rede municipal de ensino de 18 de março a 19 de abril - período que pode ser reduzido ou estendido - e a não realização de eventos, como inauguração de obras e assinaturas de ordens de serviço.
Outras medidas por parte de secretarias municipais foram tomadas. Veja as da área da Saúde:
1º Central de Marcação pelo número (83)99901-3666, para atendimento a população esclarecendo dúvidas e agendando consultas e exames, entre outros serviços;
2º Atendimento apenas interno na sede da Secretaria de Saúde no horário das 07h00 às 13h00;
3º Atendimento nas unidades básicas de Saúde das 07h00 às 13h00. Enfermeiras e agentes comunitários de saúde entrarão em contato com pacientes hipertensos, diabéticos e gestantes, para agendar atendimento;
4º Declarações da Secretaria de Saúde serão entregues pelos agentes comunitários de saúde nas residências;
5º A unidade de saúde que atende pelo hospital continuará 24 horas por dia com médico plantonista, porém só realizará atendimento de urgência e emergência. Consultas e apresentação de exames só serão realizadas nos postos de saúde, evitando aglomerações.
Ascom - PMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário