sexta-feira, 17 de março de 2017

Em Tavares, 'para adoecer tem que marcar dia', diz blog do Aryel Aquino

População de Tavares, na Paraíba, sofre com falta de médico à noite e nos finais de semana

Na cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba, para adoecer tem que marcar hora e dia. Isso porque na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeita Terezinha Nóbrega de Morais - que está sendo utilizada como ponto de apoio por conta da reforma e ampliação do Hospital Municipal José Leite da Silva – só tem médico geralmente na segunda-feira das 10h às 21h, e de terça a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h, onde quem fica doente no período noturno tem que buscar atendimento nas cidades vizinhas como Princesa Isabel e Juru.
O problema se agrava ainda mais nos finais de semana. Nos sábados e domingos, não tem médico em nenhum horário, segundo informações.
São muitos relatos. Em conversa com o blog, uma moradora da cidade, que preferiu não ter nome revelado, contou que sua filha de apenas 06 anos de idade ficou doente numa sexta-feira à noite e a procura de atendimento se dirigiu até a Unidade Básica de Saúde.
“Fui informada pelos funcionários que só ia ter médico segunda-feira. Peguei a menina e voltei para casa”, disse a moradora indignada com a situação.
O blog entrou em contato com a Secretária de Saúde do Município, Leidiane Almeida, para saber o motivo da falta de médico na unidade. Alegando a reforma e ampliação do hospital, Leidiane disse na companhia da primeira-dama, Shelley Suassuna, ex-secretária de saúde, esteve em uma ocasião na rádio comunitária São Miguel FM explicando à população o motivo.
A secretária assegurou que o governo municipal está dando toda assistência necessária aos munícipes que procuram à UBS, bem como quando o paciente é preciso se deslocar para outras cidades com o intuito de ser atendido por um médico.
Pelo WhatsApp, Aryel Aquino perguntou a Secretária se havia possibilidade da prefeitura colocar médico à noite e nos finais de semana na Unidade Básica de Saúde até a conclusão da obra do Hospital. Até o fechamento desta matéria, às 11h30 desta quinta-feira (16/03), a pergunta não havia sido respondida.
Blog do Aryel Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário