terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Riscos de beijar na boca de várias pessoas durante o carnaval

Dentista do Hapvida Interodonto alerta para transmissão de herpes durante a folia; o vírus se manifesta em 10% da população

Muita gente aproveita o carnaval para curtir e beijar na boca de várias pessoas. A prática que parece inofensiva, pode acarretar uma série de infecções, entre elas a herpes, que causa feridas, ardência e coceira nos lábios. A doença costuma aparecer quando a imunidade está em baixa e é facilmente transmissível.

As informações são do dentista do Hapvida Interodonto, Matheus Sebe, que esclarece que durante o carnaval é comum passar por situações como privação de sono, ingestão de bebida alcóolica em maior quantidade e aumento da exposição aos raios ultravioletas, o que pode afetar a imunidade e provocar o aparecimento dos sintomas.

“Todos são acometidos por esse vírus, mas ele se manifesta em 10% da população, e justamente quando há essa queda no sistema de proteção do organismo”, explicou.

O dentista orienta pelo uso de protetor solar bucal e também a manutenção da saúde bucal adequada. Também é importante tomar medidas para cuidar da saúde nesse período, como se hidratar constantemente. Quando os sintomas surgem, o tratamento é feito com antiviral específico.

Cuidados em casa 

A atenção com a saúde bucal no carnaval deve ser principalmente antes e depois de sair de casa. Também dentista do Hapvida Interodonto, Riana Brigel,detalha os cuidados a serem tomados.

“É fundamental usar o fio dental, a escova de dente e o creme dental. Sempre que o folião voltar da festa, ele precisa fazer uma boa higienização na boca antes de dormir. Enquanto ele dorme, o fluxo salivar diminui e a escovação protege os dentes e as estruturas bucais”, conta.

Assessoria / Hapvida

Nenhum comentário:

Postar um comentário