segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Dicas de como evitar danos à saúde no verão

Especialistas orientam ter cuidados básicos para evitar danos à saúde neste período do ano

A estação do verão além das elevadas temperaturas, é marcada por diferentes atividades que nos fazem sair de rotina. Cuidar da saúde é primordial durante todos os meses, mas, com a chegada do verão, é essencial ter atenção redobrada para o surgimento de algumas doenças que costumam aparecer com bastante frequência nesta época do ano, como desidratação, queimaduras e alergias alimentares. Neste sentido o portal ouviu os alergistas e imunologistas, Dra. Gisele Casado e Raiff Vasconcelos que deram dicas de como evitar danos à saúde neste período do ano.

Segundo os especialistas, com a adoção de medidas simples, é possível começar 2023 com o pé direito. As dicas valem para pessoas de todas as idades, inclusive crianças e idosos que podem estar naturalmente mais propensos a desenvolver determinadas patologias.

De acordo com Gisele Casado, nesta época do ano, é comum ir com mais frequência a praias e piscinas devido ao calor do verão. Por isso, a médica chama atenção para a importância de adotar alguns cuidados necessários em meio às altas temperaturas. “O uso do protetor solar é indispensável para evitar queimaduras de pele que, muitas vezes, podem chegar a agravar com a formação de bolhas. Também é essencial caprichar na hidratação para fugir da insolação, uma vez que o nosso organismo necessita de mais líquido para se manter saudável em temperaturas mais altas”, afirma.

A especialista complementa ao destacar a importância do uso de loções hidratantes para evitar irritações na pele, bem como não ficar muito tempo com a roupa de banho molhada, pois esse é o ambiente perfeito para o desenvolvimento de micoses, que podem afetar a pele, o couro cabeludo, as unhas e as áreas mais úmidas do corpo. “O cuidado com os olhos também não deve ser deixado de lado e o uso de colírios lubrificantes pode ajudar a diminuir a vermelhidão devido ao contato direito com o cloro da piscina e a areia da praia”, ressalta.

Assim também pensa Raiff, onde destaca que o calor, a exposição solar e a procura por praias, rios ou piscinas, comum à temporada, torna mais frequente o surgimento de patologias como micoses e erupções na pele, dificuldades respiratórias, insolação e desidratação, otite e conjuntivite, intoxicações alimentares e doenças causadas por picadas de mosquito, como alergias, dengue, chikungunya e zika. “Relacionado a essa condição está o surgimento de micoses, mais frequentes nessa estação devido às roupas molhadas por tempo prolongado e durante o uso de piscinas, rios ou praias. Isso facilita a disseminação do fungo em nossa pele, por isso é importante evitar manter roupas molhadas por um tempo muito longo”, afirma Raiff.

Ainda conforma o médico, a transpiração excessiva, decorrente do clima quente, também favorece o aparecimento de erupções cutâneas, como brotoejas, e outros males na pele. Devido ao excesso de suor acumulado sobre a derme, os canais sudoríparos, responsáveis por excretar o suor, podem ficar bloqueados, ocasionando protuberâncias na pele que podem variar de tamanho, grau e inflamação. Cremes ou pomadas podem bloquear ainda mais esses canais, por isso, em caso de erupção, o ideal é manter a pele seca, utilizar roupas mais leves, que permitam a respiração da pele, e permanecer em ambientes arejados.

Confira outras dicas:

• No Brasil, as festas são marcadas pelo calor intenso. Evite roupas apertadas e escuras demais, que ocasionam transpiração;

• Fique atento à qualidade do sono e crie rotinas de descanso com horários bem definidos;

• Use chapéus ou bonés para proteger o couro cabeludo;

• Evite se expor à luz solar no período das 10h às 16h;

• Lave as mãos com frequência;

• Mantenha uma alimentação leve durante o período. Consuma frutas, legumes e verduras em abundância, e prefira carnes magras ao invés de carnes gordurosas;

• Cuide da saúde mental. Se você está de férias ou recesso, aproveite para descansar e relaxar.

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário