quarta-feira, 30 de novembro de 2022

TSE anuncia data da diplomação de Lula e Alckmin

Lula e Alckmin serão diplomados em 12 de dezembro e ficarão aptos para o exercício dos mandatos de presidente e vice

127698367 1 lula reuters - Lula será diplomado em 12 de dezembro e ficará apto para exercer o mandato
Foto: REUTERS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou, nesta terça-feira (29), que o presidente e vice-presidente eleitos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) serão diplomados no dia 12 de dezembro. A definição da data vem semanas após o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ter dito que a diplomação ocorreria “até 19 de dezembro”.

A diplomação, explica o TSE, “é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha do eleito pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas”. Segundo o tribunal, a partir do ato, Lula e Alckmin ficam aptos para o exercício do mandato. Desta forma, Jair Bolsonaro (PL) se torna oficialmente ex-presidente da República.

Em 2018, Bolsonaro e Hamilton Mourão foram diplomados no dia 10 de dezembro, enquanto Dilma Rousseff e Michel Temer receberam a diplomação no dia 18 do mesmo mês no ano de 2014.

Já a cerimônia de posse, conforme aconteceu em outros anos, está marcada para o dia 1º de janeiro de 2023. Trata-se do ato em que o presidente eleito recebe a faixa presidencial, que desta vez deve ocorrer de maneira diferente, já que Bolsonaro vem sinalizando que não vai passar o adereço indumentário a Lula.

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: Forum - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário