terça-feira, 11 de outubro de 2022

Zé Trovão é eleito deputado federal e quer se livrar de tornozeleira

Eleito deputado federal por Santa Catarina com 71.149 votos, Zé Trovão vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o livre da tornozeleira eletrônica

Agência Estado
Zé Trovão
Zé Trovão precisa usar aparelho após promover atos antidemocráticos - (Foto: )

O caminhoneiro Marco Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão (PL), foi eleito deputado federal com 71.140 votos por Santa Catarina. Com a vitória nas urnas, a defesa espera conseguir derrubar as restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito sobre manifestações antidemocráticas no 7 de Setembro.

Os advogados Elias Mattar Assad e Thaise Mattar Assad disseram que iriam comunicar oficialmente a vitória ao Supremo para que Zé Trovão possa exercer "livremente" o mandato a partir de janeiro de 2023.

"O próximo passo, no âmbito jurídico, será comunicar oficialmente o STF da superveniência deste fato novo, objetivando a abolição ou, ao menos, a flexibilização das medidas, em respeito a vontade popular, consagrada nas urnas, para que possa livremente exercer seu mandato", diz a nota divulgada pela defesa do caminhoneiro.

Zé Trovão é investigado sob suspeita de organizar manifestações antidemocráticas no feriado de 7 de setembro de 2021. Ele chegou a ser preso preventivamente, após passar dois meses foragido, mas ganhou autorização do STF para aguardar a conclusão do inquérito em regime domiciliar. O caminhoneiro também foi proibido de manter contato com os outros investigados, de usar as redes sociais e de conceder entrevistas sem autorização judicial. Parte das restrições foi flexibilizada durante a campanha, embora ele ainda seja obrigado a usar tornozeleira eletrônica.

O caminhoneiro foi o 14º candidato a deputado federal mais votado em Santa Catarina.

Blog JURU EM DESTAQUE com Correio Braziliense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário