sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Pesquisa que mais se aproximou do resultado do 1º turno na Paraíba

A MAIS PRÓXIMA: Saiba qual pesquisa na Paraíba chegou mais perto do resultado real das urnas na eleição de governador

WhatsApp Image 2022 10 04 at 09.54.47 - A MAIS PRÓXIMA: Saiba qual pesquisa na Paraíba chegou mais perto do resultado das urnas na eleição de governador

A Paraíba contou com um total de 16 pesquisas eleitorais ao longo deste ano que mostraram, no momento de suas respectivas divulgações, como estava o cenário para as eleições de governador no Estado. A cada pesquisa divulgada, a briga entre os quatro principais candidatos a governador, João Azevêdo (PSB), Nilvan Ferreira (PL), Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) se acirrava mais, principalmente na busca pela segunda posição, para ver quem faria, o cada vez mais provável, segundo turno com João Azevêdo.

Se por um lado não houve mudanças quanto à primeira colocação de João Azevêdo em todas as pesquisas, o segundo lugar viu diversas variações e até empates. Uma hora Nilvan era segundo, em outra Veneziano e em outra Pedro.

Pensando nisso, o site Polêmica Paraíba analisou cada um dos levantamentos e conseguiu identificar aquele que mais se aproximou do resultado real das urnas, obtidos no último domingo (02), onde João e Pedro terminaram em primeiro e segundo, respectivamente, e disputarão o segundo turno. Trata-se da pesquisa Ipec divulgada no sábado (1º), véspera das eleições, contratada pela TV Cabo Branco.

Contabilizando apenas os votos válidos, o instituto previu que João Azevêdo teria 39% dos votos, número confirmado nas urnas, onde o atual governador obteve 863.174 votos, ou 39,65% do total. Já para o segundo lugar, o Ipec apontou um empate entre Veneziano Vital do Rêgo e Pedro Cunha Lima, com 22% dos votos cada. Se o instituto errou pelo lado de Veneziano, que ficou em quarto com 373.511 votos (17,16%), quase acertou a pontuação de Pedro Cunha Lima, que teve 520.155 votos, 23,90% do total.

A pesquisa em questão ouviu 800 eleitores, entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) com o número PB-00955/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-02427/2022.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Bruno Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário