segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Deputado mais votado na Paraíba, em 2010, obteve apenas 181 votos em 2022

Após ser eleito deputado estadual com quase 60 mil votos, vendedor de Sopa troca mulher por 'novinha' e acumula sucessivas derrotas na Paraíba

Nascido no município de Piancó, no Sertão da Paraíba, em 08 de maio de 1966, o serralheiro Antônio Petrônio de Souza, conhecido como Toinho do Sopão, participou da sua primeira eleição em 2008, quando concorreu a vereador pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) sob o nome eleitoral de Toinho do Bolo e recebeu 2.271 votos, ficando apenas como suplente.

Em 2010, novamente pelo PTN, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e, naquele ano, apoiou a candidatura de Ricardo Coutinho ao governo. Com 57.592 votos, Toinho do Sopão foi o deputado estadual mais votado na história da Paraíba, superando os 47.912 votos do próprio Ricardo Coutinho em 2002, e atribuiu sua vitória ao trabalho de arrecadação de donativos e à venda de sopas no Parque Sólon de Lucena, na capital do estado, chegando até a se intitular como o "Barack Obama da Paraíba"O sucesso nas urnas, no entanto, foi o resultado da distribuição gratuita que ele fazia diariamente no Centro de João Pessoa. No segundo turno, ensaiou um apoio ao candidato José Maranhão, mas voltou atrás e optou pela neutralidade, alegando que houve um "equívoco".

Em 2012, o nome de Toinho do Sopão chegou a ser lembrado para disputar a prefeitura de João Pessoa, mas desistiu de concorrer e quase foi expulso do partido, que tinha manifestado apoio à candidatura de Estela Bezerra (PSB). Posteriormente, juntou-se à coligação que teve Cícero Lucena (PSDB) como candidato, e, na mesma eleição, a então esposa do deputado, Nilda Souza, disputou uma das vagas à Câmara Municipal sem sucesso (teve apenas 248 votos). Naquele ano, a direção estadual interveio no diretório municipal do PTN em João Pessoa e destituiu Toinho do Sopão do cargo de presidente. Ainda em 2012, o ex-deputado piancoense saiu do PTN e filiou-se ao recém-criado PEN (atual Patriota).

Para a eleição de 2014, Toinho apoiou a candidatura de Cássio Cunha Lima ao governo da Paraíba e ficou longe da reeleição, terminando apenas em 67º lugar com 6.851 votos.

Sua última eleição foi em 2016, quando tentou se eleger vereador pelo PTdoB, partido que se filiou em 2015, e teve seu pior desempenho nas urnas: foi o 303º colocado, recebendo apenas 169 votos do eleitorado pessoense. Após o pleito, tendo acrescentado mais um insucesso nas urnas, Toinho do Sopão anunciou o encerramento de sua carreira política. Para o ex-deputado estadual, a falta de recursos financeiros em sua campanha foi uma das causas da baixa votação que teve.

Em 2022, após um período no Solidariedade, Toinho do Sopão migrou para o Democracia Cristã (DC), sendo um dos candidatos do partido a uma vaga na ALPB, obtendo apenas 181 votos.

Em um desabafo feito em 2019 através de um grupo fechado de WhatsApp que acabou vazando, o ex-parlamentar atribuiu as sucessivas derrotas após ter sido o deputado mais votado do estado, ao tratamento que recebeu por parte da imprensa. 

Para Toinho, as mentiras contra ele começaram a ser plantadas dentro de sua própria casa. “Começou dentro da família. Minha (ex) mulher me deixou e saiu espalhando pra todo mundo que eu tinha deixado ela por uma bem novinha”, contou.

Na época, Toinho do Sopão revelou que o projeto iniciado por ele estava sendo tocado por sua filha, porém havia passado a ser cobrado depois que ele deixou de ser deputado. “Hoje minha filha vende essa mesma sopa a R$ 1,50 com o pão, porque não tem de onde tirar. Então, tem que vender para pagar o trabalho dela e o povo também ter onde comer uma sopinha barata”, observou.

Toinho garantiu que quando se tornou deputado, passou a custear a doação de sopa com recursos próprios. “Eram oito panelas de sopa e 2 mil pães por dia com recursos próprios do meu gabinete, sem pedir um real a ninguém”, disse.

Toinho do Sopão desabafa, se compara a Cristo e diz que foi injustiçado pelo povo; ouça

Nenhum comentário:

Postar um comentário