segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Renovação na Câmara e na Assembleia Legislativa da Paraíba

Levantamento mostra que bancada da Paraíba na Câmara dos Deputados deve ter renovação de cerca de 25% e 40% na Assembleia Legislativa 

Banner eleições 2022

Uma conta simples a partir da quantidade de deputados estaduais e federais eleitos na eleição de 2018, revela que as eleições 2022 devem provocar uma renovação de no mínimo 25% na bancada paraibana na Câmara Federal. Já na Assembleia Legislativa a mudança é garantida em 36% da composição da Casa. Esse indicativo é com base na comparação entre os eleitos em 2018 com os nomes daqueles que estão na disputa da reeleição este ano.

Dos 12 deputados federais eleitos em 2018, três não estão na disputa para representar o estado na Câmara Federal em 2022. O que representa uma renovação de 25% entre os nomes que integram a bancada do estado.

Em 2022, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) concorre ao governo da Paraíba. Já Efraim Filho (União Brasil) tenta uma vaga no Senado, e Edna Henrique (Republlicanos) está fora da disputa.

Na Assembleia Legislativa, que é formada por 36 deputados, a renovação é de quase 40% na comparação entre os eleitos em 2018 e as candidaturas registradas para o pleito deste ano. Da composição formada na eleição anterior, dois parlamentares morreram (Genival Matias e João Henrique). Uma outra mudança foi provocada pela eleição municipal de 2020, quando o então deputado estadual Nabor Wanderley (Republicanos) foi eleito prefeito de Patos, no Sertão da Paraíba.

Outros 10 dos eleitos em 2018 estão brigando por outros cargos, ou estão totalmente fora da disputa. Entre os que querem mudar de cargo está, por exemplo, Pollyana Dutra (PSB), que concorre ao Senado..

Câmara Federal
Bancada tem 12 integrantes
Três eleitos em 2018 não disputam

Assembleia Legislativa
Formada por 36 deputados estaduais
13 eleitos em 2018 não disputam

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário