domingo, 22 de maio de 2022

Alerta!

Cientistas veem “risco iminente” de varíola dos macacos chegar ao Brasil e criam comissão técnica

variola do macaco europa 910x526 2 - ALERTA! Cientistas veem "risco iminente" de varíola dos macacos chegar ao Brasil e criam comissão técnica

Foto: Reprodução

O avanço da varíola dos macacos deixa os médicos em alerta máximo. Numa comissão recém-formada para acompanhar casos da doença, que já foram registados em Itália, Espanha, Reino Unido, Portugal e Suécia, os cientistas apontaram para um “risco iminente” da doença também atingir o Brasil.

De acordo com um relatório de UOL, a Câmara Técnica Temporária é coordenada pela RedeVírus do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e conta com sete profissionais que vão montar um plano de estruturação da rede de saúde para quando os primeiros casos surgirem no país. “Estamos em posição de detectar esse vírus. Por enquanto, não temos motivos para pânico”, diz a virologista Giliane Trindade, que faz parte do grupo.

Cientistas apontam risco de varíola de macacos chegar ao Brasil e criam comissão para identificar casos.

“Estamos vendo o perfil da propagação desse vírus nos países europeus, já chegou aos Estados Unidos, Canadá, Israel. Portanto, há um risco iminente de ele entrar no Brasil”, acrescentou Trindade, que também é professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e especialista em poxvírus (vírus que causa erupções cutâneas em vertebrados).

Embora o risco de vir ao Brasil seja alto, Trindade ressalta, mais uma vez, que não há motivo para desespero. “Esse grupo [do MCTI] foi organizado para ter uma rede estruturada de especialistas. Estamos em condições de responder. Prestamos atenção, essa é a mensagem principal”, disse.

Até sexta-feira, um total de 143 casos de varíola dos macacos havia sido documentado. Além dos países citados no início do texto, Israel, Austrália e Estados Unidos também entraram na lista de regiões com registros da doença. Recentemente, a Alemanha também divulgou seu primeiro caso, que foi identificado em um brasileiro – ele permanece em isolamento.

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: aracajuagoranoticias/Uol - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário