terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Estudo mostra que vinho tinto protege o organismo contra infecção da Covid

Pesquisadores de hospital chinês revelam que consumo de vinho tinto tem ação protetora contra o novo coronavírus

vinho foto unsplash2 960x540 1 - Estudo revela que consumo de vinho tinto tem ação protetora contra a Covid-19

Pesquisadores do Hospital Shenzhen Kangning, na China, mostraram que o consumo regular de vinho tinto pode proteger o organismo contra a infecção do novo coronavírus. Pessoas que bebem cerveja e cidra, por outro lado, têm aproximadamente 28% mais chance de serem infectadas.

Os cientistas analisaram informações de 473.957 pessoas registradas no banco de dados britânico UK Biobank. Mais de 16.559 haviam testado positivo para a Covid-19.

As pessoas que bebem mais de cinco taças de vinho tinto por semana tiveram um risco 17% menor de pegar o vírus em comparação aos que não bebiam. Entre as que consumiam de uma a quatro taças de vinho branco por semana, o risco foi reduzido em 8%.

A proteção foi relacionada ao alto teor de polifenóis presente na bebida. Os pesquisadores explicam que a substância pode inibir o efeito de vírus causadores de gripes e infecções relacionadas ao trato respiratório, por exemplo.

A análise mostrou também que o consumo de cerveja ou cidra, independentemente da quantidade ou frequência, aumenta o risco de infecção em 28% comparado às pessoas que não bebem.

“O consumo de cerveja e cidra não é recomendado durante as epidemias. As orientações de saúde pública devem se concentrar na redução do risco de Covid-19, defendendo hábitos de vida saudáveis e políticas preferenciais entre os consumidores de cerveja e cidra”, concluíram os pesquisadores.

Os dados mostraram também que o consumo exagerado de bebidas alcóolicas, acima das diretrizes, eleva o risco da Covid-19. Entre os que dobraram o consumo semanal estabelecido como aceitável, o risco de infecção foi 12% maior.

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: Terra - Publicado por: Nathalia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário