segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Ressaca

MAL-ESTAR, DOR DE CABEÇA, ENJÔO… É RESSACA! Saiba por que acontece, como evitar e dicas para curá-la

WhatsApp Image 2021 11 10 at 14.25.32 - MAL-ESTAR, DOR DE CABEÇA, ENJÔO... É RESSACA! Saiba por que acontece, como evitar e dicas para curá-la

O fim de semana foi intenso? Que atire a primeira pedra quem nunca se empolgou com os drinks e, no dia seguinte, desejou não ter que abrir os olhos e levantar da cama. A única opção é encarar a ressaca de frente e tentar amenizar o mal-estar.

Principais causas da ressaca

As bebidas causam alterações sanguíneas que afetam o sistema nervoso e a hidratação do corpo. Todas as bebidas alcoólicas, desde as fermentadas às destiladas, provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, causando reações do cérebro. Os sinais da ressaca só costumam aparecer depois que o álcool saiu do organismo. Por isso, vale a pena entender quais são os principais efeitos e como evitar a ressaca.

A ressaca é um conjunto de sintomas físicos e mentais que surgem devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o que resulta em uma leve desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue e alteração no sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulantes, resultando em alguns sintomas como dor de cabeça, enjoo, mal estar geral e sede excessiva.

O álcool é diurético e por isso a pessoa quando bebe faz muito xixi, ficando rapidamente desidratada, aumentando a concentração de álcool no sangue. Assim, é importante beber 1 copo de água para cada copo de bebida alcoólica para evitar os sintomas da ressaca.

Sintomas 

Dor de cabeça forte; Dor nos olhos e sensibilidade ao som e à luz; Enjoo e vômito; Mal-estar geral; Dores no corpo; Dor de estômago; Boca seca e muita sede; Falta de apetite; Não se lembra do que aconteceu na noite anterior. Geralmente estes sintomas surgem no dia seguinte, depois de dormir, mas podem surgir antes, entre 4 a 6 horas após parar de beber.

A intensidade dos sintomas varia de acordo com a quantidade de álcool que a pessoa consumiu e por isso, se a pessoa não se lembra de nada da noite anterior, significa que ela consumiu uma grande quantidade de álcool e encontra-se num estado chamado Blackout Alcoólico, que é a perda temporária de memória.

Dicas para saber como evitar a ressaca

O ponto principal para evitar a ressaca depois de beber é se preparar antes e também durante a ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool em excesso sobrecarrega o fígado, que trabalha demais, mesmo quando você já não está mais embriagado. A situação do fígado bagunça o metabolismo. Por isso, tomar cuidado ao beber é fundamental.

Coma bem antes de beber – Deixar a barriga vazia enquanto bebe é ruim. O ideal é “forrar” o estômago com um lanche antes de beber e comer alguma coisa enquanto estiver bebendo. Dessa forma, o álcool será processado junto com a comida, evitando dores de estômago. Evite ingerir frituras, pois esses alimentos também sobrecarregam o fígado. O órgão já estará dando conta do álcool.

Beba muita água – Faça isso antes, durante e depois da bebedeira. A ingestão de água é fundamental para manter o organismo hidratado. O álcool faz com que o corpo perca grande volume de água, que é um elemento fundamental para a realização de diversas funções. Sempre que possível, dê um gole de água entre uma bebida alcóolica e outra.

Não misture as bebidas – Escolha bem o que você vai beber. Alguns tipos de bebida têm efeito destruidor no seu bem-estar no dia seguinte devido aos componentes, como doses elevadas de açúcar, conservantes, entre outros. Alguns ingredientes, se misturados, pesam nos órgãos que atuam para a desintoxicação da bebida. O pâncreas, por exemplo.

Beba moderadamente – Não exagere! Apesar da sensação de satisfação e alegria no início, a bebida em excesso faz com que a pessoa tenha os reflexos diminuídos, desenvolve problemas de coordenação e deixa a vista borrada. Com o consumo em excesso, há perda da consciência, e outros efeitos mais graves podem surgir.

Mais dicas

Tomar 2 xícaras de café preto sem açúcar, porque o café reduz o inchaço dos vasos sanguíneos que causam a dor de cabeça e ajuda o fígado a metabolizar suas toxinas;

Tomar 1 remédio para ressaca como o Engov, por exemplo, que ajuda a diminuir os sintomas da ressaca como dor de cabeça e enjoos. Saiba quais os melhores remédios de farmácia para curar os sintomas da ressaca.

Beber bastante água, porque o álcool causa desidratação, por isso deve-se beber vários copos de água ao longo do dia;

Beber um suco de frutas natural, porque estes sucos possuem um tipo de açúcar chamado frutose que ajuda o corpo a queimar o álcool mais depressa. Um copo grande de suco de laranja ou tomate ajuda também a acelerar a remoção de álcool do organismo;

Comer biscoitos de mel, porque o mel também possui uma forma concentrada de frutose, que ajuda a eliminar o álcool do organismo;

Tomar uma sopa de legumes, que ajuda a repor o sal e o potássio que o corpo perdeu durante o consumo de álcool, combatendo a ressaca;

Intercalar um copo de água entre cada bebida alcoólica e beber água antes de ir dormir, e ao acordar tomar uma xícara de café bem forte, sem açúcar.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário