domingo, 7 de novembro de 2021

Halitose: saiba como tratar o mau hálito

Cárie, uso de tabaco e até problemas graves de saúde, saiba as principais causas do Mau Hálito e como tratar

WhatsApp Image 2021 11 04 at 09.56.16 - Cárie, uso de tabaco e até problemas graves de saúde, saiba as principais causas do Mau Hálito e como tratar

Mesmo sendo bastante comum, o mau hálito ainda é tratado como algo que gera constrangimento. O mau cheiro ao exalar o ar pode surgir de forma temporária, fruto da alimentação e da falta dela, ou ter seu efeito prolongado, a depender da origem do quadro. A maioria dos casos de halitose não está ligado a problemas estomacais, e sim da própria cavidade bucal.

Muita gente atribui a halitose a problemas estomacais. No entanto, os esfíncteres (válvulas que se fecham depois da passagem dos alimentos) gastrointestinais não permitem a passagem dos odores do estômago para o meio externo. Há apenas duas situações em que o mau hálito pode ser atribuído ao estômago: eructação gástrica, ou arroto, e refluxo gastroesofágico, quando há deficiência no funcionamento da válvula que separa o esôfago do estômago.

No entanto, a halitose deve ser sempre investigada, pois há uma pequena parcela dos casos que pode estar associada a doenças sistêmicas, como deficiências renais ou hepáticas, diabetes, sinusite, problemas respiratórios e tonsilas (amídalas) inflamadas. A investigação também deve incluir o exame detalhado da boca. da língua e da parte dentária, pois resíduos, placas bacterianas e bactérias podem ficar acumulados em várias regiões da boca. O cigarro também é um importante causador de mau hálito.

Saiba as principais causas e o que fazer para se livrar do mau hálito

Ficar muitas horas sem comer

Ao passar mais de 5 horas sem comer nada é normal ficar com mau hálito e, é por isso, que ao acordar pela manhã este odor está sempre presente. Isso acontece porque as glândulas salivares produzem menos saliva, o que serve para ajudar a digerir os alimentos e a manter a boca limpa. Além disso, ao ficar muito tempo sem comer, o organismo pode começar a produzir corpos cetônicos como fonte de energia a partir da degradação das células de gordura, causando o mau hálito.

O que fazer: é aconselhado evitar ficar mais de 3 ou 4 horas sem comer, durante o dia, e mesmo se precisar ficar de jejum por mais tempo, deve sempre beber pequenos goles de água para ir limpando a boca e estimulando a produção de saliva. Chupar um cravinho-da-índia pode ser uma solução natural muito eficaz nesse caso.

Usar dentadura

Pessoas que usam algum tipo de dentadura têm maiores chances de ter mau hálito porque é mais difícil manter a boca sempre limpa e a própria placa pode acumular sujeira e restos de comida, principalmente se não estiver do tamanho ideal, com um encaixe perfeito dentro da boca. Pequenos espaços entre a placa e a gengiva podem permitir o acúmulo de restos de comida, sendo tudo o que as bactérias, que produzem o mau cheiro, precisam para se multiplicar.

O que fazer: deve-se escovar os dentes e toda região interna da boca e também limpar muito bem a dentadura todos os dias antes de dormir. Existem soluções que o dentista poderá indicar para deixar a dentadura de molho durante toda a noite e eliminar as bactérias. Mas antes de colocar novamente esta prótese na boca, pela manhã, também é aconselhado lavar novamente a boca para manter o hálito puro.

Comer alimentos que pioram o hálito

Certos alimentos podem provocar mau hálito, como é o caso do brócolis, da couve galega e da couve-flor. Estes vegetais favorecem a formação de enxofre dentro do corpo e este gás pode ser eliminado pelo ânus ou pela boca. Mas alimentos como alho e cebola também favorecem o mau hálito somente pelo ato de mastigá-los porque contêm um odor muito forte e característico que pode permanecer dentro da boca por horas.

O que fazer: o ideal é evitar o consumo muito frequente desses alimentos, mas além disso também é importante sempre escovar os dentes e limpar muito bem a boca depois do seu consumo porque assim o hálito volta a ficar mais fresco.

Infecções na garganta ou sinusite

Quando se está com a garganta inflamada e se tem pus na garganta, ou quando se está com sinusite, é normal ter mau hálito porque nesse caso existem muitas bactérias na região da boca e da cavidade nasal que acabam liberando este mau cheiro.

O que fazer: gargarejos com água morna e sal são excelentes para ajudar a remover o pus da garganta, eliminando naturalmente o mau hálito. Já respirar o vapor de água morna com eucalipto também é excelente para fluidificar as secreções nasais, favorecendo sua retirada, sendo um ótimo remédio caseiro contra sinusite.

Problemas no estômago

Em caso de má digestão ou gastrite é comum o surgimento da eructação que são os arrotos, estes gases ao passar pelo esôfago e chegar a boca também podem provocar mau hálito, especialmente se forem muito frequentes.

O que fazer: melhorar a digestão comendo sempre em pouca quantidade, de forma mais variada e comer sempre alguma fruta no fim de cada refeição é uma ótima estratégia natural para combater o mau hálito causado pelos problemas de estômago.

Diabetes descompensada

Pessoas que possuem diabetes não controlada também podem ter mau hálito, e isso acontece devido à cetoacidose diabética, que é comum nesses casos. A cetoacidose diabética acontece porque como não há quantidade suficiente de glicose dentro das células, o organismo passa a produzir corpos cetônicos com o objetivo de gerar energia, resultando no mau hálito e também diminuindo o pH do sangue, o que pode ser perigoso caso a diabetes não seja devidamente tratada.

O que fazer: nesse caso, o melhor a se fazer é seguir o tratamento de acordo com a orientação do médico, pois assim é possível evitar que haja a cetoacidose diabética. Além disso, caso sejam verificados sintomas de cetoacidose, é importante que a pessoa vá imediatamente para o hospital ou pronto-socorro para evitar complicações.

Sujeira na língua

Na maior parte das vezes o mau hálito é causado pelo acúmulo de bactérias na língua que deixa sua superfície com uma cor esbranquiçada, amarelada, de cor marrom ou cinza. Mais de 70% das pessoas com mau hálito, ao limparem a língua adequadamente, conseguem um hálito puro.

O que fazer: sempre que se escovar os dentes deve-se também usar um limpador de língua que se compra nas farmácias, drogarias ou pela internet. Para usar, basta pressionar por toda língua, no sentido de trás para frente, para remover completamente a sujeira da língua. No caso de não se ter um limpador também se pode limpar a língua com a escova, passando em movimento de trás para a frente, no final da escovagem.

Cáries ou outros problemas dentais

As cáries, placa bacteriana, gengivite e outras doenças da boca como a periodontite também são causas comuns do mau hálito porque neste caso a proliferação de bactérias dentro da boca é muito grande e há liberação de cheiro característico que leva ao desenvolvimento do mau hálito.

O que fazer: caso exista suspeita de algum destes problemas, deve-se ir ao dentista para identificar e tratar cada um. Além disso, é importante escovar muito bem os dentes, a gengiva, o interior das bochechas e a língua para evitar o surgimento de novas cáries ou placa bacteriana.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário