terça-feira, 27 de outubro de 2020

Apresentador da Band discute com governador de São Paulo

Apresentador Datena utiliza entrevista com João Doria para fazer campanha política contra a CoronaVac

datena doria - Datena utiliza entrevista com Doria para fazer campanha política contra a CoronaVac

O apresentador José Luiz Datena deu mais uma demonstração de como não se fazer jornalismo ao entrevistar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Os dois, antes amigos, protagonizaram uma discussão ao vivo no programa Brasil Urgente, da Bandeirantes, no início da noite da última quinta-feira (22).

A polêmica entre os dois foi motivada pelos questionamentos infundados de Datena à segurança da CoronaVac, a vacina chinesa contra o coronavírus, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, do governo de São Paulo. Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro desautorizou o acordo feito pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para a compra de milhões de doses do imunizante para ser distribuído pelo Governo Federal.

Doria destacou que o acordo de compra com o Governo não prevê a aplicação automática da vacina, já que ela ainda deve ser aprovada pela Anvisa: “Não é razoável presidente da República falar que não vai oferecer vacina. Isso é homicídio”. O governador de São Paulo ressaltou ainda que espera que a Anvisa não atenda Bolsonaro, dificultando a importação dos insumos chineses para produzir o imunizante: “Não há nenhuma razão técnica para impedir a importação dos insumos”.

Foi aí que Datena começou a sua campanha política disfarçada de entrevista em prol do presidente. O apresentador disse que a CoronaVac só vem sendo usada de forma emergencial na China e questionou a segurança da vacina. Doria rebateu e afirmou que não é verdade e que há quatro vacinas em testes no país asiático, mas o apresentador seguiu questionando o motivo pelo qual há essa ‘briga pela vacina chinesa se ela ainda não é aplicada ao redor do mundo’, insinuando que a compra das doses pelo Governo Federal significaria uma aprovação do imunizante.

Datena e Doria começaram a interromper um ao outro e o apresentador começou a questionar o plano de quarentena do governo de São Paulo, colocando ainda a vacina no meio da questão. “A Europa está na segunda onda, fechando tudo, e São Paulo com fase amarela. Por que brigar tanto pela vacina agora se estamos em fase amarela? Por que lá fecha tudo e aqui estamos em fase amarela? Por que a vacina agora se não é uma vacina aprovada pra ser usada mundialmente?”, perguntou Datena.

O governador respondeu dizendo que Datena não é médico para opinar sobre o plano de quarentena do estado: “Datena, volto a repetir para você: são 20 médicos especialistas que cuidam disso, não é determinação minha e nem será sua, com todo respeito que você merece, mas você fica insistindo nisso, você não é médico, não é infectologista, não é especialista. Por isso eu sigo as orientações dos médicos”.

Com dificuldade de compreensão, o apresentador respondeu: “O senhor também não”.

Datena seguiu em sua campanha política, citando os EUA, país com maior número de casos de mortes pela Covid-19, como exemplo: “Essa vacina não é unanimidade mundial. Os EUA estão aplicando essa vacina? Por que briga em cima de uma vacina que não tá aprovada? Se o senhor acusa Bolsonaro de usar politicamente isso, Bolsonaro acusa o senhor da mesma coisa”.

Doria voltou a afirmar que é Bolsonaro quem politiza o tema e lembrou quando o presidente tratou a Covid-19 como uma ‘gripezinha’. Datena então comparou o fato de Bolsonaro comprar milhões de doses de cloroquina, remédio sem comprovação científica, com a tentativa de acordo do governo de São Paulo com o Governo Federal para a compra da CoronaVac, vacina que será testada pela Anvisa.

O apresentador, que faz campanha política para Jair Bolsonaro, mais uma vez utilizou uma entrevista para defender o presidente. O jornalismo lamenta!

Fonte: Revista Fórum - Créditos: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário