quinta-feira, 16 de julho de 2020

Santo do Dia

HOJE É O DIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, TAMBÉM CONHECIDA COMO NOSSA SENHORA DO MONTE CARMELO 

Nossa Senhora do Carmo
Nossa Senhora do Carmo - 
O Dia de Nossa Senhora do Carmo - também conhecida como Nossa Senhora do Monte Carmelo - é celebrado em 16 de julho, data na qual a santa apareceu para entregar o escapulário à Ordem dos Carmelitas.
O item traz duas pequenas imagens, sendo uma de Nossa Senhora e a outra do Sagrado Coração de Jesus Cristo. Na religião cristã, o objeto é considerado sagrado e com extremo poder de proteção.
Antes de ser usado, o escapulário deve ser abençoado por um sacerdote, para que assim garanta a proteção da santa a quem o estiver usando.
Além de levar o escapulário consigo para onde for, você também pode rezar uma oração de Nossa Senhora do Carmo para pedir por sua intercessão e para estar sempre sendo guiado(a) pelos bons caminhos da fé.
O Monte Carmelo
Ao final do século XI e início do século XII, um grupo de eremitas se formou no Monte Carmelo, na Palestina, para viver em um estilo de vida simples, em amor e devoção a Virgem Maria. Esse grupo deu origem à originária Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria, criada para demonstrar o amor e devoção a Virgem Maria.
Posteriormente, o nome da ordem religiosa foi alterado para Ordem dos Carmelitas e, em 1892, foi construído o Monsteiro de Nossa Senhora do Monte Carmelo - ou apenas Monsteiro de Nossa Senhora do Carmo - em função do nome do local.
Em um momento de perseguições aos cristãos, São Simão - eleito o superior da Ordem - rezava para Nossa Senhora, pedindo por sua ajuda. A oração que ele fazia para a santa e ainda é feita pelos carmelitas é: "Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar".
Durante a oração, um grande milagre aconteceu para dar um novo rumo para a Ordem dos Carmelitas; Nossa Senhora, com vários anjos ao seu redor, apareceu para Simão e disse: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".
O escapulário permanece como símbolo de proteção até hoje e pode ser feito a partir de diversos materiais, mas sempre com a imagem de Nossa Senhora do Carmo de um lado e o Sagrado Coração de Jesus do outro. Nossa Senhora promete olhar por quem utilizá-lo de dia e de noite, além de rezar sua oração.
Os carmelitas foram responsáveis por levar a devoção a Nossa Senhora do Carmo para diversas regiões do mundo. Hoje, é possível encontrar capelas e catedrais que levam o nome da santa, até mesmo na América Latina.
Fonte: Terra - Redação João Bidu

Nenhum comentário:

Postar um comentário