quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Turismo com Música

Conheça o ‘Turismo com Música’, nova plataforma de incentivo a artistas brasileiros criada pelo governo federal

Iniciativa do Ministério do Turismo garante transparência aos investimentos em eventos musicais que estimulam o desenvolvimento do setor

música - Conheça o ‘Turismo com Música’, nova plataforma de incentivo a artistas brasileiros criada pelo governo federal
A cultura brasileira é muito rica e diversificada. Durante a alta temporada, é bastante comum que diversas cidades nacionais realizem festas e eventos para atrair turistas do mundo inteiro e divulgar toda a riqueza da produção nacional.
Quem viaja por rotas rodoviárias, como a Camurujipe, costuma passar por diversas cidades que realizam shows e celebrações como essas e que ficam lotadas. O que pouca gente sabe é que existe um projeto do governo federal que incentiva essa prática pelos municípios e estados: é o Turismo com Música.

Um pouco de história

A iniciativa nasceu no ano de 2017 e foi registrada sob o nome Portaria nº 16 (Portaria MTur nº16/2017). A ideia era gerar transparência para as contratações de bandas e artistas musicais pelas prefeituras e estados, além de garantir um aporte financeiro para estimular eventos gratuitos que movimentam a cadeia turística.
Para participar dessa portaria, músicos e bandas devem se cadastrar no site oficial do projeto e apresentar documentos que garantam sua idoneidade, a regulamentação profissional e que são conhecidos regional e/ou nacionalmente.
Do outro lado, as administrações públicas que desejam realizar shows e eventos para atrair turistas podem consultar de forma pública e gratuita o cadastro desses artistas para escolher aqueles que mais combinam com o evento que estão planejando. É uma plataforma facilitadora do acesso a profissionais e bandas que, em outras ocasiões, teriam de se apresentar pessoalmente em diferentes gabinetes para conseguir uma oportunidade.

Transparência

A iniciativa do governo federal regulamenta de forma transparente a transferência de recursos públicos para o custeio dos eventos, garantindo o pagamento dos cachês, a infraestrutura e a divulgação dos shows que visam atrair público para o local em que será realizada a festividade.
O evento, no entanto, deve ser exclusivamente musical, gratuito, tradicional e de conhecimento popular.
A contratação dos artistas e bandas se dá por meio de prefeituras e governo estadual, e há um teto R$ 200 mil por artista ou banda. Dessa quantia, 30% devem ser destinados à infraestrutura do evento — o que inclui montagem de palco, iluminação, locação de banheiros químicos, entre outros — e 20% destinados à divulgação do show.
Em depoimento ao site do governo federal, Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, disse que o órgão público tem de incentivar cada vez mais a realização de eventos com grande fluxo turístico e o projeto Turismo com Música é uma oportunidade para isso: “o Brasil possui grande diversidade de atrativos e, o de eventos é um deles. Isso só comprova a importância do turismo de eventos na atração de visitantes aos destinos nacionais”.

Serve para todos

O projeto Turismo com Música dá chance aos artistas regionais mostrarem seu trabalho em apresentações estruturadas e públicas. O mais interessante da iniciativa é que tanto famosos quanto anônimos precisam passar pelo mesmo processo de avaliação para serem selecionados e receberem o aporte do governo.
Além de fomentar o turismo, a iniciativa também estimula a cultura e o desenvolvimento artístico de quem, muitas vezes, não teria outra oportunidade de aparecer se não fosse por meio desse aporte público.
O site oficial de consulta pública apresenta o artista ou banda, seu estilo musical, os contatos comerciais e até se existe um agente com quem negociar o show. É uma ferramenta que facilita a contratação do profissional, e que, de certa forma, também divulga seu trabalho de forma nacional e gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário