sábado, 4 de janeiro de 2020

Blog JURU EM DESTAQUE parabeniza cidade de Imaculada

CONHEÇA A HISTÓRIA DA CIDADE DE IMACULADA, DA SUA FUNDAÇÃO À EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO

Localizada na Região Geográfica Imediata de Patos, no estado da Paraíba, Imaculada foi elevada à categoria de município pela lei estadual nº 3253, de autoria do Deputado estadual Joacil de Brito Pereira, e sancionada pelo Governador Pedro Moreno Gondin em 04 de Janeiro de 1965, após ser desmembrado do município de Teixeira.
Sua população, estimada em 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi de 11.819 habitantes, distribuídos em 316,984 km² de área. É a 74ª cidade paraibana em população e a 3ª em altitude. 
Limita-se ao Norte com os municípios de Catingueira e Mãe d'Água - PB; ao Leste com Matureia - PB; ao Sul com Santa Terezinha e Tabira, ambas em Pernambuco; ao Sudoeste com Água Branca; e a Oeste com Olho d'Água - PB. A distância entre a cidade de Imaculada e João Pessoa (capital), via Patos, é de 375 km e, via Taperoá, de 340 km. 
Constituído em distrito sede, não houve nomeação de prefeito entre 04 de janeiro de 1965 a 10 de dezembro de 1966, quando quatro lideranças da época: Alice Dantas (líder local) e três deputados (Joacil de Brito, Luiz de Barros e Zé Alves de Lira) queriam apresentar seus candidatos, mas, apesar de adversários, houve o primeiro acordo político de Imaculada, para não nomearem ninguém e haver eleições de imediato, o que acabou não ocorrendo. 
As eleições em pleito direto para prefeito da nova cidade só ocorreu em 15 de novembro de 1966, tendo sido eleito o Sr. José Caetano de Brito, que se tornou o primeiro prefeito Constitucional. 
Aos 10 dias do mês de dezembro de 1966, em sessão solene, assinaram a Ata de Instalação do novo município, assim como o termo de posse dos eleitos para a primeira gestão político-administrativa, o prefeito José Caetano de Brito, o vice-prefeito Benone Gomes da Silva e os seguintes vereadores:
1º José de Lima Filho (Nozinho Lima);
2º Antonio Serafim de Sousa;
3º Severino Leite de Góes;
4º Pedro Jorge de Lacerda;
5º Luiz da Silva Maia;
6º Sebastião Alves da Costa (Sebastião Pires) e
7º José Firmino da Costa (Zé Pires)
Como secretária "ad hoc"Maria Paz Filha exerceu os trabalhos de transcrição da Ata de Instalação do município.
A cidade de Imaculada, teve como primeiro nome Queimadas do Silva, devido a um grande incêndio ocorrido por volta de 1875, deixando uma extensa clareira na região, ficando totalmente desnudada partes das terras do caboclo Manoel Coleta da Silva, proprietário da localidade. 
De acordo com várias fontes, a fundação da cidade aconteceu no primeiro domingo, aos 07 dias de janeiro de 1877, data em que o fazendeiro Manoel Coleta, juntamente com tropeiros procedentes do Vale do Piancó e mercadores procedentes do Vale do Pajeú, que costumavam fazer parada por vários dias na sua residência, o qual, oferecia como ponto de apoio e encontros entre estes, improvisaram a primeira feira livre do lugarejo, contando com a participação dos habitantes da localidade e vizinhanças.
Obtendo resultado satisfatório, resolveram então dar continuidade semanalmente, fato que contribuiu para a vinda de muitas famílias, as quais foram se agregando ao local, construindo novas casas e tomando formas de povoado. 
Em 1877 houve uma grande estiagem, dizimando rebanhos e ocorrendo mortes por fome e sede em partes da população da região sertaneja, que ainda não sabiam conviver com as secas. Daí a necessidade urgente de construir um cemitério público (hoje conhecido como o cemitério velho). Uma das primeiras pessoas a serem sepultadas foi o Sr. Lourenço Alves Cambuim, (pai dos irmãos Leonardo e Emiliano Cambuim, fundadores da cidade de Mãe d'Água - PB), falecido de sede as margens do riacho da Cruz, já no município de Mãe d'Água. Para assistir a crescente população, o Cônego Bernardo, pároco de Teixeira - PB, convidou o Frei Serafim, da Ordem Franciscana dos Menores, para fazer visitas e várias pregações no arraial e região. 
Em 08 de dezembro de 1884, o frade Frei Serafim aboliu o nome de Queimada do Silva e denominou o lugarejo para Imaculada, em homenagem à Santa do dia, Nossa Senhora da Conceição Imaculada. No mesmo ano, foi iniciada a construção da capela-mor. 
Em 1889, Padre Rangel, juntamente com o Capitão Delmiro Dantas e com a colaboração das famílias da localidade, construíram a atual igreja, a qual veio a ser concluída no ano de 1890, que na época ficou subordinada à paróquia de Teixeira. A matriz de Imaculada, somente foi elevada a Paróquia em 15 de agosto de 1951. 
Imaculada passou à categoria de Vila em 30 de março de 1938, através do Decreto-lei Nº 1.010, no Governo Argemiro Figueiredo. Em 1954 passou a ser distrito de Teixeira - PB. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1º de julho de 1960. 
É a 3ª cidade paraibana em altitude, 767 metros na sede, sendo o município mais alto do estado, em extensão contínua. Em vários locais do território imaculadense a altitude ultrapassa os 900 metros. Um acidente geográfico marcante o torna assim, é cortado de leste a oeste pela Serra da Borborema, o que faz do município um divisor de águas, formando várias nascentes de três bacias hidrográficas: o riacho da Cruz, principal afluente do Rio Espinharas, e os riachos Cachoeira alta, Bom Jesus e o do Garra, afluentes do Rio Piancó, que desaguam no litoral do Rio Grande do Norte.
O município de Imaculada está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
De acordo com dados do Departamento de Ciências Atmosféricas, da Universidade Federal de Campina Grande, Imaculada apresenta um clima com média pluviométrica anual de 683.6 mm e temperatura média anual de 22.4 °C.
Neste sábado, 04 de janeiro, o Blog JURU EM DESTAQUE parabeniza todos os imaculadenses peo aniversário da cidade, desejando uma boa festa para todos que dela participarem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário