quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Túmulos de personalidades de histórias marcantes

Cemitério de Recife usa tecnologia e divulga personalidades de histórias marcantes


O Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife, reúne túmulos de 42 personalidades de histórias marcantes. Alguns deles começaram a receber, da prefeitura do Recife, placas com informações pesquisadas pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. Além do resumo da história de cada uma e de como morreram, essas placas disponibilizam outros detalhes através do QR Code, que significa um código de resposta rápida, similar aos códigos de barras.
Para utilizar esse código, que está disponível em nove placas, é preciso baixar gratuitamente, no celular, um aplicativo para leitura do QR Code. Ao abrir o aplicativo e colocar o telefone na frente do código, logo são mostradas outras informações sobre a personalidade enterrada ali.
A ferramenta está disponível para os túmulos do Conselheiro Rosa e Silva, Joaquim Nabuco, José Mariano Carneiro da Cunha, Capiba, Chico Science, Naná Vasconcelos, Miguel Arraes, Eduardo Campos e Agamenon Magalhães, figuras que tiveram grande importância na política e cultura de Pernambuco.
No túmulo do cantor e compositor Chico Science, um dos principais nomes do movimento Manguebeat na década de 1990, há curiosidades sobre o artista. Ele morreu aos 30 anos, em um acidente de carro em fevereiro de 1997, em Olinda.
O visitante do Cemitério de Santo Amaro também pode conhecer um pouco mais sobre a história do político, professor de geografia e promotor de direito Agamenon Magalhães, natural de Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Ele morreu, aos 59 anos, no Recife, em 1952.
Além dos pernambucanos, também há estrangeiros entre as personalidades enterradas em Santo Amaro. Um deles alemão Heinrich Moser, autor dos vitrais de prédios históricos do Recife, como os do Palácio do Campo das Princesas e da Igreja da Madre de Deus, ambos no Centro da cidade. Ele morreu no Recife, aos 61 anos.
Para saber os locais de cada um dos túmulos das personalidades enterradas no Cemitério de Santo Amaro, é possível checar as informações na placa instalada na entrada do cemitério, indicando os túmulos dessas pessoas que marcaram a história da cidade, como explica o gerente de cemitérios da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Luciano Nascimento.
“Nós temos aqui, na entrada principal do cemitério, duas placas indicativas, uma com um mapa de localização, onde estão identificados todos os setores, quadras, blocos, ruas e existentes no cemitério, para facilitar o acesso pelos visitantes. A segunda placa vem com o QR Code, que, com um leitor instalado no celular, você pode ter acesso às informações complementares sobre a personalidade que você está querendo conhecer melhor”, explicou.
O túmulo da Menina sem Nome, um dos mais visitados do Recife, deve receber, em breve, uma placa de identificação por ela ter se tornado, depois da morte precoce e trágica, muito conhecida e adorada no Recife. A garota, que aparentava ter oito anos, foi encontrada na década de 1970, na Praia do Pina, na Zona Sul do Recife, amarrada e morta.
Foi para ela que a dona de casa Marisa de Lima Silva, levou velas até o Cemitério de Santo Amaro. Apesar de não ter conhecido a garota enterrada no local, ela confia que alcança graças devido à Menina Sem Nome.
“Tudo o que eu peço a ela, eu alcanço. Para mim, é como um anjo. Tem que ter uma placa, porque a gente vem aqui, se sente bem, a gente pede uma graça e alcança, me arrepio toda. Com fé, a gente alcança tudo que a gente quer. Aqui tem que ter uma placa com a história dela. Ela merece. No Dia de Finados, você vem aqui e não consegue ver o túmulo, porque é muita gente agradecendo, pedindo”, disse.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário