quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Um dia nacional para um símbolo nacional

CACHAÇA: A MAIS POPULAR DESTILADA BEBIDA ALCOÓLICA DO BRASIL
Resultado de imagem para DIA NACIONAL DA CACHAÇA
Cachaça é uma bebida alcoólica feita a partir de fermentado de cana. É a mais popular destilada bebida alcoólica no Brasil. É também conhecido como aguardente, pinga, caninha e por muitos outros nomes.
A cachaça é produzida principalmente no Brasil, onde, de acordo com números de 2007, 1,5 bilhões de litros (390 milhões de litros) são consumidos anualmente, em comparação com 15 milhões de litros (4,0 milhões de litros) fora do país. Trata-se normalmente entre 38% e 48% de álcool em volume.
Até seis gramas por litro de açúcares podem ser adicionados. A principal diferença entre aguardente e rum é que o rum é normalmente feito a partir de melaço, um subproduto das refinarias que fervem o suco de cana-de-açúcar para extrair o açúcar tanto quanto possível, enquanto aguardente é feita a partir de sumo de cana fresco que é fermentado e destilado.
No início do século XVII, os produtores de açúcar em várias colônias europeias na América começaram a usar os subprodutos de açúcar, melaço como matéria-prima para a bebida alcoólica que nas colônias britânicas foi nomeado rum, na França, de tafiá, na Espanha, aguardente de Cana e no Brasil, aguardente da terra, aguardente de cana e, mais tarde, cachaça.
Números de 2003 indicam 1,3 bilhão de litros de cachaça são produzidos a cada ano, embora apenas 1% dessa produção é exportada (principalmente a Alemanha ). Fora do Brasil, a cachaça é usado quase exclusivamente como um ingrediente em bebidas tropicais, com a caipirinha ser o mais famoso cocktail.
História
A produção de açúcar foi principalmente mudado de ilha da Madeira para o Brasil pelo Português no século 16. 
Os alambiques que fazem Aguardente de cana na Madeira foram trazidos para o Brasil para fazer o que hoje também é chamado de Cachaça.
O processo de destilação remonta a 1532, quando um dos colonizadores portugueses trouxe as primeiras mudas de cana-de-açúcar para o Brasil a partir da Madeira.
Cachaça, como rum, tem duas variedades: branco e ouro. Branco é normalmente engarrafado imediatamente após a destilação e tende a ser mais barato (alguns produtores de idade para até 12 meses em barris de madeira para alcançar uma mistura mais suave). Muitas vezes, é utilizado para preparar caipirinha e outras bebidas, em que a cachaça é um ingrediente. Escura, a cachaça, geralmente é vista como a variedade “premium”, é envelhecida em barris de madeira e é destinado a ser bebido direto (geralmente é envelhecido por até 3 anos, apesar de alguns “ultra premium” foram envelhecidos por até 15 anos). O sabor é influenciado pelo tipo de madeira do tambor.
Resultado de imagem para DIA NACIONAL DA CACHAÇA
Fonte: http://en.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário