quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Revolta da Cachaça

ENTENDA MAIS SOBRE ESSA DATA IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DO DESTILADO BRASILEIRO

Revolta da Cachaça
Revolta da Cachaça é relembrada no dia 13 de setembro
Já nos tempos coloniais, a produção de cachaça era uma importante atividade econômica no Brasil, levando a redução do consumo da bagaceira importada de Portugal. Preocupados com o sucesso da aguardente, os portugueses, através de uma Carta Real de 13 de setembro de 1649, proibiram a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro.
Os proprietários de cana-de-açúcar e alambiques, indignados com as constantes cobranças de impostos aos longo dos anos e perseguidos por vender a bebida, se revoltam no dia 13 de setembro de 1661 e tomam o poder no Rio de Janeiro por cinco meses resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional, a Revolta da Cachaça.
Com o poder restituído, o movimento é repreendido com violência e o seu líder, Jerônimo Barbalho Bezerra, é enforcado e decapitado, tendo sua cabeça pendurada no pelourinho da cidade, como exemplo à população fluminense.
Hoje, todo o dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando a cachaça era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.
A data foi aprovada em outubro de 2010 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados como resultado do projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).
Por mais de quatro séculos de história, cachaça acumulou sinônimos e apelidos criativos pelo povo brasileiro. Algumas destas palavras foram criadas com o propósito de enganar a fiscalização da metrópole nos dias em que a cachaça foi proibida no Brasil, a bebida estava competindo com um destilado Europeu. 
Há mais de duas mil (2000) palavras para se referir ao destilado nacional. Alguns desses apelidos são: 
Abre-Coração, Água-benta, Bafo-de-tigre, Limpa-Olho, Apaga-tristeza, Engasga-gato, Quebra-Goela, Nordigena, malafo, Upa, Dindinha, Ximbira, Espanta-moleque, Otim-fim-fim, Negrita, Parati, Siúba, Dona Branca, Xiripita Cabumba, Cana, Cachaça , Água-que-passarinho-não-bebe, Marvada, Pinga, Aguardente, Esquenta corpo, Lágrima de virgem, Levanta-velho, Virgem afamada, Amansa-corno, Mata-o-velho, Mé, etc.
Fonte: http://en.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário