segunda-feira, 24 de julho de 2017

Discussões e polêmica

Mestrado e doutorado da UFPB seguem suspensos até julgamento do mérito pela Justiça Federal

Publicado por: Ivyna Souto
A suspensão de linhas de mestrado e doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba segue gerando discussões e polêmica. Liminares concedidas por juízes federais paralisaram seleções feitas pela instituição para este semestre.
O Polêmica Paraíba apurou que, entre as irregularidades apontadas pelos reclamantes, estão a falta de transparência no certame, as provas dos candidatos aprovados não teriam sido disponibilizadas, as notas não teriam sido fundamentadas e a esposa de um candidato trabalhava como fiscal da seleção.
Quatro estudantes ingressaram com ação na Justiça Federal para suspender a seleção do mestrado, na linha de Direito Econômico, História do Direito e Constitucionalismo. Já no doutorado, um candidato ingressou com ação, ele fez a prova para ingressar na linha de Direitos Humanos.
Dois juízes concederam liminares, que valem até o julgamento do mérito, a coordenação da pós-graduação será ouvida, assim como os candidatos que iniciaram as ações, e análise de provas apresentadas. Se as irregularidades apontadas na ação forem confirmadas, haverá nova seleção.
Além dos estudantes que fizeram a seleção, o Polêmica Paraíba foi procurado por juristas que fizeram o doutorado fora da Paraíba e abriram processo para validação do título no Brasil, mas não houve resposta ainda. O processo de validação deveria ser analisado em até 180 dias, mas há informações de pessoas que aguardam a resposta há mais de um ano e meio.
A nota da UFPB, sobre o assunto, acusa a imprensa e os divulgadores do caso, de má-fé, mas não fala sobre o mérito do caso.
Créditos: Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário