quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Estiagem e seca prolongada

Paraíba é o estado com mais municípios em estado de emergência do Nordeste

A Paraíba lidera a lista, com 170 municípios em situação de emergência.

A primavera é normalmente uma estação de pouca chuva e muito calor sobre o Nordeste - (Foto: Divulgação)

A ar voltou a secar esta semana por quase toda a Região Nordeste e além da falta de chuva, o calor intenso vem chamando a atenção. O interior do Piauí chegou a quase 44°C no início da semana. Esperantina, no norte do Piauí, registrou 43,8°C pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na última segunda-feira (10), uma das maiores temperaturas já registradas no Brasil. 
A estiagem e a seca prolongada fizeram 772 municípios decretarem situação de emergência no últimos meses e todos foram reconhecidos pelo Governo Federal. A Paraíba aparece no topo da lista.


Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, "o calor continua intenso e não há previsão de chuva por pelo menos 10 dias". A única chuva mais frequente que vem acontecendo esta semana é sobre o litoral da Bahia. Até segunda-feira (17), as chuvas vão continuar intercaladas por períodos de sol e poderão acumular volumes moderados. Outras áreas da costa leste nordestina terão chuva passageira, mas com pequeno volume. Veja os volumes estimados de chuva para a Região Nordeste nos próximos cinco dias: 
A primavera é normalmente uma estação de pouca chuva e muito calor sobre o Nordeste. A chuva retorna ao oeste da Bahia e ao sul do Maranhão e do Piauí. Mas para a maioria das áreas no Nordeste, o sol forte, calorão e tempo seco são características comuns em dias dos meses de outubro, novembro e dezembro. 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário