sábado, 24 de setembro de 2016

Vale a pena ler de novo!

Água Branca comemora 57 anos de emancipação política neste sábado com mais uma edição do 'Água Brega'


A imagem pode conter: 4 pessoas , texto
Localizado na microrregião da Serra do Teixeira, o município de Água Branca, no Sertão da Paraíba, comemora 57 anos de Emancipação Política hoje, dia 24 de setembro, com a apresentação em praça pública de mais uma festa do 'ÁGUABREGA'.
A tradicional Festa do Brega, versão 2016, é promovida pela Prefeitura Municipal e contará com as seguintes atrações musicais:
- José Orlando
- Gilliard
- Almir (ex The Fevers), e
- Lostiba
História 
Tendo se tornado politicamente independente em 24 de setembro de 1959, de acordo com a história a origem do nome do município remonta aos idos de 1814, quando um índio domesticado da fazenda de Herculano José da Silva teria saído para caçar em companhia do filho do fazendeiro e ambos se perderam na mata. Para se orientar, o índio teria subido numa árvore e avistado uma faixa muito verde de terra onde encontrou uma cacimba e, após erguer o líquido com as mãos afirmando ser água branca, a batizou de "Mutambá".
Seguindo o curso do riacho Bom Jesus, o índio teria retornado a fazenda e relatado o fato, despertando o interesse de várias pessoas que se mudaram para o local, onde fixaram residência, dando origem a um povoado.
Em 1834, nesse povoado foi erguida uma capela, hoje Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, tendo a lei municipal nº 17, de 07 de janeiro de 1896, criado posteriormente o distrito de Água Branca, subordinado ao município de Piancó.
Durante a Revolução de 1930, o território de Água Branca serviu de palco para as lutas que se registraram entre as forças do Estado e os rebeldes, liderados pelo princesense José Pereira Lima.  
Somente em 30 de março de 1936, através do decreto-lei nº 1010, o distrito de Água Branca passou a pertencer ao município de Princesa, que foi denominado Princesa Isabel nesse mesmo ano.
Já em 31 de dezembro de 1943 o distrito de Água Branca passou a denominar-se Imoroti, tendo voltado a se chamar Água Branca em 19 de novembro de 1948. 
Atualmente o município de Água Branca é administrado pelo socialista Tarcísio Alves Firmino, considerado um do '30 Melhores Prefeitos do Brasil', de acordo com premiação recentemente recebida em Recife juntamente com os gestores de Campina Grande e Bayeux, dentre os prefeitos paraibanos.
Água Branca é conhecida por realizar a maior Festa de São Pedro da Serra do Teixeira
Foto: Divulgação / Prefeitura de Água Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário