segunda-feira, 21 de julho de 2014

Cara de pau

"Roubei, mas só um pouco", diz prefeito mexicano eleito

Em uma pesquisa elaborada pelo Instituto Nacional de Estatística, a população mexicana colocou no topo do ranking de corrupção a polícia, seguida pelos políticos, que receberam 84,4% dos votos


Um  prefeito admitiu ter roubado enquanto estava administrando uma cidade mexicana, em um discurso realizado em junho deste ano, informou o jornal El País. "Eu tenho sido criticado porque gosto muito de dinheiro. Quem não gosta? E também dizem que eu roubei a presidência, Pois sim, a roubei, mas roubei pouco, porque estava bem pobre", disse Hilario Ramírez Villanueva.
A princípio, o discurso, gravado e postado no Youtube, pareceu engraçado para muita gente, mas depois acabou se transformando em um escândalo e agora em uma tremenda decepção, já que Villanueva foi eleito prefeito do município de San Blas com 40% dos votos.
"Você vê, não fui tão mal, eles sabem que sou um homem do povo, que me dedico ao bem, que ajudo os pobres, que há poucos como eu", declarou.
Se quando ganhou, em 2008, Villanueva comemorou comprando um puro sangue estimado em 250 mil dólares, desta vez o ex-empacotador de mangas celebrou sua vitória distribuindo notas de 20 e até 100 pesos, uma imagem que para muitos representa o triunfo da degradação política.
"Temos avançado legalmente, mas nos falta acabar com a impunidade", dissse o diretor geral do Instituto Mexicano de Competitividade, Juan Pardinas.
Em uma pesquisa elaborada pelo Instituto Nacional de Estatística, a população colocou no topo do ranking de corrupção a polícia com 90% dos votos, os políticos com 84,4%, e o Ministério Público, com 78,4% dos votos.
Em novembro de 2012 foi anunciada a ideia de criação de uma Comissão Nacional Anticorrupção destinada a eliminar as faltas do aparelho administativo, mas quase dois anos depois, a iniciativa permanece congelada no Congresso, sem constar na agenda dos partidos.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário