quinta-feira, 10 de julho de 2014

Advertências

Alertas ‘contra’ o Governo podem ter motivado a demissão de Luzemar Martins

Relação com o chefe do Executivo ficou estremecida após desmentido em relação a investimentos em Campina Grande e “excessos” de recomendações em obras do Estado. Isso teria motivado o pedido de demissão do ex-secretário.


O auditor fiscal Luzemar Martins deixou o comando da Controladoria Geral do Estado. Ele protocolou carta no Palácio da Redenção, desde a última segunda-feira (7), endereçada ao governador Ricardo Coutinho (PSB). No documento, ele comunica a sua demissão e alega razões de foro íntimo.
Nos bastidores, circula a informação de que a relação entre Luzemar Martins e o governador Ricardo Coutinho teria estremecido após o secretário da CGE confirmar, por meio de certidão, que inexistiram convênios entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), entre janeiro de 2013 e junho de 2014.
Tal certidão, assinada por Luzemar Martins e pela gerente executiva de auditoria, Rossana Guerra de Sousa, desmentiu afirmação do próprio governador Ricardo Coutinho, que disse que não poderia destinar recursos para os festejos juninos da cidade, porque a PMCG não havia prestado contas de convênios anteriores.
Em abril, a CGE também constatou uma série de irregularidades nas obras de construção da nova Central de Polícia de João Pessoa. A Controladoria chegou a enviar um plano de reformatação com 39 recomendações à Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), um ano antes da inspeção realizada este ano.
A auditoria da CGE também constatou que a Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol) foi inaugurada mesmo após a constatação de inúmeras irregularidades. Apesar de ter recebido pelo menos três notificações da CGE, até o mês de novembro de 2013, a Suplan não havia sanado as irregularidades, o que também não tem sido fiscalizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Luzemar Martins também foi secretário chefe da CGE na gestão do ex-governador e candidato nas eleições deste ano, Cássio Cunha Lima (PSDB), um dos principais concorrentes do governador Ricardo Coutinho, que disputa a reeleição.

Ângelo Medeiros
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário