quinta-feira, 20 de março de 2014

O 'veneno' de Gilvan!

Ricardo Coutinho vai atacar os inimigos e quebrar o Estado

O instituto da reeleição é de uma perversidade moral monstruosa. O mais criterioso dos homens públicos (espécie cada vez mais rara na fauna política), estando a disputar um mandato executivo em reeleição, é naturalmente seduzido a usar os recursos do Estado e a máquina administrativa a favor de sua campanha. Tem sido assim desde que instituíram no país esse aberrante instrumento de indecências e prostituição eleitoral. É ele um dos maiores corruptores da história republicana, responsável pela degradação das campanhas eleitorais de prefeitos, governadores, e de presidentes do Brasil, nos últimos vinte anos. Além do mais, serviu para aviltar toda a atividade política e desmoralizar partidos e líderes, quase todos viciados nas tetas governamentais.
IREMOS CONSTATAR, NESSE ANO ELEITORAL, NA PARAÍBA, UM ESPETÁCULO ENOJANTE de mudanças de atitudes de certos líderes na direção do poder, a fim de que o governo possa custear seus interesses eleitorais com o dinheiro reservado aos programas públicos, especialmente aos de natureza social, afora o loteamento de cargos da administração (que será intensificada a partir de agora). Haverá um desembestamento brutal dos aliciamentos, à custa do Tesouro, para que o ocupante do cargo de governador possa continuar sentado na cadeira onde já tem feito besteiras e malefícios demais.
Quanto mais o governante estiver em estado de necessidade e menos tiver de maturidade e responsabilidade, mais abusos e crimes vai cometer contra a dignidade do cargo que ocupa e em desfavor da moralidade administrativa. E quanto mais apego tiver ao poder e dele precisar para fazer mal a muitos, mais tentado será a cometer absurdos e descaminhos.
RC É SEQUIOSO PELO PODER, do qual precisa menos para realizar uma boa gestão governamental e mais precisa para demonstrar força e impor medo. Esses tipos humanos são uma temeridade, um perigo monumental, quando estiverem à beira do abismo ou ameaçados de perder o poder. Eles temem ser massacrados e vingados por todas aquelas pessoas ou multidões às quais fizeram o mal, ou desagradaram, ou hostilizaram, ou traíram, ou perseguiram.
Nesse momento, colhendo os sinais de que o maior tempo de governo já é decorrido, sem uma imagem saudável construída perante seu povo, e sem o respaldo de uma administração relevante, RC entra em pânico e se prepara para reagir diante de todos os seus adversários, inclusive os críticos de seu governo e os antigos aliados que bateram em retirada por falta de confiança, afeto e respeito. Vem ai uma onda de retaliações pesadas, ainda que o Estado seja esfolado em bandas para financiar ações de gangsteres e mercenários que, em horas como essas, vendem a alma por trinta moedas sujas a fim de satisfazer os instintos tirânicos dos poderosos agonizantes de plantão. Pode acontecer de tudo para que os soberanos e os adoradores do poder e “vendilhões do templo”, subsidiados com verbas públicas, possam consumar a chacina moral das eleições e a rapinagem contra os recursos da população.
À SOCIEDADE NADA RESTA SENÃO REAGIR de forma destemida, cercando os meliantes e piratas dos cofres do Estado, apontando-lhes com o dedo em riste e expondo-os à ira pública, para que não se locupletem às escondidas e impunemente. Ou, concomitantemente, clamar à justiça a fim de que ela, letárgica como de costume, caia em defesa da cidadania ameaçada por hordas de malfeitores e se ponha de sentinela para proteger o patrimônio do Estado (e do povo), atacado por grupos de saqueadores engravatados.

Este artigo integrará o futuro livro:
‘PREVISÕES POLÍTICAS DE UM VIDENTE CEGO’
E-mail: gilvanfreireadv@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário