quinta-feira, 7 de março de 2013

Mídia nacional repercute visita de Dilma à PB

Mídia nacional repercute visita de Dilma à PB
Mídia nacional repercute visita de Dilma à PB; alfinetada a Eduardo Campos é enfatizada

O portal de notícias UOL deu destaque à visita da presidente Dilma Rousseff à Paraíba, insinuando que fez parte de uma estratégia para neutralizar a pretensão do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), de concorrer ao Planalto. UOL revela que, dirigindo-se ao governador paraibano Ricardo Coutinho, aliado de Campos, Dilma salientou: “Podemos fazer o diabo quando é hora de eleição, mas quando se está no exercício do mandato temos que nos respeitar, pois fomos eleitos pelo voto direto”. A presidente dirigiu-se, também, a 22 prefeitos municipais contemplados com benefícios do programa habitacional do governo federal.  

Em sua versão “on line”, o “Diário de Pernambuco”, de Recife, afirma que a presidente distribuiu um pacote de bondades na Paraíba e trocou afagos com o governador Ricardo Coutinho, mencionando uma frase sua de que não há justificativa nenhuma para perseguir quem não é do Partido dos Trabalhadores. A presidente declarou que Ricardo foi elegante ao expor uma lista de “desejos”, e não de pedidos, como ele enfatizou no discurso por ocasião da entrega de unidades de um conjunto habitacional, a que compareceu o prefeito da capital, Luciano Cartaxo, do PT. Entre os desejos elencados por Coutinho estão obras estruturantes cuja conclusão depende do aporte de recursos federais, a exemplo do Centro de Convenções de João Pessoa e a modernização do Porto de Cabedelo. “Se a senhora puder atender, a Paraíba ficará muito grata”, ressaltou o governador, lembrando que o Estado cumpriu com o dever de casa ao tomar medidas indispensáveis para o ajuste fiscal exigido pela União. No que diz respeito ao Centro de Convenções, a presidente garantiu disponibilizar os R$ 70 milhões restantes para a sua conclusão, reconhecendo a necessidade de investimento no potencial turístico da Paraíba e enaltecendo a beleza de suas praias.  

A ampliação do aeroporto “Castro Pinto” também constou da relação apresentada pelo governador socialista, que destacou o incremento do fluxo turístico e a necessidade de investimentos na infraestrutura da capital. Dilma Rousseff, conforme os portais, deu a entender que não vai mirar neste momento nas parcerias políticas entre o PT e o PSB para a eleição de 2014, deixando a discussão para o tempo oportuno. Também mereceu destaque o fato de que há rivalidade latente entre os socialistas e petistas na região Nordeste, como em capitais influentes (Recife, Fortaleza e João Pessoa). Logo cedo, em Goiânia, o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas gerais, assegurou que não está em campanha política. “Quem tem feito isto é a presidente Dilma, que está esquecendo os compromissos de desenvolvimento do Brasil”, alfinetou Aécio Neves. Em relação à Paraíba, tanto o governador Ricardo Coutinho como o prefeito Luciano Cartaxo haviam sido recebidos, separadamente, pela presidente em audiências mantidas em Brasília. Em algumas das pautas, as reivindicações coincidiram, lembrou a presidente no discurso em João Pessoa. Cartaxo foi prestigiado com a deferência de vir na comitiva da presidente, direto de Brasília, logo depois da apresentação do seu programa de rádio “Café com a presidente”. Ao desembarcar na capital paraibana, a presidente foi recepcionada pelo governador socialista, que se fazia acompanhar da primeira-dama Pâmela Bória, alvo preferencial de cinegrafistas, inclusive, dos profissionais da rede oficial do Palácio do Planalto.


Redação com Repórterpb

Nenhum comentário:

Postar um comentário