Guia da ppk saudável depois do sexo: higiene íntima após a relação ajuda a prevenir infecções; veja cuidados recomendados

Manter a higiene íntima após a relação sexual é um cuidado importante para prevenir infecções urinárias, como a cistite, e outros desconfortos na região genital. Algumas atitudes simples podem fazer toda a diferença para a saúde íntima.

Confira as principais orientações:

Fazer xixi após o sexo

Urinar depois da relação é um hábito recomendado por profissionais de saúde. A urina ajuda a limpar a uretra, canal por onde o xixi sai, eliminando possíveis bactérias que podem ter entrado durante o sexo.

Durante a penetração vaginal, pode haver pressão sobre a uretra, facilitando a migração de bactérias da região anal para o trato urinário. Isso aumenta o risco de infecções, que podem causar ardência ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro e desconforto abdominal.

Não é necessário ir ao banheiro imediatamente após a relação, mas o ideal é urinar assim que for possível.

Lavar a região íntima externa

Outro cuidado importante é lavar a vulva e a região anal após o sexo. A higienização pode ser feita com água e sabonete neutro ou íntimo, sem necessidade de banho imediato.

A limpeza deve se restringir à parte externa da região íntima, como os grandes e pequenos lábios e a virilha. A vagina (parte interna) não precisa ser lavada, pois é autolimpante.

Duchas vaginais não são recomendadas, já que podem causar irritação e remover a proteção natural da flora vaginal.

Atenção ao esperma

Caso haja ejaculação dentro da vagina, é importante saber que não é possível eliminar o esperma com lavagem. A única forma eficaz de evitar o contato de espermatozoides com a vagina é o uso de preservat

ivo, que também protege contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Uso de lenços umedecidos

Quando não for possível tomar banho logo após a relação, os lenços umedecidos íntimos podem ser uma alternativa prática para a higiene momentânea.

Esses produtos ajudam a limpar a região externa e manter o conforto até que seja possível realizar a lavagem com água. O ideal é optar por lenços com pH balanceado, dermatologicamente testados e adequados para a região íntima, que respeitem o equilíbrio da flora vaginal.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba