sábado, 6 de setembro de 2025

Dia do Irmão

No Brasil, o Dia do Irmão é comemorado anualmente em 05 de setembro, data da morte de Madre Tereza de Calcutá, em 1997

Ter irmãos é aprender desde cedo a dividir espaço, a compartilhar histórias, a brigar e perdoar: aliás, as nossas brigas da infância, fizeram-nos ficar treinados para as maiores disputas da vida.

O Dia dos Irmãos é uma data comemorativa em que se homenageia, agradece e festeja os irmãos. Tem vocação universal, sendo uma festa semelhante ao Dia dos Pais, ao Dia das Mães ou ao Dia dos Avós. Procura assinalar o espírito destacado na deliberação instituidora: «o que vivemos entre irmãos é único, irrepetível, molda a nossa vida para sempre.»

Quando se fala de irmão, podemos nos referir tanto aos irmãos de sangue ou irmãos adotivos, como a grandes amigos que consideramos pessoas da nossa família.

História

A celebração do Dia dos Irmãos – também referido, nas diferentes línguas, como Dia do Irmão ou Dia dos Irmãos e Irmãs – é bastante recente, diversamente de outras celebrações de cunho familiar, como os muito antigos Dia da Mãe e Dia do Pai.

No caso do Dia dos Irmãos, todas as iniciativas lançadas datam dos finais do século XX ou já do século XXI.

Festa familiar e social

O Dia dos Irmãos é uma festa familiar por excelência: é uma calorosa celebração familiar na sua horizontalidade e, no sentido exato da palavra, fraternidade. É também uma festa social, celebrando a alegria das famílias, no olhar e nas relações dos irmãos e irmãs.

Em reuniões familiares e eventos sociais, festeja-se no Dia dos Irmãos «o que de tão importante une irmãos e irmãs: o crescer juntos; as aventuras; as descobertas; a solidariedade; a proximidade; a cumplicidade; a identidade que é diferença; a diversidade; a entreajuda, a cooperação e a divisão de tarefas; a alegria e a tristeza; as emoções, boas e más; a tolerância; a reconciliação; a partilha; as histórias, raízes e memória.»

Neste dia, é comum irmãos e irmãs oferecerem-se uma lembrança simbólica, enviarem uma mensagem ou, se possível, passarem tempo uns com os outros. É um dia especial para lembrar e honrar a presença e importância de irmãos e irmãs na vida e na identidade de cada um.

No contexto religioso, o sentido da palavra "irmão" está ligada ao "próximo". Na doutrina divina, os nossos "próximos" são "filhos" de um mesmo Pai: Deus. 

Assim, o Dia do Irmão serve para incentivar as pessoas a repensarem as atitudes perante os outros seres humanos, sendo mais humildes, companheiras e gentis. 

Por que 05 de setembro é o dia dos irmãos?

No Brasil, o dia do irmão é tradicionalmente celebrado em 05 de setembro. No entanto, não há um registro que oficialize a data no país.

O dia surgiu por iniciativa da Igreja Católica, que homenageia o aniversário de morte da missionária Madre Teresa de Calcutá, desde 2007 - data que completou 10 anos do seu falecimento. Madre Teresa faleceu no dia 05 de setembro de 1997.

Se os amigos são para guardar do lado esquerdo do peito, irmãs estão presentes em todas as células do nosso corpo: não são apenas melhores amigas, mas parte de toda a nossa existência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário