domingo, 7 de setembro de 2025

Desfile Cívico de Juru é realizado debaixo de chuva, com sucesso

Escolas do município de Juru, na Paraíba, dão um verdadeiro espetáculo de patriotismo e civismo  em celebração ao Dia da Independência do Brasil

Mesmo com um clima atípico para o mês de setembro, o Desfile Cívico dessa sexta-feira, 05, realizado em Juru, na Paraíba, em celebração ao Dia da Independência do Brasil, foi prestigiado por uma multidão que, ignorando a chuva que insistiu em cair durante todo o dia, deu uma verdadeira demonstração de patriotismo e civismo.

Com o tema "Brasil, 203 anos de Independência: a força da nossa gente, tradição e inovação", o Desfile de 7 de Setembro deste ano reuniu as escolas Adigna Pires Ramos e Antônio Alves da Silva, que deram um espetáculo de cores, organização e representatividade, encantando o público presente.

Mesmo debaixo de chuva, o cortejo cívico percorreu as principais ruas da cidade com a apresentação especial das bandas marciais Capitão Dalmo Teixeira, América Florentino e Arlinda Pessoa, que deram ainda mais brilho e emoção ao evento, que contou com a participação da prefeita Solange Félix, da vice-prefeita Maria de Jesus, vereadores, secretários e outras autoridades municipais.

Em seu pronunciamento, Solange Félix falou sobre a importância das escolas para o sucesso da realização do desfile, destacando que o patriotismo e o amor dos juruenses pelo Brasil superaram as adversidades do tempo chuvoso. "Foi um desfile emocionante, que valorizou nossos estudantes, professires e toda a comunidade escolar", afirmou.

O dia 7 de setembro é mais do que uma simples data para nós brasileiros, ele simboliza o início da liberdade de uma pátria. De uma história de dominação e controle de uma nação, que por fim ganhou sua independência. Comemorar esta data é de grande relevância para que entendamos a nossa própria história. No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga e trouxe “Independência ou morte!” como um marco histórico do país. A partir de então, desvinculamos nossos laços coloniais com Portugal e iniciamos um novo período cultural, sociológico e histórico no país.

Mais do que apenas entender o contexto dessa data comemorativa, o 7 de setembro deve ser lembrado como um dia para nunca ser esquecido. Ensinar, portanto, crianças e jovens a apreciarem e valorizarem esse dia é mais um passo para um futuro harmonioso e com menos problemas sociais. Lembrar da nossa história, da nossa luta diária e das nossas conquistas levam o patriotismo no peito e reforçam a ordem e o progresso que levamos na nossa bandeira.

O dia da Independência foi um ponto de partida para algo muito maior, para uma democracia que necessita ser cada vez mais justa e cada vez mais respeitada, para uma liberdade não só de um povo, mas uma liberdade de expressão e de pensamento. Precisamos passar bons ensinamentos adiante, contar nossa própria história, reforçar a nossa cultura e fazer do nosso país uma nação consciente e inspiradora.

O exemplo das escolas juruenses envolvidas na comemoração cívica dessa sexta-feira, garante uma educação onde as novas gerações preservarão nossa liberdade e entenderão como tornar o país cada vez mais igualitário, justo e livre.

Ver o povo de Juru unido, caminhando lado a lado com os estudantes, mesmo debaixo de chuva, foi simplesmente indescritível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário