Maior ferrovia do Nordeste tem data para ficar pronta e pode incluir a Paraíba na rota de minerais estratégicos rumo à China; veja detalhes
A Paraíba estará integrada à Ferrovia Transnordestina a partir de Pombal, passando por Sous, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras até o eixo principal próximo a Jati-PE.
A Ferrovia Transnordestina, com previsão de conclusão em 2027, promete transformar o Nordeste em um polo estratégico para a exportação de lítio, especialmente no Ceará, que já se consolida como um dos maiores produtores do Brasil. O projeto da DCL Minerais prevê exportar 150 mil toneladas mensais do mineral, essencial para baterias de veículos elétricos, celulares e computadores, para mercados globais como China, Alemanha e Canadá.
A empresa investe R$ 25 milhões na construção de um galpão em Quixadá, que gerará até 200 empregos diretos e indiretos. Enquanto a ferrovia não fica pronta, o transporte será feito por carretas, com o primeiro embarque previsto para janeiro de 2024.
Na Paraíba, quando senador, Wilson Santiago em 2011, já defendia a inclusão do estado no traçado da Transnordestina, com um ramal ferroviário. Dessa forma, a Paraíba poderá se integrar à Ferrovia Transnordestina apartir de Pombal, passando por Sous, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras até o eixo principal próximo a Jati-PE.
A ferrovia é vista como um marco para a economia do Nordeste, consolidando a região no mercado global de minerais estratégicos e atraindo investimentos bilionários.
O deputado Wilson Santiago defende Ramal da Transnordestina que interligue Cabedelo ao Ceará: “A Paraíba não pode ficar de fora”.
Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Suedna Lira
Nenhum comentário:
Postar um comentário