Após críticas ao SUS pela cirurgia de Faustão, Ministério da Saúde se pronuncia e diz que apresentador teve prioridade devido ao seu estado de saúde
O Ministério da Saúde divulgou nesse domingo (27.ago.2023) um comunicado a respeito do transplante de coração feito mais cedo no apresentador da TV Fausto Silva. Segundo a nota, Faustão, como é conhecido, teve prioridade na fila de espera pelo seu grave estado de saúde.
Nesse domingo, o hospital Albert Einstein informou que recebeu um alerta da Central de Transplantes do Estado de São Paulo para uma avaliação de compatibilidade. Segundo o hospital, a cirurgia foi realizada no início desta tarde e foi um “sucesso”.
Faustão foi internado em 05 de agosto por insuficiência cardíaca e passou 7 dias na fila de espera administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.
De acordo com o Ministério da Saúde, o apresentador é o 14º paciente contemplado pelo procedimento de doação de coração no país desde 19 de agosto. Somente em São Paulo, onde Faustão está internado, foram 8 cirurgias.
Durante o 1º semestre de 2023, foram realizados 206 transplantes de coração no Brasil, representando um aumento de 16% em relação ao último ano. Os números constam no painel do SUS (Sistema Único de Saúde).
Fonte: Polêmica Paraíba com poder 360 - Publicado por: Suedna Lira
Nenhum comentário:
Postar um comentário