FORRÓ RAIZ: Luiz do Acordeon, Quentura do Forró, Forró Precateado e Os Fulanos são as atrações do Festival São João na Rede, realizado nesta terça-feira, 13, em Juru (PB)
Programado para percorrer doze cidades da Paraíba, uma por Regional de Cultura, o Festival São João na Rede chega a Juru, no Sertão do estado, nesta terça-feira, 13 de junho. O Governo do Estado é o principal apoiador do evento, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB).
Juru, aliás, é a única cidade da região que foi contempalada com o Festival São João na Rede.
Veja a programação:
19h – Abertura - apresentação do projeto, exibição de vídeo institucional e fala de autoridades
19h30 – Entrega de certificados a mestres e mestras da cultura: João Pedro dos Santos/Mestre Seu Joãozinho; Luiz Florentino da Silva/Mestre Luiz Florentino
20h – Luiz do Acordeon
21h30 – Quentura do Forró
23h – Forró Precateado
0h30 – Os Fulano
Organizado e produzido pela Associação Cultural Balaio Nordeste, o Festival terá este ano trios de forró, quadrilhas juninas e grupos de expressões da cultura popular. Em cada cidade, serão homenageados mestres das artes e cultura locais.
O evento faz parte da programação do Ciclo Junino, no qual a gestão estadual investe R$ 18,7 milhões com ações artístico-culturais, turismo, segurança, saúde e divulgação.
A abertura ocorreu na noite da última quarta-feira (07), na cidade de Rio Tinto. O ‘Caminhão do Forró’ – estrutura montada em cima do veículo adaptado com palco, iluminação e sonorização – vai percorrer 12 cidades, até o dia 18 de junho, quando se encerra a programação, na cidade de Passagem.
O início
O Festival São João na Rede nasceu em 2020, primeiro ano da pandemia do coronavírus, como uma ação organizada em todo o Brasil pelo Fórum Nacional de Forró de Raiz, com o objetivo de gerar trabalho e renda para o período junino daquele ano, quando foram suspensos todos os eventos presenciais.
Com mais de 200 artistas de 14 estados, a primeira edição já era o maior evento on-line de forró no país. Foram 14 dias de programação com conteúdo produzido por músicos, contadores de histórias, professores de dança e música, mestres da cultura nordestina, poetas e palestrantes, além de documentários e clipes.
No ano seguinte, o festival se manteve on-line, também com patrocínio do Governo da Paraíba. Em 2022, o apoio foi mantido, mas o evento aconteceu em versão híbrida, com shows na praça pública, transmitidos pela web (canal do Balaio Nordeste no YouTube).
Blog JURU EM DESTAQUE com paraiba.pb.gov.br - https://paraiba.pb.gov.br › diretas › secretaria-da-cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário