quarta-feira, 10 de maio de 2023

Insegurança no Centro da capital da Paraíba

Comerciantes e moradores pedem ‘ressurreição’ do Centro da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba

Preocupados com a diminuição na circulação de possíveis clientes no Centro de João Pessoa, comerciantes estão cobrando ações da Prefeitura e do Governo do Estado ações para evitar que mais negócios fechem na região. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa, Nivaldo Vilar, já são cerca de 200 lojas fechadas com perda de mil empregos.

Ontem, 09, a CDL-PB se reuniu com o prefeito Cícero Lucena e participou de uma audiência na Câmara Municipal para discutir o assunto. Nivaldo Vilar afirma que a insegurança é o que tem tirado o sossego de quem mantém ainda comércio do Centro. Para resolver o problema, ele pede maior presença da Guarda Municipal e das Polícias Civil e Militar para evitar a ação de criminosos.

“São arrombamentos, furtos, assaltos. Constantemente sempre tem algum lojista que está sofrendo algum ataque. Hoje mesmo a sede da CDL-JP teve os aparelhos de ar condicionado furtados”, disse em entrevista ao programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra e na Rede Mais Rádio.

Além de ações de segurança para afugentar os criminosos, os lojistas pedem algo para atrair mais gente para as ruas do Centro. Entre cobranças estão: estacionamentos disponíveis, melhorias do transporte coletivo, isenção de IPTU e ISS para as empresas que se instalarem no Centro Histórico e o retorno de repartições públicas que foram desativadas na parte mais antiga da Capital.

O prefeito Cícero Lucena (Progressistas)  reconhece que o Centro passa por um processo de degradação e defende um “tratamento de choque” para reverter à situação. O gestor garante que muitos órgãos da Prefeitura e do Governo estão voltando para o Centro como o Gabinete de Despacho do Governo que funcionará na antiga sede do 1º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal que se instalará na ex-sede do Paço Municipal entre outras ações.

“Há um esforço muito grande do governo do Estado e da Prefeitura fazendo isso mas não será suficiente se não houver a participação dos comerciantes e dos proprietários para que junto possamos encontrar alternativas”, destacou.

Em nota encaminhada à reportagem, o 1º Batalhão da Polícia Militar informou que tem desdobrado ações para garantir segurança.

“O Comando do 1º Batalhão informa que as rondas têm sido reforçadas na área central da cidade e que o policiamento tem ocupado pontos estratégicos para prevenir crimes. Uma ação ampla, com vários órgãos, está sendo feita para tratar de problemas sociais e estruturais que a região vem apresentando”, diz o texto.

Roberto Targino – MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário