quinta-feira, 13 de abril de 2023

Violência de aluno contra professor em escola de São Paulo

Estudante intimida e tenta derrubar professor de cadeira dentro de sala de aula, em escola no interior de São Paulo; VEJA VÍDEO

Para a dirigente regional de ensino de Assis, o caso é um "reflexo do comportamento da sociedade"

Um professor de Biologia foi intimidado por um aluno dentro da sala de aula na Escola Estadual Carlos Alberto de Oliveira, em Assis, no interior de São Paulo. O caso ocorreu na última segunda-feira, 10. Um vídeo que circula nas redes sociais (veja abaixo) mostra quando o estudante desrespeita o educador e tenta derrubá-lo de sua cadeira. 

As imagens foram registradas pelos próprios colegas de classe do estudante e viralizaram nas redes sociais. No vídeo, é possível ver o aluno gesticulando e apontando o dedo ao professor.

Em seguida, o adolescente tenta derrubar o docente da cadeira e pouco depois joga a mesa ao chão. Enquanto o estudante intimida o educador, alguns colegas de classe dão risadas sobre a situação. 

Publicidade

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo afirma repudiar todo e qualquer ato de violência dentro ou fora das escolas.

Segundo a pasta, a equipe gestora tomou todas as providências quando o caso ocorreu, acionando e orientando os responsáveis do aluno. A unidade realizou ações educativas sobre o assunto com os estudantes, professores, equipe gestora e o CONVIVA SP - Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar. As aulas continuam normalmente.

A Seduc ressalta que as escolas da rede estadual estão atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar os conflitos identificados. Periodicamente, a equipe Conviva – promove encontros formativos junto aos COE (Coordenador de Organização Escolar) cujas pautas são voltadas à promoção da cultura da paz, à valorização da vida e à mediação de conflitos.

Aluno intimida e tenta derrubar professor de cadeira dentro de sala de aula em SP
Aluno intimida e tenta derrubar professor de cadeira dentro de sala de aula em São Paulo - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Incidência de casos de violência

Em nota, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo  (APEOESP) informou que, uma pesquisa que realizou em parceria com o Instituto Locomotiva, comprova o agravamento da incidência de casos de violência e o clima de insegurança nas escolas estaduais no pós-pandemia.

"O Sindicato dos Professores tem cobrado da Secretaria da Educação medidas efetivas para a prevenção da violência nas unidades escolares, como a agressão na Escola Estadual Carlos Alberto de Oliveira, em Assis", informou ao Terra.

Entre as medidas preventivas defendidas pela APEOESP estão:

• Contratação de psicólogos em todas as escolas;

• Professores mediadores;

• Melhoria na estrutura unidades;

• Diálogo em torno de uma política pública para enfrentar o problema;

• Gestão democrática;

• Valorização dos profissionais da Educação;

• Contratação de funcionários por concurso;

• Fim da superlotação de classes, com limite de 25 estudantes em cada sala de aula. 

Segundo a APEOESP, foi apresentado também mais um conjunto de medidas, que se diferencia da presença de policiais dentro das unidades escolares, medida com a qual o sindicato afirma não concordar.

ASSISTA:

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário